[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Codependência: Dirtúrbio que afeta 25% das mulheres

>

Uma pessoa muito responsvel, afetuosa, que resolve todos os problemas do outro e evita conflitos. Por trs desses adjetivos pode estar um transtorno conhecido como codependncia, que teve seu conceito ampliado pela psicloga mexicana Gloria Noriega Gayol.

Ela apresentou seu estudo que lhe rendeu o prmio Eric Berne, em 2008, concedido pela International Transactional Analysis Association durante o Congresso Brasileiro de Anlise Transacional (Conbrat), no Rio.

Sua pesquisa com 830 mulheres em um centro de sade no Mxico revelou que a codependncia que antes estava ligada a pessoas que conviviam com alcolicos e dependentes de drogas tambm se apresenta quando h situaes de estresse familiar ou social, como abandono, violncia domstica e perdas na infncia, seja por morte ou separao dos pais ou de outro membro da famlia.

A pessoa codependente muito responsvel, trabalhadora, que tem empatia, que gosta de ajudar os outros e resolve os problemas dos outros. Contudo, seu problema que no v seus prprios problemas, no atende suas prprias necessidades. Vive a vida atendendo as necessidades dos demais, mas no v suas prprias necessidades, explica Gloria.

Ento muitas vezes acaba fatigada, cansada, assoberbada, doente. Porque faz demais, enquanto a pessoa dependente faz de menos. A pessoa codependente pode ser muito carinhosa, muito afetuosa, mas no recebe o afeto que merece.

A psicloga, que diretora do Instituto Mexicano de Anlise Transacional, explica que so pessoas que no dependem de substncias e sim de outras pessoas dependentes, absorvendo seus problemas. Esse distrbio mais comum nas relaes de casal e afeta 25% das mulheres. Para se ter uma ideia, durante um de seus cursos no Rio, 50% das mulheres presentes se identificaram com o transtorno ao responder um teste que Gloria aplica para conhecer experincias que podem indicar sintomas de codependencia (veja o teste abaixo).

Segundo a psicloga Danielle Tavares, que presidiu o congresso realizado em Botafogo, Zona Sul do Rio, o problema mais comum no pblico feminino porque esse comportamento nas mulheres valorizado em nossa sociedade.

Os codependentes normalmente so pessoas doces, responsveis, que se importam com o outro. Querem amenizar situaes, manejar os conflitos, e isso um tipo de coisa que acontece primordialmente com as mulheres. Por que? Porque esse tipo de comportamento, dentro da nossa cultura, valorizado. Ento a mulher tem uma maior predisposio em assumir um comportamento codependente, explica Danielle.

Em geral so pessoas que tiveram que apressar seu crescimento e dar conta de tarefas que no eram prprias da sua idade. Com isso, comeam a ter responsabilidades muito cedo e se acostumam a resolver problemas, fazendo muitas coisas ao mesmo tempo.

Dependentes so aqueles que no fazem a sua parte na relao. Os codependentes fazem a sua parte mais a parte do outro, conta Danielle.


Atividade: 4444 - Codependência: Dirtúrbio que afeta 25% das mulheres
Descrição: O teste a seguir é aplicado pela psicóloga mexicana Gloria Noriega Gayol durante suas palestras e apreesentações sobre codependência.
Acessos: 10427
Fonte: http://g1.globo.com

saúde - 655 atividades encontradas