[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Handebol






Foto: Gabriel Inamine/PhotoeGrafia

Histria

Embora tenha se tornado um esporte oficialmente apenas em 1920, o handebol deriva de diversas modalidades em variadas pocas. H registros de prticas parecidas com o handebol na Grcia Antiga, em Roma e at mesmo na Idade Mdia. Mais recentemente, no incio do sculo passado, os dinamarqueses praticavam o haaddbold, os tchecos jogavam o hazena, os urugaios tinham o salon e os irlandeses, uma modalidade igualmente parecida com o que o handebol hoje.

Mas todos os esportes citados so apenas referncias, j que a maior influncia para a criao do handebol foi o raftball, modalidade criada pelo professor de ginstica alemo Max Heiser, com grande influncia de outro esporte alemo: o torball. Ou seja, difcil precisar de onde veio o handebol que conhecemos hoje. At mesmo o basquete e o futebol so citados como referncias.

Com as regras oficializadas pela Federao Alem de Ginstica, o esporte comeou a ser praticado nos campos de futebol, com 11 jogadores para cada lado. Isso comeou a mudar em 1920, quando um decreto do diretor da Escola Alem de Educao Fsica oficializou a modalidade. Foram os suecos, em 1924, que comearam a disputar as partidas em ginsios, por causa do frio, e com sete jogadores de cada lado.

Mas o handebol indoor demorou para pegar. A tradio eram as disputas nos gramados. Assim, o handebol como conhecemos atualmente s foi estrear no Mundial da modalidade em 1938, na Alemanha. Depois da Segunda Grande Guerra, j com a Federao Internacional de Handebol (FIHA, em ingls) criada, o handebol de salo teve seu Campeonato Mundial realizado em 1954, entre os homens, e em 1957, entre as mulheres. A partir dali, a modalidade de campo foi sendo esquecida e acabou excluda dos mundiais em 1966.

A primeira apario do handebol nas Olimpadas ocorreu em Berlim-1936. Com o favoritismo nas mos, os alemes levaram a medalha de ouro aps campanha espetacular. Entre as vitrias no campeonato, os donos da casa venceram os Estados Unidos por 29 a 1 e a Hungria duas vezes por 22 a 0. Na final, a ustria vendeu caro a derrota, mas no impediu o ttulo alemo aps o 8 a 6 no placar.

Nas ltimas duas edies dos Jogos, a Frana, no masculino, e a Noruega, no feminino, dominaram o pdio. Os franceses e as norueguesas conquistaram a medalha de ouro tanto em Pequim-2008 quanto em Londres-2012.

Curiosidades


Zebra sul-coreana

O apoio da torcida um fator polmico no esporte. Alguns dizem que faz toda a diferena, que influencia no desempenho dentro de quadra, enquanto existem atletas que juram no se importar. Nas Olimpadas de Seul-1988, a equipe feminina de handebol da Coreia do Sul certamente se beneficiou de disputar a competio dentro de casa para protagonizar uma enorme zebra na competio.

A Seleo Sul-Coreana se isolou e se preparou intensamente para a competio, mas os resultados at ento no eram nada animadores. No Mundial de 1986, a equipe empatou uma partida e perdeu quatro vezes, ficando com a modesta 11 posio. Por isso, quando a Coreia se classificou em primeiro lugar no Grupo A, vencendo a Tchecoslovquia e os Estados Unidos e perdendo apenas para a Iugoslvia, a surpresa j foi geral.

No quadrangular final, que decidiu as medalhas, as sul-coreanas completaram a misso impossvel. Com duas vitrias apertadssimas sobre a Noruega (23 a 20) e sobre a Unio Sovitica (21 a 19), com o apoio em massa da torcida, elas surpreenderam o mundo e conquistaram a medalha de ouro diante da apaixonada torcida. Quatro anos depois, em Barcelona, as sul-coreanas ainda repetiram a dose, faturando mais uma vez o ouro.


Atividade: 7665 - Handebol
Descrição: Conheça um pouco desse esporte olímpico. Competição, velocidade e metas são as características básicas deste esporte. Se habilita?
Acessos: 10186
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas