[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Atletismo










Histria

Para o ser humano, aprender a caminhar e, posteriormente, a correr e a saltar so manifestaes to naturais quanto aprender a falar, a gesticular ou a manifestar sentimentos. Nesse sentido, natural que o atletismo, com suas provas de corrida, saltos e arremessos, seja a manifestao esportiva mais antiga do mundo.

Embora os primeiros registros de competies organizadas datem de 776 a.C., quando os gregos passaram a se reunir para disputar os Jogos Olmpicos, h indcios de que provas de atletismo j eram realizadas entre os egpcios e outras civilizaes da sia antes das Olimpadas gregas.

CBAtNos Jogos Olmpicos da Grcia Antiga, o stadium se converteu na primeira disputa oficial. A prova consistia em uma corrida de aproximadamente 192 metros. Em 776 a.C., foi vencida por Coroebus, que, assim, imortalizou seu nome como o primeiro campeo olmpico da histria.

Com a invaso dos romanos Grcia, em 456 a.C., a disputa dos Jogos Olmpicos perdeu fora gradualmente at chegar a um ponto em que a competio era vista como meras disputas de combates. Assim, em 393 a.C., ocorreu a ltima edio das Olimpadas da antiguidade, aps 293 edies.

O moderno formato do atletismo, com provas que englobavam uma variedade de provas de corrida, saltos, arremessos e eventos combinados, voltou a ganhar fora no fim do sculo 19, quando escolas e academias militares passaram a incorporar esportes e exerccios como parte dos programas educacionais. Essa prtica levou organizao de competies, que remontam a 1840, em Shropshire, na Inglaterra, a primeira de que se tem notcia no sculo 19. Na dcada de 1880, competies passaram a ser disputadas nos Estados Unidos, na Inglaterra e nos demais pases da Europa, bem como em vrias outras naes desenvolvidas.

Em 1896, com a disputa da primeira edio dos Jogos Olmpicos da Era Moderna, o atletismo ganhou fora e sua prtica difundiu-se em todo o mundo nas dcadas seguintes, sendo reforada a partir de 1912, com a fundao da Federao Internacional de Atletismo (IAAF).

Curiosidades

Falcatrua na maratona
A prova da maratona nas Olimpadas de St. Louis, nos Estados Unidos, em 1904, ficou marcada como um dos momentos mais bizarros da histria dos Jogos. Aps 3h13min de prova, o norte-americano Frederick Lorz foi o primeiro a entrar no Estdio Olmpico, sendo ovacionado pela torcida. Consagrado, Lorz havia tirado fotos com a filha do presidente dos Estados Unidos, Alice Roosevelt, e estava a caminho de receber sua medalha de ouro quando a chocante verdade veio tona: ele no havia completado todo o percurso correndo. Lorz havia passado mal na altura do quilmetro 15 e foi socorrido e levado de carro pela maior parte do percurso. Ento, sentindo-se melhor nas proximidades do Estdio Olmpico, desceu do carro e completou a prova correndo, praticamente seco e sem poeira nos ps. Lorz declarou que tudo no passava de uma piada, mas acabou banido do esporte. Entretanto, recuperou o direito de voltar a competir e j no ano seguinte venceu, desta vez de forma honesta, a Maratona de Boston. O norte-americano Thomas Hicks, que cruzou a linha de chegada aps 3h28min de prova em condies fsicas deplorveis, prximo de um colapso, foi declarado vencedor da maratona nas Olimpadas de St. Louis.

O pelado venceu
No distante 720 a. C., durante a prova de corrida da 15 edio dos Jogos Olmpicos da Grcia Antiga, Orsippus de Megara venceu a disputa cruzando a linha de chegada completamente nu. O hbito de correr sem roupas se tornou comum entre os gregos, e muitos historiadores consideram que Orsippus tenha inaugurado a prtica. Antes dele, os corredores competiam vestidos com tnicas. Acredita-se que Orsippus, tendo percebido que, sem roupa, ficaria com os movimentos mais soltos, despiu-se durante a prova e viu sua teoria ser comprovada, j que venceu com facilidade.







ATLETISMO - PARAOLMPICO

Histria

O atletismo faz parte do programa dos Jogos Paraolmpicos desde a primeira edio, em Roma-1960. Mas foi apenas em 1984 que o Brasil conquistou as primeiras medalhas na modalidade, em Nova Iorque (EUA) e em Stoke Mandeville (Inglaterra). Naquele ano, o pas faturou seis medalhas de ouro, 12 de prata e trs de bronze no atletismo. No total, o pas j faturou 109 medalhas em Jogos Paraolmpicos, das quais 32 foram de ouro, 47 de prata e 30 de bronze.

CPB/divulgao

Alan Fonteles um dos atletas do Brasil que j brilhou em Jogos Paraolmpicos, tendo conquistado o ouro em Londres-2012

Aps diversos pdios nos Jogos, o atletismo brasileiro passou a brilhar com mais fora a partir de 2004, com os Jogos Paraolmpicos de Atenas (16 medalhas). Em 2007, os Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro foram outro marco no esporte, quando a delegao nacional conquistou 73 medalhas apenas no atletismo, sendo 25 de ouro, 27 de prata e 21 de bronze, terminando com o primeiro lugar geral.

As provas

O atletismo paraolmpico praticado por atletas com deficincia fsica ou visual. H provas de corrida, saltos, lanamentos e arremessos, tanto no feminino quanto no masculino. Os competidores so divididos em grupos de acordo com o grau de deficincia constatado pela classificao funcional.

Nas corridas, os atletas com deficincia visual mais alta podem ser acompanhados por guias, ligados a eles por uma corda. J entre os deficientes fsicos, h corridas com o uso de prteses ou em cadeiras de rodas.

Classificao

F Field (campo): provas de arremesso, lanamentos e saltos
F11 a F13: deficientes visuais
F20: deficientes mentais
F31 a F38: paralisados cerebrais (31 a 34 para cadeirantes; 35 a 38 para ambulantes)
F40: anes
F41 a F46: amputados e outros (les autres)
F51 a F58: cadeirantes (sequelas de poliomielite, leses medulares e amputaes)

T Track (pista): provas de corrida (velocidade e fundo)
T11 a T13: deficientes visuais
T20: deficientes mentais
T31 a T38: paralisados cerebrais (31 a 34 para cadeirantes; 35 a 38 para ambulantes)
T41 a T46: amputados e outros (les autres)
T51 a T54: cadeirantes (sequelas de poliomielite, leses medulares e amputaes)

Curiosidades
Os olhos dos cegos
O atleta-guia tem a funo de ser os olhos dos competidores que no podem enxergar ou tm limitaes severas. Ligados por uma cordinha, o guia, no entanto, deve apenas orientar a direo da corrida do atleta, sem pux-lo, sob pena de desclassificao. Apesar de treinarem sempre juntos e de se ajudarem tambm nos bastidores das competies, o guia s passou a subir ao pdio e a receber medalha a partir dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara-2011.


medalhas

OuroPrataBronzeTotal
32 47 30 109

xxxxx


Atividade: 7656 - Atletismo
Descrição: Conheça esse esporte que é o orgulho dos jogos olímpicos.
Acessos: 19529
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas