[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Morada sustentável e econômica

Casa de 46 m, econmica e sustentvel

Ela feita com madeira certificada, tem farta ventilao e iluminao natural, energia gerada pelo sol, captao da gua da chuva e piso drenante.

Clique na imagem para amplicar


A indstria e a universidade se juntaram para colocar de p o projeto piloto de uma moradia popular que prima pela planta bem distribuda, pelo uso de materiais amigos do meio ambiente e pelo conforto trmico obtido com recursos to simples quanto a ventilao natural. O segredo do sucesso comea pelo sistema construtivo, a alvenaria estrutural com blocos de concreto, que dispensa vigas e economiza nos acabamentos.

A casa de 46 m foi planejada para ficar pronta em cerca de 60 dias, ao preo de R$ 1 000 o m. Para incluir tecnologias sustentveis, o comprador paga parte. A planta bsica pode anexar facilmente a construo de uma sute com closet: basta substituir a janela por uma porta para conectar os mdulos, que assim somam 64 m. A casa nasceu dentro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fruto de um projeto desenvolvido pelos professores Oswaldo Luiz de Souza e Alice de Barros Horizonte Brasileira, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Foi aprimorada em parceria com a Associao Brasileira de Cimento Portland e com a empresa cimenteira Holcim. Para que o projeto piloto saia do papel e ganhe os canteiros de obra, preciso envolver os comerciantes do setor de construo: a idia que em revendas parceiras do programa os interessados adquiram o projeto e os materiais e contratem a mo de obra.

Atividade: 8284 - Morada sustentável e econômica
Descrição: Conheça a casa feita com madeira certificada, que tem iluminação natural farta, energia gerada pelo sol, captação de água da chuva e, o melhor de tudo, pode ser construída sem estourar o seu orçamento
Acessos: 10696
Fonte: http://casa.abril.com.br

Meio Ambiente - 771 atividades encontradas