[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Ciclo do papel


Atividade: 8240 - Ciclo do papel
Descrição: Conheça o ciclo do papel.

O papel é feito a partir de fibras de celulose encontradas em madeiras de árvores como o eucalipto e o pinus. Para obtenção de pasta de celulose, a madeira é descascada e cortada em pequenos pedaços em um picador. Depois, os pedaços de madeira são misturados com água e soda cáustica em grandes tanques e cozidos para a separação da pasta de celulose. O eucalipto tem fibras de celulose mais curtas e isso fornece um papel de superfície bem lisa, usado principalmente para escrever e para fotocópias. O pinus possui fibras de celulose mais longas e por isso é usado para fazer papel de caixas e embalagens que precisam de maior resistência.

As árvores utilizadas para fabricar papel são plantadas pelo homem e, portanto, são um recurso renovável de matéria-prima. Para a fabricação de papel reciclado, os diversos tipos de papéis usados recebem o nome de aparas. São coletados pela Coleta Seletiva e levados para a Central de Triagem. Na Central de Triagem, as aparas são separadas dos demais materiais de embalagem e amarradas em fardos. Os fardos são vendidos para as fábricas de reciclagem de papel. As aparas são classificadas de acordo com o tipo de papel e quantidade de sujeira que elas contêm. Quanto mais limpa e selecionada for a apara, mais valiosa é, e melhor será o papel obtido de sua reciclagem.

Na fábrica de papel reciclado, as aparas são misturadas com água em um grande liquidificador chamado hidrapulper. A massa obtida segue para o setor de limpeza onde são retirados materiais como metais, plásticos e areia. A pasta de celulose resultante vai para a máquina de fazer papel para a retirada da água, prensagem e secagem, formando, finalmente, a folha de papel reciclado, que pode ser utilizada em caixas de papelão, tubos e outros materiais.

Acessos: 10607
Fonte: http://www.culturaambientalnasescolas.com.br

Meio Ambiente - 771 atividades encontradas