[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Sudoku com elementos Químicos - Chemical Sudoku


Atividade: 4464 - Sudoku com elementos Químicos - Chemical Sudoku
Descrição: Clique no elemento e arraste até a posição desejada.

As regras são as mesmas do sudoku original, não podem ocorrer elementos repetidos na mesma linha ou na mesma coluna.

Os quadros em um tom mais escuro são dados, para que exista somente uma resolução possível. Estes quadros não podem ser movidos.

A atração do jogo é que as regras são simples, contudo, a linha de raciocínio requerida para alcançar a solução pode ser complexa. O Sudoku é recomendado por alguns educadores como um exercício para o pensamento lógico.

O nome Sudoku é a abreviação japonesa para a longa frase, suuji wa dokushin ni kagiru que significa os dígitos devem permanecer únicos; e é uma marca registrada da Nikoli Co. Ltd no Japão. Em japonês a palavra é pronunciada [s??dok?] , em português pronuncia-se sudóku.

O Sudoku do CMDMC utiliza os elementos químicos no lugar dos números. Com isso os estudantes, principalmente os de ensino médio, podem estudar de forma diferente uma parte importante da química, a tabela periódica e suas propriedades. Algumas das possibilidades são associar a sigla ao elemento, quais elementos pertencem a um mesmo grupo e etc.

Esta é uma alternativa interessante para o aprendizado, pois como a memorização e a utilização são pontos importantes neste processo, uma alternativa diferente aos livros, que oferece diversão e estudo simultaneamente, deve atrair um pouco mais a atenção dos estudantes.

O jogo também atinge o público infantil. Por ser um jogo de lógica, ele estimula muito este tipo de raciocínio, por isso ele pode ser utilizado por crianças a partir de cinco anos. Assim as crianças podem reforçar a base de seu raciocínio.
Acessos: 11088
Fonte:

Raciocínio - 1070 atividades encontradas