Atividades Educativas: Aprende e use para o bem, para Jesus Cristo
           
Pesquisar no site:
Fale conosco
Direitos autorais





Atividade: 4312 - Rob√ī da Gr√©cia Antiga

Descri√ß√£o: Rob√ī da Gr√©cia Antiga era movido a trigo. Aparelho de s√°bio de Alexandria do s√©culo 1 era 'program√°vel' com corda.
Aparelho de sábio de Alexandria do século 1 era 'programável' com corda. Máquina andava e apresentava show; robótica pode ser ainda mais antiga.

J√° era de esperar que o rob√ī mais antigo do mundo n√£o tivesse c√©rebro de sil√≠cio ou fosse movido a eletricidade, mas nem a mente mais familiarizada com a Antig√ľidade seria capaz de imaginar que ele andasse e at√© apresentasse um teatrinho com a ajuda de... gr√£os de trigo.

Quem est√° desenterrando detalhes sobre o aut√īmato do s√©culo 1 d.C. √© o cientista da computa√ß√£o brit√Ęnico Noel Sharkey, da Universidade de Sheffield. Sharkey vasculhou as obras te√≥ricas de Heron de Alexandria, o legend√°rio criador do aut√īmato, e diz ter descoberto que ele √© a primeira m√°quina guiada por um programa -- tal como os computadores modernos -- cujos registros chegaram at√© n√≥s.

Sem disco r√≠gido ou mem√≥ria RAM, a programa√ß√£o tinha de ser incorporada ao rob√ī por meio de cordas, que eram enroladas em determinada seq√ľ√™ncia em torno dos eixos de suas rodas dianteiras. O trigo ajudava a controlar a for√ßa motriz: na parte de tr√°s do aut√īmato, a cordinha que estava enrolada em torno dos eixos ficava presa a um peso. Esse peso, por sua vez, ficava no alto de um tubo cheio de gr√£os de trigo. O tubo tinha um furo, do qual os gr√£os iam caindo devagarzinho: assim, o peso ia baixando cada vez mais, fazendo os eixos rodarem e o rob√ī inteiro se mover (veja anima√ß√£o abaixo).

N√£o √© a primeira vez que Heron ganha fama de pioneiro tecnol√≥gico. Relatos sobre o inventor, que viveu entre os anos 10 e 70 da Era Crist√£ (contempor√Ęneo, portanto, de Jesus e dos primeiros ap√≥stolos, como Pedro e Paulo), d√£o conta de que ele criou at√© a primeira m√°quina de vender bebidas da hist√≥ria. (A pessoa colocava uma moeda nela e recebia um jato de √°gua benta.) Segundo os relatos, o robozinho estudado por Sharkey, al√©m de se mover por um palco, tamb√©m apresentava automaticamente um pequeno espet√°culo de fantoches, envolvendo o deus grego Dioniso, senhor do vinho e do teatro.

Outros mecanismos mirabolantes s√£o conhecidos antes da revolu√ß√£o da inform√°tica no s√©culo 20. Leonardo da Vinci, por exemplo, projetou um le√£o mec√Ęnico que caminhava e apresentava flores, usando o bicho para homenagear o rei da Fran√ßa em 1515. O diferencial do rob√ī de Leonardo √© que ele era program√°vel: em vez de desmontar o bicho inteiro para que ele funcionasse de maneira diferente, bastava modificar a posi√ß√£o de alguns elementos internos -- no caso, bra√ßos que faziam rodar certas engrenagens, sistema parecido com o de uma caixinha de m√ļsica.

Em busca de rob√īs program√°veis ainda mais antigos, Sharkey traduziu o tratado Per√≠ automatopoietik√©s (Sobre a fabrica√ß√£o de aut√īmatos), escrito por Heron. No trabalho, Heron cita alguns de seus predecessores, como Ctes√≠bio, que viveu dois s√©culos antes dele, e explica parte de sua t√©cnica. Segundo Sharkey, os fabricantes de rob√īs tinham uma longa escola em Alexandria, cidade que, embora ficasse no Egito, foi fundada por Alexandre, o Grande e tinha cultura profundamente grega.

"Eles estavam ligados ao grande museu e biblioteca de Alexandria. A cidade estava cheia de pesquisadores, e havia financiamento do governo [primeiro a dinastia grega dos Ptolomeus, depois os romanos] para a atividade deles", contou Sharkey ao G1. "Não sabemos sobre a vida ou posição social deles, mas eles parecem ter tido grande prestígio e escreveram muitos livros. Ctesíbio era filho de um barbeiro e mostrou seu talento logo cedo, construindo uma espécie de espelho hi-tech para seu pai."

Ao que tudo indica, porém, Heron foi muito além de todos eles ao criar a sua programação de corda. Ele dividiu o eixo das rodas dianteiras do robozinho, de forma a permitir que cada uma delas se movesse de forma independente, facilitando a execução de movimentos complexos. Cada giro da corda em volta dos eixos equivalia exatamente a uma volta completa das rodas. Assim, por exemplo, dez voltas da corda em torno de uma metade do eixo e cinco em torno de outra levaria uma das rodas a dar dez voltas para a frente e a outra, cinco para trás.

De quebra, havia at√© um comando de "pausa": peda√ßos da corda podiam ser presos com cera √† lateral do rob√ī. Enquanto o peda√ßo enrolado era puxado e desenrolado, o aut√īmato ficava sem se mexer. A flexibilidade era muito grande se comparada √† simplicidade de design.

