[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Rumo ao novo emprego



Se uma das suas metas conseguir um emprego novo, especialistas afirmam que o primeiro passo saber o que quer e onde pretende trabalhar. Para ajud-lo na busca por uma nova colocao, o G1 preparou um guia com dicas do que pode ser feito. Confira no quadro abaixo.


Especialistas em recursos humanos afirmam que ter um objetivo claro da vaga que procura o passo mais importante a ser tomado. Isso porque, sem saber exatamente o que quer, o profissional pode sair entregando currculos para todos os lados e ser chamado para vagas que no so de seu interesse, diz o consultor Thiago Barbosa, do Grupo Foco, empresa de recrutamento e seleo.

A procura deve ser feita com calma, sem estabeler metas de prazos, acredita Barbosa. No adianta ter pressa. Seno a pessoa vai mudar de emprego, continuar infeliz e, trs meses depois, procurar emprego de novo, afirma.

A busca deve comear por um planejamento. Para quem est empregado, necessrio ter certeza de que quer deixar o atual trabalho. preciso saber se o descontentamento com a empresa no foi um fato isolado, diz o consultor.

Certo de que precisa mudar de trabalho, o profissional deve fazer uma autoavaliao do que quer e estabelecer um objetivo. Tem gente que faz 20 cpias de currculo e sai entregando em qualquer lugar. A possibilidade de essa pessoa ser chamada para uma vaga muito pequena, pois a ao demonstra que ela no sabe o que quer, ressalta Luiza de Paula, gestora da agncia de empregos Gelre.

Flexibilidade

Mesmo com um objetivo claro, Barbosa, do Grupo Foco, acrescenta que importante o trabalhador ser flexvel na busca e amenizar as expectativas. Se por um lado o candidato no pode ser amplo demais, ele tambm no pode ser restrito demais. Hoje a oferta de mo de obra maior do que a demanda. Por isso, uma flexibilidade bem vista, diz.

Uma dica, segundo Barbosa, o candidato deixar claro aos recrutadores o que tem vontade de fazer sem excluir outras atividades ou funes. Na entrevista, por exemplo, d para afirmar eu gosto de fazer isso, mas no vejo problemas em fazer aquilo de vez em quando, sugere o especialista.

Rede de relacionamentos

O mais importante na busca por um novo emprego acionar a rede de relacionamentos, o chamado networking. Essa a melhor forma de conseguir um novo emprego, segundo Felipe Westin, vice-presidente de planejamento estratgico da Associao Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), unidade So Paulo. O profissional pode fazer uma lista das pessoas do setor que pretende trabalhar ou at mesmo procurar as pessoas que conhecem as pessoas da rea desejada, diz.

Ao encontrar os contatos, o profissional deve falar do interesse por um novo emprego e no deixar de enviar o currculo.

Para quem conhece headhunters, que so profissionais especializados em caar talentos no mercado, vale entrar em contato com eles novamente. O headhunter costuma lembrar das pessoas com quem falou recentemente, afirma Barbosa.

Redes de relacionamento na internet tambm devem ser usadas na busca, como o Linkedin, o Orkut, o Facebook e o Twitter. Vale montar um blog para divulgar as ideias e fazer novos contatos, diz Barbosa. Cadastrar o currculo nos sites das empresas em que quer trabalhar e em sites confiveis de emprego tambm importante.

Para quem pretende entregar os currculos pessoalmente nas empresas e agncias de emprego ao mais comum entre jovens em busca da primeira colocao ou para quem procura cargos operacionais o ideal ir preparado para passar por uma possvel entrevista. No precisa estar de social, mas importante ter cuidado com a aparncia, diz Luiza, da Gelre.

O importante, segundo Westin, no desistir no primeiro no. A candidatura a uma vaga de emprego tem 50% de chance de dar certo e 50% de no dar. De repente aparece um sim que pode ser a melhor opo.


Atividade: 4921 - Rumo ao novo emprego
Descrição: Quer um novo emprego? Saiba o que fazer. Primeiro passo é ter um objetivo claro de qual vaga procurar. G1 preparou dicas de como buscar uma nova colocação. Confira.
Acessos: 11510
Fonte: http://g1.globo.com

Carreira - 8 atividades encontradas