[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Escape das queimaduras de verão - Como usar o filtro solar

O uso incorreto de protetor solar pode causar vrios transtornos. H quem esquea de passar o filtro nos ps e depois no consiga calar os sapatos, outros queimam a ponta da orelha e so obrigados a dormir sem virar a cabea, e sempre tem algum que acaba vermelho por inteiro.

Existe uma maneira correta para passar protetor solar. E ela inclui diversos detalhes que podem at parecer pequenos, mas so a diferena entre uma temporada feliz ou no sob o sol do vero.

O primeiro passo escolher o protetor mais adequado. Existem diversas opes, com diferentes fatores de proteo e veculos de aplicao (creme, gel e spray). O creme mais eficaz, porm um pouco mais oleoso, afirma o dermatologista Srgio Schalka, tesoureiro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Para evitar a oleosidade excessiva, especialmente no rosto, a melhor opo usar filtro em gel. Mas preciso de mais cuidado ao aplicar, diz. Diferente do creme, o gel deve ser aplicado de forma delicada, apenas em uma direo, para no perder efeito.

O spray traz a vantagem ser mais prtico em regies com plos, porm mais difcil mensurar a quantidade correta a ser aplicada. A dica usar o jato contnuo para cobrir o corpo todo, sem espalhar com as mos.

Cremes e gis devem ser aplicados na mesma quantidade, cerca de seis colheres de ch para o corpo todo. Uma para o tronco, uma para as costas, uma para cada perna, colher para cada brao e colher para o rosto, detalha o mdico.

Fator de proteo

Diferente do que algumas pessoas imaginam, h pouca diferena no potencial de proteo contra raios ultravioletas entre os diversos fatores de proteo solar (FPS) existentes.

Um filtro com FPS 15 barra 93,3% dos raios UV-B, enquanto um fator 30 protege contra 96,7%. A diferena est no tempo de proteo. Quanto mais alto o FPS, por mais tempo ele ir proteger a pele.

No entanto, essa variao no fixa, ela muda de acordo com o tipo de pele da pessoa. Existem testes de laboratrio capazes de identificar o tempo preciso para repassar cada protetor, mas os dermatologistas recomendam uma regra mais simples, que pode ser seguida por qualquer pessoa: reaplicar a cada duas horas.

A escolha do fator de proteo tambm simples. Quanto mais clara a pele, mais alto deve ser o FPS. E as pessoas com pele escura no devem usar fator menor que 15 para evitar outros efeitos danosos, como o envelhecimento acelerado provocado pelos raios ultravioleta do sol.

Os raios UV-B provocam vermelhido, a queimadura de sol, mas existem tambm os raios UV-A. Eles no queimam, mas tambm fazem mal pele, aponta o cosmetologista Maurcio Pupo, consultor em desenvolvimento cosmtico e coordenador da ps-graduao em cosmetologia da Unicastelo.

A proteo contra raios UV-A menor que a proteo contra UV-B nos filtros solares, algo prximo da metade. Mas alguns protetores tm ao reforada contra UV-A. Por isso vale ficar atento aos rtulos, recomenda.

Cuidados especiais

Ao passar filtro solar em creme ou gel, os mdicos recomendam usar a palma da mo para obter uma aplicao mais homognea. Alm de repassar a cada duas horas, preciso ficar atento para suor em excesso. Se a pessoa transpirar muito ou entrar na gua, tambm bom repassar, recomenda Schalka.

Mesmo os filtros resistentes gua perdem efeito de proteo no mar ou na piscina, dependendo do tempo de exposio. Aps 40 minutos, os filtros resistentes perdem 50% da proteo. O mesmo acontece aps 80 minutos com os protetores muito resistentes, afirma o dermatologista, lembrando que se secar com a toalha, deitar na canga ou at vestir e tirar uma camiseta pode contribuir para que um pouco de filtro seja removido da pele, o que diminui a proteo.

Atividade: 6369 - Escape das queimaduras de verão - Como usar o filtro solar
Descrição: Não erre na hora de escolher nem de aplicar o protetor solar.
O uso incorreto de protetor solar pode causar vários transtornos. Há quem esqueça de passar o filtro nos pés e depois não consiga calçar os sapatos, outros queimam a ponta da orelha e são obrigados a dormir sem virar a cabeça, e sempre tem alguém que acaba vermelho por inteiro.
Acessos: 10168
Fonte:

Meninas - 557 atividades encontradas