[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Tênis de mesa

Histria

A capacidade de adaptao e a criatividade foram fatores fundamentais para a criao do tnis de mesa. Como o irmo mais famoso depende de boas condies climticas para ser praticado, um dia de chuva acabou resultando nos primeiros pequenos passos do tnis de mesa. Por volta de 1880, jogadores de um clube ingls improvisaram um novo jogo por causa do mau tempo. Sobre uma mesa de sinuca, com livros como raquetes, um barbante como rede e uma bola de tnis normal, surgiram as primeiras raquetadas do tnis de mesa.

Encarado como brincadeira no comeo, o desenvolvimento da modalidade comeou com regras bem similares s do tnis de quadra. O grande passo dado pelo esporte veio em 1890, com a introduo da bola de celulide, perfeita para a prtica do esporte. A partir dali, o tnis de mesa comeou a dar passos mais largos rumo modernizao.

Foto: CBTM

Em 1900, o esporte chegou China, introduzido por ocidentais. Um marco importantssimo, j que atualmente a China a grande potncia da modalidade. Ainda assim, foi na Europa que surgiu a Federao Internacional de Tnis de Mesa (ITTF, em ingls), em 1926. A federao instituiu regras mais claras e realizou j naquele ano o primeiro Mundial. Nas dcadas seguintes, a competio foi dominada pelos europeus, mas a histria mudaria.

Com a evoluo da tecnologia, as raquetes ganharam uma cobertura de esponja que alteraram de maneira fundamental a parte tcnica da modalidade. Com o avano, veio tambm o crescimento avassalador dos orientais no esporte. A superioridade tamanha que a romena Angelica Rozeanu-Aldestein, campe em 1955, foi a ltima no-asitica a vencer o Campeonato Mundial feminino no individual.

O reconhecimento do Comit Olmpico Internacional veio em 1977. Quatro anos mais tarde, o tnis de mesa foi aceito no programa das Olimpadas. A estreia ocorreu em 1988, em Seul. Das 12 medalhas distribudas naquela edio, nove ficaram com atletas asiticos. A China dominou a disputa entre as mulheres, levando ouro, prata e bronze. No masculino, a Coreia do Sul, jogando em casa, ficou com ouro e prata, enquanto o sueco Erik Lindh faturou o bronze. Nas duplas, a China foi ouro, Iugoslvia prata e Coreia bronze entre os homens. J entre as mulheres, as coreanas conquistaram a medalha de ouro. A China terminou com a prata e a Iugoslvia com o bronze.

A partir das Olimpadas de Pequim-2008, os jogos de duplas foram substitudos pelas disputas por equipe. Os chineses conquistaram a medalha de ouro tanto no masculino quanto no feminino, em simples e por equipes. O resultado se repetiu em Londres, quando os chineses dominaram os quatro eventos novamente. Alm dos quatro ouros, a China ainda faturou duas pratas na Inglaterra, justificando o status de potncia do tnis de mesa.

Curiosidades

O gigante chins

Desde que entrou no programa olmpico, o tnis de mesa distribuiu 28 medalhas de ouro. A China ficou com nada menos do que 24 medalhas, um aproveitamento de mais de 85%. Alm dos chineses, apenas outros dois pases subiram ao lugar mais alto do pdio: Coreia do Sul (trs vezes) e Sucia.

A ltima vez que um chins no ficou com o ouro em um torneio olmpico de tnis de mesa foi em Atenas-2004. O sul-coreano Seungmin Ryu levou a melhor sobre o chins Hao Wang na final de simples daquele ano. Alm de Wang, o tambm chins Liqin Wang completou o pdio no terceiro lugar.

Outro feito impressionante dos chineses o domnio completo das medalhas de ouro em duas edies consecutivas dos Jogos. Em Atlanta-1996 e Sidney-2000, eles conquistaram todas as medalhas de ouro em disputa. O mesmo ocorreu em Pequim-2008 e Londres-2012. Caso isso se repita no Rio de Janeiro-2016, ser a primeira vez que a China domina completamente trs Olimpadas seguidas no tnis de mesa.

