[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Raio-X da ceia de Natal


Atividade: 6522 - Raio-X da ceia de Natal
Descrição: Descubra o valor nutricional dos principais alimentos e veja quais devem ser consumidos com moderação.

As festas natalinas e de ano-novo estão se aproximando e, como de costume, elas estão sempre acompanhadas de alimentos deliciosos. São verdadeiras tentações, difíceis de resistir. Mas é preciso ter cuidado para evitar exageros, caso contrário a festa pode terminar mais cedo, com uma bela de uma indigestão.

Quem estiver em 'operação verão', empenhado em queimar calorias para fazer bonito nas praias e piscinas, pode ainda adotar algumas precauções extras. Mas não é preciso radicalizar: 'se a pessoa costuma se alimentar adequadamente, de forma balanceada, e comer algum alimento muito gorduroso uma vez, ela não vai ganhar peso.'

Petiscos de Natal

A ceia de Natal não é apenas uma refeição, apreciada na hora de se sentar à mesa. Ela costuma ser antecedida de petiscos e bebidas, enquanto a família e os amigos conversam.

A escolha dos alimentos certos ajuda a dar o clima certo ao ambiente. 'Faça um mix com castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, avelãs, nozes, amendoim, uva-passas, damascos e tâmaras secas e deixe as pessoas se servirem enquanto esperam a ceia. Elas são super saudáveis, mas são calóricas, então não exagere!', recomenda Fernanda. Uma grande vantagem destes petiscos é ter gorduras do bem, necessárias ao controle do colesterol e da pressão, entre outros benefícios.

Outra dica é montar uma cesta com frutas já picadas. 'Incentive os convidados a comerem as frutas e as oleaginosas junto', sugere a nutricionista. Isso irá fazer com que eles cheguem à refeição principal com menos fome, o que reduz o risco de exageros.

Bebidas digestivas

Em caso de excessos, uma bebida digestiva pode ajudar. 'Misture suco de limão batido com água gaseificada e hortelã', recomenda Fernanda. Ela explica que alecrim e outras frutas também podem ser usadas com sucesso.

'Suco de uva integral sem açúcar: rico em antioxidantes combina muito com refeição e pode muito bem substituir o vinho', acrescenta.

Peru ou Tender

Se tiver que escolher, escolha o peru. 'Peru e bacalhau são as opções mais saudáveis de carne para o Natal porque são excelentes fontes de proteínas e apresentam baixa quantidade de gorduras', afirma a nutricionista. Na hora de servir a carne, coloque o molho a parte. Os molhos costumam ser grandes vilões, altamente calóricos. Se puder, evite.

Outra dica importante é usar óleo de coco no lugar da manteiga para preparar o arroz. 'O óleo de coco ajuda na queima de gordura corporal e aumenta o bom colesterol (HDL) combatendo as doenças cardiovasculares', ressalta Fernanda.
Acessos: 11150
Fonte: http://natal.ig.com.br

saúde - 655 atividades encontradas