[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Hóquei sobre a grama













Histria

A ideia de correr atrs de uma bola com um taco na mo no nada recente. H indcios de que egpcios e etopes faziam isso h milnios. O mesmo vale para gregos, romanos e astecas mais tarde. No entanto, a atividade s comeou a se tornar o que conhecemos por hquei sobre grama em meados do sculo 18, na Inglaterra.

Aps a formao dos primeiros clubes da modalidade, em 1875 surgiram as primeiras regras. S em 1890 as universidades de Oxford e Cambridge disputaram aquele que considerado o primeiro jogo internacional de hquei sobre grama.

CBHGEm 1886, o hquei sofreu uma mudana de regra fundamental para o desenvolvimento da modalidade. Naquele ano foi criada a rea de arremesso striking circle, em ingls. Esse semicrculo com distncia mxima de 14,63m da linha de fundo demarca a rea em que permitido fazer os gols. Sem poder finalizar de qualquer lugar do campo, o jogo passou a evoluir ttica e tecnicamente, j que os atletas eram obrigados a trocar mais passes para arremessar a bola para o gol.

Outro ponto importante da histria do hquei sobre grama foi a chegada do esporte ndia e ao Paquisto. Levada pelos britnicos, a modalidade rapidamente ganhou importncia nos dois pases e rendeu muitos frutos. Das 12 medalhas olmpicas conquistadas pelo Paquisto em sua histria, dez vieram no hquei sobre grama, sendo quatro delas de ouro. A ndia tem um retrospecto maior de medalhas e uma histria especialmente vitoriosa no hquei, com nove medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

A estreia do hquei sobre grama nas Olimpadas ocorreu em Londres-1908. De l pra c, apenas os Jogos de Estocolmo-1912 e de Paris-1924 no contaram com a modalidade. At Montreal-1976, o hquei sobre grama s foi disputado na categoria masculina. As mulheres comearam a brigar por medalhas em Moscou-1980.

Curiosidades

A imbatvel ndia
Depois de adotar o hquei sobre a grama, levado sia pelos ingleses, a ndia montou uma verdadeira dinastia olmpica na modalidade. Os indianos so os maiores vencedores do esporte, com nove medalhas de ouro conquistadas. Grande parte desse sucesso foi construdo entre os Jogos de Amsterd-1928 e de Roma-1960.

Nessas sete edies das Olimpadas, a Seleo Indiana conquistou uma sequncia impressionante de 30 vitrias e seis medalhas de ouro. Os maiores campees do hquei sobre grama fizeram 197 gols nos adversrios e sofreram apenas oito. Entre as vitrias, destaque para as goleadas por 24 a 1 sobre os Estados Unidos, em Los Angeles-1932, e por 16 a 0, novamente contra os norte-americanos, em Melbourne-1956.

O responsvel por encerrar a invencibilidade foi o Paquisto. A final olmpica em Roma-1960, vencida pelos paquistaneses por 1 a 0, at hoje considerada uma tragdia na ndia, que se preparou ainda mais para retomar o ouro olmpico quatro anos mais tarde, em Tquio-1964.

O apito e as prorrogaes
As Olimpadas de Roma-1960 tiveram dois episdios marcantes na disputa do hquei sobre grama. O primeiro deles foi na partida entre Blgica e Frana. Em um jogo disputado, belgas e franceses empatavam sem gols. Em um dos ataques da Frana, um policial que estava do lado de fora do estdio, muito prximo ao campo, apitou. Os belgas, achando que tinha sido o rbitro da partida, pararam de jogar. Na sequncia do lance, a Frana marcou o gol, para desespero da Seleo da Blgica. A partida terminou em 1 a 0.

Na disputa do quinto lugar em Roma, Gr Bretanha e Qunia fizeram uma partida eterna. Um jogo normal de hquei na grama composto por dois tempos de 35 minutos. Ou seja, termina em 70 minutos. Mas o empate entre britnicos e quenianos persistiu por nada menos do que seis prorrogaes. Foram necessrios 127 minutos para que os britnicos desempatassem a partida e vencessem por 2 a 1.


Atividade: 7667 - Hóquei sobre a grama
Descrição: Conheça esse esporte que exige velocidade, precisão e resistência.
Acessos: 14051
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas