[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Bichos no espaço

O primeiro animal a conhecer o espaço sideral foi uma mosca-das-frutas, enviada juntamente com sementes em julho de 1946 com o objetivo de investigar os efeitos da exposição à radiação em altitudes elevadas. A mosca voltou viva em uma cápsula presa a um paraquedas. Em 1949 os Estados Unidos enviou um macaco para o espaço com o objetivo de conhecer os efeitos do espaço no organismo animal, apesar de ter atingido o espaço, não teve velocidade suficiente para girar em órbita terrestre, infelizmente o pobre bicho acabou morrendo na aterrissagem.

Para estudar se um animal poderia permanecer na órbita da Terra, Laika uma cadela soviética foi enviada para o espaço e foi o primeiro animal a fazer um voo na orbita terrestre. Mas infelizmente ela não resistiu ao “passeio” e morreu depois de 7 horas de viagem devido a um superaquecimento da cabine. Depois dela, vários cães foram enviados para o espaço. O primeiro resgate com sucesso de cães enviados ao espaço foi de Belka e Strelka, lançados em agosto de 1960, em companhia de quarenta camundongos, dois ratos e algumas plantas. Os cães também soviéticos Veterok e Ugolyok visitaram o espaço em 1966 para investigar os efeitos da micro gravidade a longo prazo, eram monitorados através de vídeos onde ficaram por longos 22 dias, um recorde não alcançado por nenhum outro cão. Ao todo, 36 cães foram enviados para o espaço e 15 deles morreram.

Mas antes disso, em 1963, uma gatinha francesa chamada Felicette foi enviada para o espaço, teve o cérebro monitorado por vários eletrodos e teve uma final feliz: foi resgatada com vida da aventura. Em 1961 o chimpanzé Enos teve um voo orbital bem sucedido. Enos morreu pouco tempo depois de seu regresso e, desde então, nenhum outro chimpanzé foi enviado para o espaço.

Em 1973 a aranha Arabella da espécie Araneus diadematus também foi enviada para o espaço onde passou 59 dias, durante a viagem, ela não decepcionou e teceu uma teia forte e grande para passar o tempo. A NASA, nas ultimas décadas, usou os ônibus espaciais para o envio de animais ao espaço. Além de macacos, ratos, peixes, minhocas, aranha, plantas, também já foram enviados bichos da seda, abelhas, fungos, bactérias, lesmas, larvas, ostras e musgos.

laika

Laika foi o primeiro cão a fazer uma viagem espacial, infelizmente não suportou mais que 7 horas.

Veterok-e-Ugolyok

Veterok e Ugolyok visitaram o espaço em 1966 onde permaneceram por 22 dias.

160256567

Belka e Stelka foram os primeiros cães a voltarem com vida do espaço.

enos

Enos mostrou-se feliz ao ser resgatado com vida do passeio.

0,,69792364,00

Infográfico da designer e ilustradora Niege Borges mostrando os princiapis animais que já visitaram o espaço.

Fonte: Galileu e Observatório Astronômico Frei Rosário


Atividade: 4216 - Bichos no espaço
Descrição: Os animais foram ao espaço com grande freqüência, realizando o sonho de muitas pessoas. Nesta galeria, casos em que astronautas foram substituídos por cachorros e macacos.
Acessos: 13673
Fonte: http://diariodebiologia.com/

Tecnologias - 240 atividades encontradas