Museu de História e Arte de Chapecó (MHAC)

O MHAC foi pensado com o intuito de preservar a memória da história e da arte de Chapecó, além de fomentar o estudo e a pesquisa sobre o assunto no município e na região. O museu abriga dois acervos distintos, um de obras de arte e outro de cunho histórico, incluindo documentos e fontes primárias indispensáveis ao desenvolvimento de estudos e projetos de pesquisa.
Além da visitação, o museu vai organizar monitorias e dispor de espaços de educação patrimonial, sala de atividades lúdicas e temáticas e programas especiais de atendimento ao visitante. Segundo a Diretora-Presidente da Fundação Cultural, Roselaine Vinhas, O MHAC terá o compromisso de manter o legado histórico do Juiz de Direito Antônio Selistre de Campos, já que abrigará objetos e documentos etnográficos e arqueológicos reunidos e deixados por ele. “Também será um importante ponto de visitação turística da nossa comunidade e de pessoas que vem até Chapecó para nos conhecer e visitar???, salienta.
De acordo com o Gerente de Patrimônio Histórico e Memória da FCC, Jovani Santos, poucas cidades possuem um acervo eclético como o de Chapecó. No entanto, o município ainda não dispunha de um ambiente adequado para expor e conservar as obras, objetos, documentos e fotografias que marcam e regatam a história e a cultura da cidade. “Depois de várias consultas constatamos que o antigo prédio da Prefeitura, recentemente tombado como patrimônio histórico, mostrou ser o local adequado, tanto em termos de acessibilidade, como para abrigar as obras???, destacou.
O museu é aberto à visitação das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h. As escolas interessadas podem agendar horário na Fundação Cultural pelo telefone 3319-1010.
CATEDRAL SANTO ANTÔNIO

Inaugurada em 08/12/1956, durante as comemorações de 25 anos da Paróquia de Chapecó, a atual Catedral Santo Antônio foi a segunda igreja construída no município, já que a primeira foi destruída em um incêndio. Com mais de 2,5 mil m² de área construída, a igreja é símbolo turístico, histórico e artístico do município. O templo foi projetado pelo arquiteto paulista Cristiano Betamin, o mesmo que projetou a Basílica de Aparecida, em São Paulo.
Localizada no centro da cidade, possui 02 torres com 40 metros de altura. Vista do alto a Catedral possui formato de cruz. Atrás da Catedral há uma gruta em pedra com imagens de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora das Graças, onde diariamente inúmeras pessoas fazem orações.
MONUMENTO "O DESBRAVADOR"

O monumento Desbravador está localizado no centro da cidade de Chapecó/SC, foi inaugurada em agosto de 1981 com o objetivo de homenagear os primeiros colonizadores que desbravaram e construíram a cidade. A figura é de um gaúcho que na mão direita segura um machado no qual simboliza o trabalho e na mão esquerda um louro, simbolizando a vitória. Na base do monumento de 14 metros de altura, encontra-se o memorial Paulo de Siqueira com mostra de algumas das inúmeras obras do artista plástico, pintor, escultor, paisagista e ceramista Paulo Batista de Siqueira, idealizador do monumento.
CENTRO DE CULTURA E EVENTOS - Plínio Arlindo de Nes

Com localização privilegiada, o Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, com área de 12.920m², pode realizar diferentes eventos simultaneamente com conforto e segurança ao público. Além de quatro auditórios, conta com salão de convenções para 2.000 pessoas, cafeteria, estacionamento e teatro com capacidade para 1.000 pessoas. Essa estrutura proporciona ao público visitante lazer, entretenimento, cultura e bons negócios.
Outras informações: 49 3319-1000
|