[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Novo cálculo do IMC


Atividade: 7611 - Novo cálculo do IMC
Descrição: Compare o cálculo atual do IMC com o novo e veja se você continua em forma ou nem tanto.

O índice de massa corporal é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.

Muito se questiona sobre as falhas no atual sistema de medição para calcular se uma pessoa está no peso ideal --o famoso Índice de Massa Corporal, ou IMC (peso/altura²). O diagnóstico de obesidade é simples: ter IMC maior de 30 kg/m². A partir de 25 kg/m², já é considerado sobrepeso.

Mas será que dá para saber qual o estado da saúde de alguém apenas com base em seu peso, sem contar com a composição corporal (músculo e gordura)? Para acabar de vez com a dúvida, pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, nos Estados Unidos, desenvolveram um método mais preciso de avaliar a composição corporal.

Apresentada na revista Scientific Reports, a nova fórmula é chamada de índice de massa gorda relativa, ou RFM, e usa apenas medidas de altura e circunferência da cintura. Os pesquisadores examinaram mais de 300 fórmulas possíveis para estimar a gordura corporal usando um grande banco de dados de 12.000 adultos.

Para determinar a massa gorda relativa (RFM), você precisa medir sua altura e sua circunferência abdominal. Coloque a fita métrica bem no topo do osso do quadril e passe-a ao redor do seu corpo para obter o resultado mais confiável. Em seguida, coloque esses números na equação da massa gorda relativa, fazendo uma relação entre as medidas de altura e de cintura. A fórmula é ajustada para cada gênero:

HOMENS: 64 - (20 x altura / circunferência da cintura) = RFM

MULHERES: 76 - (20 x altura / circunferência da cintura) = RFM

"Ainda precisamos testar o RFM em estudos longitudinais com grandes populações para identificar quais faixas de percentual de gordura corporal são consideradas normais ou anormais em relação a sérios problemas de saúde relacionados à obesidade", explica o líder do estudo, Orison Woolcott.

Enquanto o IMC é comumente aceito, muitos especialistas o consideram impreciso porque não consegue distinguir massa óssea, massa muscular e excesso de gordura. O IMC também não explica a influência do gênero --as mulheres geralmente têm mais gordura corporal que os homens.

Segundo Woolcott o RFM pretende ser mais preciso e mais simples: "Você não precisa de uma balança no banheiro para determinar sua massa gorda relativa, apenas uma fita métrica".

Acessos: 10736
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br

saúde - 655 atividades encontradas