A pequena campe

A baixinha Deng Yaping precisou superar o preconceito antes de se tornar uma verdadeira lenda da modalidade. Com apenas 1,50m de altura, Deng s conseguiu ser convocada para a Seleo Chinesa de tnis de mesa em 1988, quando tinha 15 anos. Isso poderia ter ocorrido antes, j que aos 13 Deng j era a campe chinesa, mas acabou preterida por causa da estatura.

O talento da mesatenista falou mais alto. De 1989 a 1997, Deng conquistou impressionantes nove ttulos mundiais, entre simples e duplas. Nas Olimpadas, foi igualmente impressionante. Tanto em Barcelona-1992 quanto em Atlanta-1996, a baixinha conquistou a medalha de ouro em simples e duplas. Em 1999, foi reconhecida como a personalidade esportiva do sculo na China, coroando a brilhante carreira.

Tnis de mesa


Caractersticas da raquete

A raquete de tnis de mesa constituda de madeira e recoberta por borrachas em cada um de seus lados. Obrigatoriamente, um lado da raquete deve ter a borracha preta e o outro vermelho, e no existem regras quanto ao peso e ao tamanho da raquete.

Regras
basicamente, como diz o nome do esporte, uma partida de tnis sobre uma mesa, transposta da quadra para um plano reduzido.

Custo da raquete
Entre R$120,00 e R$250,00

N de praticantes no Brasil
Estima-se que existam cerca de 12 milhes de praticantes no Brasil

Sistema de pontuao
Torneios internacionais, geralmente, estabelecem uma disputa de melhor em sete sets. Cada set vai at 11 pontos.


Regras

O tnis de mesa jogado em ginsios fechados. A mesa de jogo tem 2,74 m de comprimento, 1,52 m de largura e 76 cm de altura e dividida ao meio por uma rede com 1,83 m de comprimento e 15,25 cm de altura. Para os jogos de duplas, a superfcie dividida em duas partes iguais por uma linha branca de 3 mm de largura na vertical. A bola tem 40 mm de dimetro. As raquetes devem ser de madeira e podem ter qualquer tamanho, peso ou formato.

A partida de tnis de mesa constituda por games de 11 pontos. No caso de empate em 10, o vencedor ser aquele que abrir uma diferena de dois pontos no placar primeiro. Os jogos individuais sero disputados em melhor de sete games. J as duplas disputam partidas em melhor de cinco games.

No saque, a bola deve ser lanada para cima (16 cm no mnimo), na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem toc-la e toque no campo do recebedor. O saque deve ser dado atrs da linha de fundo ou extenso imaginria desta. Antes do saque, tanto as mos do sacador, quanto a raquete devem estar no campo de viso do adversrio.

A cada dois pontos marcados, a ordem do saque invertida. Assim, o atleta que estava no servio passa para a recepo. Com o placar em 10 a 10, a seqncia de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada jogador deve produzir somente um saque at que a diferena de dois pontos seja alcanada por algum dos jogadores.

No jogos de duplas prevalecem as mesmas regras. Mas o saque deve ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do receptor. obrigatrio que os toques na bola sejam alternados entre os jogadores.

Aps dez minutos de game, ou quando os atletas solicitarem, introduzido o sistema de acelerao, que define o ponto se o recebedor fizer 13 bons retornos em uma seqncia. Quando colocado em prtica, o sistema muda a regra do saque, com os jogadores executando o servio alternadamente aps cada ponto.

Uma vez introduzido, o sistema de acelerao dever permanecer at o final do jogo. O sistema, entretanto, no pode ser usado se os dois jogadores j tiverem ultrapassado a barreira dos nove pontos.










Atividade: 7655 - Tênis de mesa
Descrição: Agilidade, reflexos e coordenação motora são essenciais. Conheça esse esporte e depois que tal colocar o corpo para se mexer?
Acessos: 13707
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas