[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

O Efeito Estufa e a Vida na Terra

Pgina 1
A radiao do sol entra na atmosfera do planeta, aquecendo a superfcie terrestre.
A superfcie da Terra irradia de volta o calor para o ar e os gases estufa absorvem e prendem parte desse calor emitido.
A industrializao aumenta a quantidade de gases do efeto estufa na atmosfera, como o dixido de carbono.
As queimadas nas florestas tambm exalam CO2 na atmosfera.
A poluio provocada pelo excesso de veculos faz com que o CO2 se acumule no ar, absorvendo mais calor.
Pgina 2
Aquecimento: O aquecimento da Terra vai tornar a atmosfera mais intensa em seus fenmenos climticos. reas mais midas ficaro mais midas ficaro mais midas e as secas, cada vez mais secas.
Ecossistemas: A destruio de florestas e outros ambientes naturais provoca alteraes nos ecossistemas. Com isto, muitas espcies podem vir a ser extintas devido s dificuldades de mobilidade e adaptao.
gua: Haver menos chuva e uma multido de vtimas da escassez da gua. Os desertos vo aumentar e os fluxos dos rios diminuir, faltando gua nas torneiras e em canais de irrigao.
Fome: Regies com ndices de fome tero menos alimentos ainda. Na ndia, a bem-sucedida cultura de arroz dos ltimos 50 anos enfrenta hoje dificuldades por causa do calor.
Nvel do mar: A reduo de geleiras aumentar o nvel do mar, com risco de desastres em reas urbanas do litoral, costas, ilhas e em regies com atividades agrcolas.
Doenas: Doenas tpicas de pases quentes - malria e dengue - podero chegar aos pases anteriormente mais frios.
El Nio: Fenmeno El Nio, com alterao nas correntes marinhas e ventos no oceano Pacfico, causando forte impacto no clima do mundo.

Temperatura elevada

  • Nos ltimos 40 anos, o gelo rtico diminuiu 40%.
  • Nos anos 90, as emisses de poluentes no ar aumentaram 6%.
  • Em 2000, s nos Estados Unidos, as emisses estavam 13% mais altas do que em 1990.
  • At 2100, a temperatura da sia, geralmente acima de 40C, ter aumentado 7C.

Os nmeros



Pgina 3
Gases: Podemos evitar a emisso de gases poluentes, preferindo pegar um nibus, caminhar ou andar de bicicleta em vez de usar o carro para ir ao trabalho ou passear.
Conscientizao: Falar com as outras pessoas sobre o aquecimento da Terra, coloc-las a par da situao. Contar para elas o que sabemos a respeito disso.
rvores: Plantar rvores. Elas absorvem o dixido de carbono da atmosfera que, como sabemos, o principal gs do efeito estufa.
Reciclagem: Reciclar materiais, como garrafas, sacos plsticos, latas e papel. Isto ajuda a reduzir a quantidade de lixo e a preservar recursos naturais, como as rvores, por exemplo.
Energia: Desligar eletrodomsticos quando no estiver usando. Alm disso, ao comprar produtos para casa, devemos adquirir as marcas que consomem menos energia eltrica.

Atividade: 5432 - O Efeito Estufa e a Vida na Terra
Descrição: Degradação do Meio Ambiente gera mudanças climáticas. O que é o Efeito Estufa, consequências do Efeito Estufa, Temperatura elevada e outras informações para você refletir e agir.
Acessos: 14235
Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen

Meio Ambiente - 771 atividades encontradas