[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Hipertensão


Atividade: 5737 - Hipertensão
Descrição: Entenda o que é, as causas e consequências da hipertensão e saiba como detectar os sintomas e se prevenir contra a doença.

Hipertensão avança e atinge 24% dos brasileiros

Brasil tem hoje 30 milhões de hipertensos

A proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial cresceu em 2009 e a doença passou a atingir 24,4% dos brasileiros. Em 2006, 21,5% dos brasileiros eram hipertensos. Os dados fazem parte de levantamento anual do Ministério da Saúde e foram divulgados nesta segunda-feira (26), Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão.

Para conter o avanço da doença, o Ministério da Saúde lançou nesta segunda a Campanha Nacional de Prevenção de Combate à Hipertensão. O objetivo é conscientizar a população da importância de manter a pressão arterial em nível normal, ou seja, 12 por 8. A hipertensão é um distúrbio em que o aumento da pressão sanguínea nas artérias deixa o paciente mais vulnerável a complicações como derrame cerebral, infarto do miocárdio, aneurismas ou lesão renal. A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, tontura e falta de ar. Outras complicações são um pouco mais graves, como dores no peito, falta grave de ar e dormência de um dos lados do corpo. A doença não tem cura, mas pode ser controlada com medicamentos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem hoje 30 milhões de hipertensos. Destes, apenas 10% mantêm a pressão sob controle. O principal motivo da baixa aderência ao tratamento é fato de a hipertensão não apresentar sintomas.

A hipertensão é a principal causa das doenças que mais matam no país, o derrame cerebral e o infarto do miocárdio. Contribuem para o desenvolvimento da doença fatores hereditários, ou seja, ter pessoa na família com hipertensão, além de obesidade, estresse, alimentação não balanceada e ingestão excessiva de sal.

A pesquisa

A pesquisa do Ministério da Saúde foi feita com 54 mil adultos. E revela que a prevalência da doença, ou seja a porcentagem da população atingida pela hipertensão, aumentou entre 2006 e 2009 em todas as faixas etárias, principalmente entre os idosos. Atualmente, 63,2% das pessoas com 65 anos ou mais sofrem do problema contra 57,8%, em 2006.

O percentual de hipertensos não passa de 14% na população até os 34 anos. Dos 35 aos 44 anos, a proporção sobe para 20,9%. O índice salta para 34,5%, dos 45 aos 54, e para 50,4%, dos 55 aos 64 anos. Esse aumento na ocorrência da doença, de acordo com a idade, é resultado de padrões alimentares e de atividade física ao longo da vida, além de fatores genéticos, estresse e outros determinantes.

A pesquisa detectou ainda que a proporção de hipertensos é maior entre mulheres (27,2%) que entre homens (21,2%). Além disso, quanto menor a escolaridade, mais casos da doença são diagnosticados. Entre os adultos com até oito anos de educação formal, 31,5% declaram que têm hipertensão. O porcentual cai para 16,8% se considerado o grupo de pessoas de nove a 11 anos de instrução.

Acessos: 11426
Fonte: http://noticias.r7.com

saúde - 655 atividades encontradas