[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Entenda 16 diferentes distúrbios do sono

Clique na imagem abaixo para acessar a atividade


Atividade: 8645 - Entenda 16 diferentes distúrbios do sono
Descrição: Dormir é essencial para o ser humano. Todos aqueles que já experimentaram uma noite mal dormida sabem que a falta de sono adequado leva a diversos incômodos, como irritação, sensação de areia nos olhos, dores de cabeça, cansaço, entre outros. E há pessoas que passam por este problema com frequência, tendo sua qualidade de vida totalmente afetada.
Segundo a neurologista do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Anna Karla Alves Smith, “o sono não é só um desligar”. Enquanto dormimos, nosso corpo continua trabalhando, embora o cérebro e o corpo descansem, há o processamento da memória e de alguns hormônios, como o do crescimento. “É por isso que é tão importante para as crianças dormirem”, disse a médica.
A necessidade de sono também é individualizada e ele passa por estágios, sendo que o sono REM (sigla para Rapid Eye Movement ou movimentos rápidos dos olhos) representa o estágio mais profundo do sono, no qual sonhamos. Muitas pessoas passam a ter problemas para dormir quando trocam de emprego e precisam trabalhar no período noturno. Anna Karla explicou que isso acontece porque temos ritmos que são aprendidos desde quando somos bebês. “Demora tanto para aprendermos um ritmo biológico, como o sono, por exemplo, que forçar o contrário acaba bagunçando todo o organismo”, disse.
Dalva Poyaris, neurologista do Instituto do Sono, contou que as queixas relacionadas ao sono são muito frequentes e afetam pessoas de ambos os sexos e em idades variadas, sendo que alguns são mais comuns na infância e, outros, até na velhice. “Sabemos que quem dorme menos de cinco horas por noite, vive menos. Daí a importância do sono”, disse. Independentemente de qual seja o problema, há tratamento e não é preciso sofrer ou brigar com a cama. Conheça a seguir alguns dos distúrbios do sono e entenda o problema.
Acessos: 10681
Fonte: http://www.terra.com.br

saúde - 655 atividades encontradas