[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Mancala Snails


Atividade: 5475 - Mancala Snails
Descrição: jogo de raciocínio famoso vindo do fundo da história e jogado por séculos. 3 níveis contra o computador ou você pode desafiar um amigo e jogarem juntos.
Regras do jogo:

Mancala

Mancala é na verdade uma família de jogos idênticos, não apenas um jogo específico. No entanto, a versão do BrainKing chama-se Mancala para simplificar.

Posição inicial e objectivo do jogo

O jogo passa-se num tabuleiro de 6 x 2 (com duas áreas próprias nos lados) e cada buraco contém 4 contas no início. A imagem seguinte mostra a posição inicial:



O objectivo do jogo é conseguir mais pontos que o adversário, movendo contas para a própria área ou capturando as contas do adversário.

Como mover as peças

O jogador, na sua vez, clica num buraco (da fila mais perto de si) que tenha pelo menos uma conta. Esta acção retirará todas as contas do buraco seleccionado e coloca-as, uma a uma, nos buracos seguintes, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. A área do próprio jogador (do seu lado direito) é também usada nesta separação de contas e, quando uma conta lá é colocada, o jogador ganha um ponto. O jogador não pode colocar contas na área do jogador adversário. A imagem seguinte ilustra um exemplo de primeira jogada - o jogador removeu todas as 4 contas do buraco indicado, colocou uma conta em cada uma das quatro posições seguintes (incluindo a sua área) e recebeu 1 ponto:



Se a última conta (da jogada actual) for colocada na própria área, o jogador continua a seleccionar outro buraco não vazio. A figura seguinte mostra uma jogada desse género - a seleccção do primeiro buraco (o que contém agora uma conta verde) colocou a última conta na área do jogador, portanto ele esvaziou o segundo buraco::



Como capturar as peças

Se a última conta (da jogada actual) for colocada num buraco vazio (no lado do jogador), todas as contas da mesma coluna, na linha adversária são capturadas e colocadas na área do jogador que fez a jogada. A figura seguinte mostra uma captura - antes e depois:



Como terminar o jogo

O jogo termina quando um dos jogadores não puder fazer a sua jogada - por não haver contas na sua fila. Quando isso ocorre, todas as contas que sobram são adicionadas à pontuação do adversário. O jogador com a maior pontuação ganha o jogo.

Fonte do tutorial: https://brainking.com/pt/GameRules?tp=103
Acessos: 10858
Fonte: http://rocketsnail.com/

Raciocínio - 1070 atividades encontradas