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Esgrima

Entende-se por esgrima como o combate em que so utilizadas armas brancas para atacar e defender-se.

Inicialmente, era utilizado para caa e sobrevivncia. Entretanto, com a evoluo das armas e da humanidade, passou a se tornar arma de combate, sendo abolida somente com o surgimento das armas de fogo.

Atualmente existe apenas a esgrima esportiva, sendo esta dividida em trs diferentes tipos de armas: espada, florete e sabre, representando os antigos armamentos utilizados em combate e treino.

Histria

Para os povos da Antiguidade, o manuseio da espada era fundamental, tendo em vista as constantes guerras e batalhas travadas. Mas as armas tambm tinham carter ldico. No Egito antigo, por exemplo, as disputas com objetos que mais pareciam lanas serviam de comemorao para vitrias nas guerras. Naturalmente, as espadas evoluram ao longo dos anos, tornando-se mais leves e mais fceis de manusear. A inveno da plvora, no entanto, reduziu a utilizao das lminas em batalhas. Restou ao lado esportivo manter a tradio viva.

Os primeiros esgrimistas reconhecidos foram os franceses Daner, Lafaugre e Juan Luis. Eles estavam entre os mestres que participaram do encontro que comeou a definir a tcnica da esgrima. Assim, surgiram as regras que consideravam a maneira de tocar a espada no rival mais importante do que o local do golpe.

A Federao Internacional de Esgrima s foi criada em 1913. O primeiro Campeonato Mundial da modalidade aconteceu em 1921, em Paris. Mas a histria da esgrima nos Jogos Olmpicos comeou antes. J em Atenas-1896 houve provas do esporte. Desde ento, a esgrima nunca deixou de estar presente em uma edio das Olimpadas.

Curiosidades

Canhoto por influncia
Um dos maiores esgrimistas da histria das Olimpadas, o italiano Edoardo Mangiarotti conquistou seis medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze entre os Jogos de Berlim-1936 e Roma-1960. Ele s fica atrs do hngaro Aladar Gerevich, outra lenda da modalidade, que conquistou sete ouros.

Edoardo conquistou as medalhas utilizando a mo esquerda. Virou canhoto por influncia do pai e mestre de esgrima, Giuseppe Mangiarotti. Seguindo uma tradio familiar, Giuseppe ensinava a arte do esporte para cada um de seus filhos quando a criana completava oito anos. No caso do caula Edoardo, o pai fez um esforo extra: ensinou o menino a empunhar a espada com a mo esquerda para surpreender os adversrios nos duelos. O resultado foi quase imediato. Aos 11 anos, Edoardo j era campeo italiano jnior. A ousadia de Giuseppe foi coroada com as 13 medalhas olmpicas conquistadas por Edoardo.

Do ouro poltica
O francs Jean Franois Lamour sofreu com a gozao dos colegas. Ele era o nico esgrimista do time francs de 1980 que ainda no tinha subido ao pdio olmpico. Quatro anos mais tarde, ele chegou l e foi campeo no sabre individual nos Jogos de Los Angeles-1984. Mas o boicote comunista quela edio fez com que o ttulo de Jean Franois fosse desdenhado na prpria Frana, recebendo o apelido de medalha de chocolate.

Em Seul-1988, l estava Jean Franois novamente. Desta vez a competio reuniu a elite mundial da esgrima. O francs chegou aos Jogos credenciado como campeo do mundo em 1987 e confirmou o favoritismo, apagando de vez as brincadeiras em relao a seu talento. Depois de se aposentar da esgrima, Jean Franois Lamour resolveu atacar em outra rea: a poltica. Nela, tambm teve sucesso, j que ocupou recentemente o cargo de ministro da Juventude e dos Esportes da Frana.








Regras

Nos Jogos Olmpicos, as competies de esgrima so disputadas em eliminao direta simples. H disputas em trs tipos de armas: o sabre, a espada e o florete. Com qualquer um dos instrumentos, ocorrem torneios individuais. Por equipes, formadas por trs atletas de cada pas, as competies no esto em todas as armas. Em Pequim, a espada e o sabre tero provas por time no masculino e o florete e o sabre no feminino.