Robótica homérica

A pergunta que fica inevitavelmente no ar √©: at√© que ponto do passado a tradi√ß√£o de fazedores de rob√īs pode recuar? Sharkey cita uma passagem do poeta √©pico grego Homero (que provavelmente viveu por volta do ano 800 a.C.), no qual s√£o descritas tr√≠podes (uma esp√©cie de trip√©) criadas pelo deus Hefesto, o ferreiro do Olimpo. Tais tr√≠podes teriam rodas de ouro "que as permitiam ir sozinhas para as assembl√©ias dos deuses, uma maravilha de se contemplar", diz Homero.

"√Č claro que essa refer√™ncia √© ficcional, mas o intrigante disso tudo √© que rob√īs em forma de tr√≠pode t√™m um design excelente, usado ainda hoje. Homero n√£o tinha fama de engenheiro; portanto, √© poss√≠vel que ele tenha tirado a id√©ia de algo que j√° existia. Ou foi pura sorte. De qualquer maneira, acho que vale a pena investigar, e √© o que estou fazendo", conclui Sharkey.



Disponível nas áreas de: ciências história tecnologia

Fonte (Acessa para saber mais): g1.globo.com


Postado em: 07/12/2009
ŕltimo acesso em: 2022-07-01 00:47:20
Total de acessos: 8107

SUGEST√ēES, CR√ćTICAS, ELOGIOS,
LINKS QUEBRADOS, PROBLEMAS NA P√ĀGINA
Por favor, Clique aqui e preencha nosso formul√°rio.4312

* Atividades *


Alfabeto dos Animais com Libras

Relacione corretamente a letra do alfabeto com o animal correspondente e aprenda também o seu sinal...

Multiplication Racing Game

Desenvolva a fluência de multiplicação com este jogo de corrida de carros. Responda a problemas d...

Skip Count Race Game

Motoristas, liguem seus motores! Ganhe a corrida respondendo corretamente as equa√ß√Ķes de adi√ß√£o ...

Food 1 - Nome dos alimentos em inglês 1

Você sabe o nome dos alimentos em inglês? Então combine a palavra com a imagem do alimento corres...

Herói do quebra-cabeça

No jogo Jigsaw Hero, apresentaremos à sua atenção uma nova coleção de quebra-cabeças emocionan...

Food 2 - Nome dos alimentos em inglês 2

Você sabe o nome dos alimentos em inglês? Então combine a palavra com a imagem do alimento corres...

Fishing Pictograph Game

Mova o anzol para cima e para baixo para pegar o peixe. Cuidado com as medusas. Quando todos os peix...

Memória do supervilão

Enfrente e derrote os supervil√Ķes encontrando pares de cartas. Desenvolva a mem√≥ria, a resolu√ß√£o...

Zootopia Jigsaw Puzzle

Zootopia, o filme é realmente maravilhoso! Acho que você também é muito gentil e corajoso com Ju...

Tug of War Addition - Cabo de guerra de adição

Ao final da 2¬™ s√©rie (2¬ļ ano), espera-se que os alunos sejam capazes de somar e subtrair fluentem...

Tabuada divertida

Mostre que voc√™ √© bom de tabuada e acerte o maior n√ļmero poss√≠vel de c√°lculos. Bom jogo!

Ordem dos carros na corrida

Acelere seus motores! Assista a corrida de carros e depois mova os carros na ordem em que eles vence...

Quebra-cabe√ßa: Patrim√īnio Material e Imaterial

A cultura material √© composta por elementos concretos, como constru√ß√Ķes e objetos art√≠sticos. Po...

Quiz: Você consegue acertar perguntas de uma prova de ciências da 4ª série?

Teste seus conhecimentos: você consegue acertar perguntas de uma prova de ciências da quarta séri...

Quiz: O quanto você sabe sobre os filmes da Disney?

Gosta dos filmes da Disney? Então responda a esse quiz e veja o quanto você lembra deles.

Sete erros com 'The Lion King'

Encontre as diferenças entre as imagens dos personagens do desenho animado 'O Rei Leão'. A uma exc...

Co-Ordinate Game - Jogo das coordenadas

Este exercício irá testar seus conhecimentos de coordenadas no plano cartesiano 5x5.

Escape to Egypt - Fuga para o Egito

Sua missão é ajudar José e Maria a fugir com segurança para o Egito e assim salvar Jesus Cristo ...

Quiz: Qual é o tamanho de um vírus?

Os vírus são seres estranhos no capítulo da citologia. Na verdade, eles são acelulares. E depend...

Wordsearch Christmas

Encontre as palavras em Inglês sobre o Natal.

Quiz: Você consegue acertar de qual região brasileira é essa expressão?!

A l√≠ngua de todo pa√≠s √© viva e passa por constantes transforma√ß√Ķes sociais e temporais. Difer...

Qual o pr√≥ximo n√ļmero?

Descubra qual a regra da seq√ľ√™ncia abaixo e termine de complet√°-la com os n√ļmeros que faltam.

O que é que é?

O jogo apresenta algumas charadas desafiadoras para que o usuário adivinhe qual é a resposta corre...

Quiz: Tente nomear esses famosos c√£es da Disney

A Disney √© uma das maiores empresas de entretenimento do mundo. Seus est√ļdios s√£o respons√°veis p...






Usuarios online