[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Aequilibrium 2 - Equilíbrio 2


Atividade: 4215 - Aequilibrium 2 - Equilíbrio 2
Descrição: O jogo mostra diversas figuras geométricas. As figuras em verde são fixas e as amarelas desaparecem ao clique do mouse. O objetivo é retirar as figuras amarelas ordenadamente e com a velocidade correta para que as verdes se equilibrem. O jogo possui 20 níveis.

O jogo estimula o enfrentamento de problemas a partir do uso da habilidade para utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma, grandezas e medidas.

Utilização Pedagógica

Duração: Cada fase do jogo pode ser cumprida em menos de 1 minuto. O grau de dificuldade aumenta e pode ser que o jogador fique mais tempo em determinados níveis. A atividade pode ser trabalhada durante uma aula.
Conceitos, valores e conteúdo simbólico: Recomendado para o trabalho com formas junto a crianças pequenas e para estimular discussões sobre conceitos físicos com jovens. Mesmo sendo um jogo abstrato, sem contexto ou narrativa, fica implícita a ideia de equilíbrio, arquetípica, simbólica e que pode ser transportada para situações de discussão em outros contextos. Competências e habilidades: Enfrentar situações problema, nesse caso, com a habilidade de utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma, grandezas e medidas. Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional. Identificar características de figuras planas ou espaciais. Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos

Atividades propostas: Além das discussões mencionadas, sugere-se ainda, algumas atividades complementares à participação no jogo.

1. Jogar- Discutir- Jogar: Organize um primeiro momento de experimentação espontânea do jogo, e some a isso, interferências com o propósito de discutir cada nível, compartilhar as dificuldades, bem como estratégias para superá-las. Identifique em meio à discussão quais variáveis estão envolvidas no equilíbrio.

2. Identificação das formas: Para crianças menores pode-se, a partir da impressão das telas, trabalhar com as figuras geométricas.

3. Problemas de Física: Exponha situações gráficas das situações do jogo e peça aos alunos que identifiquem as forças que agem sobre cada uma delas.

4. Equilíbrio (discussão filosófica): Discuta sobre o que é preciso fazer para equilibrar os elementos na nossa vida; sobre quando agir rápido ou esperar o momento certo.
Fonte do texto acima: http://neteducacao.com.br/multimidia/jogos/equilibrio-aequilibrium
Acessos: 11986
Fonte: http://www8.agame.com

Educação Física - 548 atividades encontradas