[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Torre de Hanói: Almofadas


Atividade: 9678 - Torre de Hanói: Almofadas
Descrição: Será que você conseguirá guardar as almofadas no armário?
Tradicional jogo da Torre de Hanói, só que em vez de discos são almofadas.
A Torre de Hanói é um 'quebra-cabeça' que consiste em uma base contendo vários pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo.

História do surgimento do jogo Torre de Hanói:
A torre de Hanói, também conhecida por torre de bramanismo ou quebra-cabeças do fim do mundo, foi inventada e vendida como brinquedo, no ano de 1883, pelo matemático francês Edouard Lucas. Segundo ele, o jogo que era popular na China e no Japão veio do Vietnã. O matemático foi inspirado por uma lenda Hindu, a qual falava de um templo em Benares, cidade Santa da Índia, onde existia uma torre sagrada do bramanismo, cuja função era melhorar a disciplina mental dos jovens monges. De acordo com a lenda, no grande templo de Benares, debaixo da cúpula que marca o centro do mundo, há uma placa de bronze sobre a qual estão fixadas três hastes de diamante. Em uma dessas hastes, o deus Brama, no momento da criação do mundo, colocou 64 discos de ouro puro, de forma que o disco maior ficasse sobre a placa de bronze e os outros decrescendo até chegar ao topo. A atribuição que os monges receberam foi de transferir a torre formada pelos discos, de uma haste para outra, usando a terceira como auxiliar com as restrições de movimentar um disco por vez e de nunca colocar um disco maior sobre um menor. Os monges deveriam trabalhar com eficiência noite e dia e, quando terminassem o trabalho, o templo seria transformado em pó e o mundo acabaria. O desaparecimento do mundo pode ser discutido mas não há dúvida quanto ao desmoronamento do templo.
Se realmente isso fosse ocorrer, seriam necessários 264-1 movimentos. Em quanto tempo, então, o mundo acabaria? Se supusermos que cada um desses movimentos dura 1 segundo, então o mundo acabaria depois de = 18.446.744.073.709.551.615 segundos, ou seja, aproximadamente 585 bilhões de anos! Como já se passaram perto de 6 bilhões de anos desde o início do universo, ainda nos resta um tempinho de aproximadamente 580 bilhões de anos pra curtir o planeta, desde que cuidemos dele!
Acessos: 10784
Fonte:

Raciocínio - 1070 atividades encontradas