[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Levantamento de peso
















Histria

O levantamento de peso surgiu l atrs como uma maneira simples de determinar quem era o mais forte. Mas a modalidade que se tornaria olmpica tambm tinha outros propsitos. Em 1.100 a.C., por exemplo, os chineses utilizavam o levantamento de peso como maneira de selecionar novos soldados para o Exrcito. Levantar diversos pesos era um pr-requisito para ser aceito.

Embora no tenha entrado como esporte nos Jogos da Grcia Antiga, o levantamento de peso j era praticado poca, principalmente como forma de preparao para outras modalidades. A primeira escola de levantamento de peso, no entanto, s surgiu no sculo 19, na ustria. Antes disso, a prtica se tornara popular como apresentao de circo na Europa e nos Estados Unidos.

Em 1887, h registros de concursos de levantamento de peso disputados na ustria. Comearam a surgir federaes as primeiras na Frana e na Rssia , e o esporte foi tomando forma. Em 1891, por exemplo, foi disputado o primeiro Campeonato Mundial de levantamento de peso, com a participao de sete atletas de seis pases diferentes.

O levantamento de peso entrou no programa olmpico desde o incio da era moderna. Em Atenas-1896, a disputa ainda no era dividida entre categorias de peso. Isso ocorreu pela primeira vez nos Jogos da Anturpia-1920. As mulheres s comearam a competir nas Olimpadas de Sydney-2000.

Curiosidades

Decises controversas
O levantamento de peso tem alguns casos de medalhas definidas por detalhes, no mnimo, inusitados. Na primeira edio dos Jogos, em Atenas-1896, por exemplo, o dinamarqus Viggo Jensen levou a medalha de ouro para casa graas a um detalhe intrigante. Empatado com o britnico Launceston Elliot na deciso ambos levantaram 111,5kg , Jensen foi escolhido como vencedor por ter, de acordo com os juzes, um estilo de levantar melhor que seu oponente. A vingana de Elliot veio na prova de levantamento com uma mo. O britnico no deixou dvidas ao levantar 71kg, contra 57kg do dinamarqus, que levou a prata.

Nos Jogos da Anturpia-1920, a primeira edio a contar com diviso por categorias de peso, o italiano Pietro Bianchi faturou a medalha de prata na categoria mdio mesmo tendo ficado empatado com o sueco Albert Pettersson, com um total de 235kg levantados. O que decidiu o segundo lugar naquela ocasio foi um sorteio, que favoreceu o italiano.

Cabelo que vale ouro
As Olimpadas de Melbourne-1956 reservaram muitas emoes para o levantador de peso norte-americano Charles Vinci. Competidor da categoria galo, Vinci quase ficou de fora da competio por problemas de peso. Faltando pouco mais de uma hora para a pesagem oficial, o norte-americano estava 680 gramas acima do limite da categoria galo. Depois de uma hora de corrida, Vinci voltou balana com 212 gramas de excesso.

Prestes a ficar de fora da disputa, Charles Vinci teve uma ltima ideia: cortar completamente o cabelo. E deu certo. Dentro do limite de peso da categoria, o atleta dos Estados Unidos no s participou da prova como ficou em primeiro lugar. Alm da medalha de ouro, Vinci ainda quebrou o recorde mundial da poca, levantando um total de 342,5kg.




Esportes apresentam os atletas mais fortes do mundo nas disputas olmpicas e paraolmpicas, com domnio sovitico e chins, respectivamente, no quadro de medalhas

Rio 2016 apresenta histrico e regras do levantamento de peso e do halterofilismo

Esportes apresentam os atletas mais fortes do mundo nas disputas olmpicas e paraolmpicas, com domnio sovitico e chins, respectivamente, no quadro de medalhas

As disputas de levantamento de peso so realizadas no mundo desde a Antiguidade, quando eram populares no Egito e na Grcia, mas s se consolidaram como prtica esportiva a partir do sculo XIX, especialmente na Europa. A modalidade estreou nos Jogos Olmpicos apenas com disputas masculinas, nos primeiros Jogos da Era Moderna, em 1896, na Grcia, como parte do programa da ginstica, e se tornou permanente a partir de Anturpia-1920. J as primeiras disputas envolvendo mulheres ocorreram 80 anos depois, em Sydney-2000.

Getty Images/Al Belo
Getty Images/Al Belo # O grego Pyrros Dimas  tricampeo olmpico no levantamento de peso
O grego Pyrros Dimas tricampeo olmpico no levantamento de peso

A prova de levantamento de peso dividida em duas aes: arranco (ou arranque) e arremesso. Na primeira, os competidores devem erguer, em um nico movimento, uma barra de ao com peso do solo at acima da cabea e sustent-la por at dois segundos. No arremesso, o movimento dividido: primeiro, o atleta leva a barra do solo at a altura dos ombros e, depois, posiciona a mesma acima da cabea, mantendo braos e pernas estendidos. Aps trs tentativas, as cargas mximas de peso levantadas pelos atletas em seu melhor desempenho em cada uma das aes so somadas, determinando o vencedor.

Extinta em 1991, a Unio Sovitica ainda detm a hegemonia das medalhas no quadro olmpico do levantamento de peso, com 38 ouros, 21 pratas e dois bronzes. A China a principal ameaa soberania sovitica, com 29 ouros, 17 pratas e oito bronzes. Os Estados Unidos acumulam 17 ouros, 16 pratas e 11 bronzes.

O recordista individual de medalhas o grego Pyrros Dimas, que ganhou o ouro em Barcelona-1992, Atlanta-1996 e Sydney-2000, alm do bronze em Atenas-2004.

Halterofilismo, a disputa paraolmpica

Getty Images/Jamie McDonald
Getty Images/Jamie McDonald # Dono de quatro medalhas nos Jogos Paraolmpicos, Jian Wang contribui para o domnio da China no halterofilismo
Dono de quatro medalhas nos Jogos Paraolmpicos, Jian Wang contribui para o domnio da China no halterofilismo

A verso paraolmpica das disputas de fora o halterofilismo. Disputada por atletas com diferentes tipos de deficincia - desde a amputao dos membros inferiores at paralisia cerebral -, a prova realizada com o atleta deitado em um banco, sobre o qual o competidor deve retirar a barra com pesos do suporte, flexionar os braos at que ela chegue altura do peito e retorn-la posio original. Trs tentativas so permitidas e o melhor resultado contabilizado.

Presente nos Jogos Paraolmpicos desde Tquio, em 1964, o halterofilismo v a China disputar a hegemonia do quadro de medalhas com os pases africanos. Os asiticos lideram com 24 ouros, 15 pratas e 18 bronzes, seguidos pelo Egito, com 19 ouros, 23 pratas e 16 bronzes, e pela Nigria, que soma 15 ouros, 13 pratas e 10 bronzes.

A chinesa Taoying Fu, com ouros nas quatro ltimas edies dos Jogos Paraolmpicos, a atleta que mais vezes subiu ao pdio no esporte, ao lado do egpcio Gomma Ahmed, que soma trs ouros e uma prata, e do chins Jian Wang, que contabiliza um ouro, uma prata e dois bronzes.

Fonte: Rio 2016


Atividade: 7669 - Levantamento de peso
Descrição: Conheça esse esporte que é para os fortes.
Acessos: 14537
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas