[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Quiz Concursos


Atividade: 4356 - Quiz Concursos
Descrição: Bom desempenho em atualidades exige acompanhar noticiário Ouvir rádios de notícias, ler jornais e ver TV são requisitos básicos. Entender o contexto histórico dos assuntos também é essencial.

Professores ouvidos pelo G1 são unânimes em dizer: para ter bom desempenho nas provas de atualidades dos concursos públicos, o candidato precisa estar sintonizado com os assuntos mais importantes e recentes do Brasil e do mundo. A solução é criar o hábito de acompanhar o noticiário, seja por meio de rádio, TV, internet, jornais, revistas ou livros.

Para Mário Storniolo Júnior, professor de geografia e atualidades do Siga Concursos, de São Paulo, hoje em dia não cabe mais a velha desculpa da falta de tempo porque o candidato pode ouvir rádio e ver televisão nas mais variadas horas e locais.

'No caminho para o trabalho dá para ouvir uma rádio de notícias no carro, num walkman ou num aparelho de MP3; pegar os jornais que são distribuídos gratuitamente em estações de metrô; ir a locais que oferecem jornais para leitura, como bibliotecas; consultar sites de notícias nos momentos livres no trabalho ou em casa; e, à noite, acompanhar o noticiário na televisão', aconselha.

Mas, segundo ele, isso tem que se tornar um hábito a ser cultivado sempre. Para ele, a estratégia de acompanhar o noticiário permanentemente vale mais do que ler todos os jornais e revistas no último mês que antecede os exames. 'Mesmo que não caia aquilo que foi acompanhado no noticiário, ficar atualizado ajuda a eliminar algumas alternativas absurdas das questões.'

Para Adalberto Pinto, professor de técnicas de estudo do curso preparatório Central de Concursos, de São Paulo, é preciso inserir a disciplina de atualidades como mais uma matéria a ser estudada. Ele acha que ouvir rádios de notícias é uma ótima forma de se manter antenado diariamente.

'Já vi uma prova que ocorreu no domingo colocar uma questão que abordava um fato que tinha acontecido na quarta anterior. Por isso, é importante acompanhar o noticiário.'


Últimos seis meses

Adalberto Pinto afirma que o candidato deve apostar nos fatos dos últimos seis meses para se manter informado, e considera importante olhar o edital para ver se o concurso abordará fatos de âmbito apenas nacional ou também internacional.

Storniolo Júnior também acha que apostar em fatos dos últimos seis meses é válido, mas enfatiza que não adianta o candidato querer se atualizar se ele também não tem um certo conhecimento histórico e geográfico dos assuntos.

'Não adianta querer ver tudo nas últimas semanas antes do concurso sobre a questão Israel-Palestina, por exemplo, porque a pessoa não vai guardar nada, principalmente pela falta de compreensão e de contextualização.'

Por isso, ele diz que é importante saber o contexto histórico do assunto para que o candidato consiga responder com mais segurança.

O professor do Siga indica como complemento de estudo a revista 'Atualidades Vestibular', da Abril, que é semestral e traz os principais temas atualmente em pauta na imprensa brasileira e internacional.

Ele recomenda também verificar as questões de provas recentes para saber os assuntos escolhidos pelas organizadoras. 'O hábito da leitura é fundamental. Quanto mais a pessoa lê, mais ela assimila'.

Ele informa que política, economia e temas internacionais são os assuntos mais abordados nos concursos. 'Mas, se o edital prevê cultura brasileira, é provável cair assuntos relacionados a cinema, música e teatro', salienta.

Livros didáticos

Marcelo Bezerra Correia da Silva, professor de geografia e atualidades do Siga Concursos, também acha que a leitura é importante para aprofundar temas que estão sendo cobrados nos concursos. 'Toda atualidade tem raiz histórica, razões geopolíticas e econômicas.'


Segundo ele, é possível suprir uma possível lacuna de conhecimento pesquisando os assuntos na internet e procurando livros didáticos atuais. Entretanto, ele recomenda recorrer a livros de história e geografia recentes, como os dos filhos e sobrinhos que ainda estão na escola, 'porque muita coisa mudou, tanto historicamente quanto geograficamente'.

Para os concursos de 2008, Silva aposta em assuntos como gás natural, etanol, reservas de petróleo descobertas pela Petrobras, aquecimento global, CPMF, PIB, CPIs de 2007 e catástrofes naturais, como os terremotos ocorridos em setembro no Peru e no Brasil em novembro.


'A pessoa tem que usar todas as armas. O mundo é da informação. Existem formas de se atualizar, é preciso achar o próprio meio porque não se pode prestar a prova alienado.'


Sede de conhecimento

Lino Pires, autor do livro 'Conhecimentos Gerais – Atualidades Econômicas, Políticas e Sociais para Concursos Públicos', pela Editora Campus, que traz provas comentadas e exercícios de fixação de conteúdos, acha que o candidato tem que ter 'sede' de conhecimento, ser bastante curioso.

Ele indica a leitura de jornais de grande circulação e do Almanaque Abril, que traz os principais assuntos do ano. Além disso, recomenda que os candidatos não percam a oportunidade de ir a cinema, teatro e museus.

'Uma prova perguntou o nome do pintor do quadro 'Guernica', por exemplo, que é um dos mais famosos do Picasso', disse.

Mas ele alerta que os candidatos devem entender que as provas podem trazer temas muito variados, como por exemplo, uma questão que perguntava o nome do livro da ex-garota de programa Bruna Surfistinha, 'O Doce Veneno do Escorpião'.

Para Pires, a memorização é necessária e ele julga importante saber nomes de pessoas envolvidas nos fatos mais atuais de política e economia, por exemplo.

Acessos: 12475
Fonte: http://g1.globo.com

Marketing Pessoal - 69 atividades encontradas