No individual, o vitorioso quem atingir 15 pontos, ou quem tiver a maior pontuao ao final de trs tempos de trs minutos cada. Se o tempo terminar, e a disputa estiver empatada em menos de 15 pontos, disputa-se uma prorrogao de um minuto at algum marcar um ponto.

Em equipes, quando um dos atletas atinge cinco pontos, entram outros dois para continuar o combate, seguindo o placar deixado pelo companheiro, e assim por diante, at que uma das equipes chegue a 45 pontos.

A pista de esgrima tem 14 metros de comprimento, mais 1,5 m a 2 m de recuo, zonas que tambm podem ser utilizadas. A largura da pista de 1,5 m a 2 m. A pista ideal elevada do cho e usada com uma malha condutiva aterrada para o uso eletrnico. Se um esgrimista sair da pista lateralmente para fugir de um golpe, poder retornar, porm dever andar 1 m para trs. Se sair pelo fundo, ser dado ponto para o adversrio.

As vestimentas de esgrima so tradicionalmente brancas, alm da mscara protetora, luva na mo armada e um colete protetor para os homens enquanto as mulheres usam protetores especiais para os seios. Atualmente a Federao Internacional de Esgrima (FIE) autoriza a utilizao de roupas coloridas, inclusive com adio de logos de patrocinadores.

Os pontos so marcados toda vez que as armas tocam ou raspam o corpo do atleta. Na espada, a ponta retrtil e qualquer toque, dos ps cabea, valido. J no florete a ponta da arma s pode tocar o tronco do adversrio. No sabre, qualquer raspo acima da cintura j vale ponto. Os lados da arma tambm so vlidos para tocar o corpo do adversrio.

Pontos eletrnicos sem fio contam os toques. Quando o atleta esquerda da mesa toca seu adversrio em uma regio vlida, a luz verde acesa. Quando o atleta direita que toca o oponente, acende-se a vermelha. Se o golpe atingir uma regio do corpo que no vlida, uma luz branca acesa.

As faltas mais constantes na esgrima so o corpo-a-corpo e a sada da pista, alm de dar as costas para o adversrio e usar a mo no armada. Ao cometer uma falta, o atleta recebe um carto amarelo. Na reincidncia, recebe um carto vermelho, o que acarreta um ponto a favor do adversrio. No caso de uma falta mais grave, o atleta pode chegar a receber o carto preto, que determina sua expulso ou excluso da prova.

Voc sabia?

O florete, uma das armas utilizadas na esgrima, foi inventado para ensinar os atletas a treinar, curiosamente, com a espada. Aps muito tempo a arma foi incorporada nas competies internacionais. A diferena de uma modalidade para a outra que no florete a regio que conta pontos apenas o tronco do adversrio.

A Confederao Brasileira de Esgrima j adotou um mtodo controverso para avaliar os atletas. Para poderem representar o Brasil em qualquer competio, todos deveriam se submeter a um teste de atletismo. Nele, precisavam cumprir uma determinada distncia em 12 min. Para os homens, eram 3 km, enquanto as mulheres faziam 2,6 km.

Antigamente, quando as roupas dos esgrimistas ainda no contavam com dispositivos eletrnicos para acusar os golpes, era comum mergulhar as espadas em tinta para que qualquer toque ficasse visvel no corpo do adversrio. J no sabre, as regras com aparelhos eletrnicos foram adaptados em 1988, nos Jogos Olmpicos de Seul, na Coria do Sul.

Em Paris-1900, o francs Gustave Sandras, de 1,59 m de altura, pesando 63 kg e com 18 anos de idade, ganhou o concurso geral da esgrima, disputado em 11 provas contra 133 adversrios. Ramn Fonst - de apenas 16 anos - venceu a prova de espada para mestres de armas, dando a primeira medalha de ouro para Cuba e a primeira para a Amrica Latina.

Atividade: 7654 - Esgrima
Descrição: Conheça esse esporte, mas não saia por ai cruzando espadas.
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Fonte:

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