[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Saiba como ter um bom relacionamento com o seu chefe.

Ter um bom relacionamento com o chefe uma questo que no envolve apenas fazer bem as tarefas do trabalho. Um profissional pode ser timo no que faz e, por no saber lidar com o superior, perde oportunidades de apresentar ideias, resolver problemas e at mesmo ser promovido. Em casos extremos, um desentendimento no trabalho pode at levar a uma demisso desnecessria que poderia ser evitada com um simples jogo de cintura.


A maneira de agir com o chefe, porm, exige uma percepo de como ele e como prefere ser tratado. De acordo com profissionais da rea recursos humanos, chefes centralizadores, por exemplo, precisam ter a confiana conquistada, os inseguros devem ser estimulados e, os mal-humorados, animados.

Com o intuito de dar dicas de como se relacionar bem com o chefe, o G1 preparou algumas perguntas sobre como agir com cada tipo de chefe, do calado ao agressivo, do mais novo ao mais velho (veja no quadro abaixo). As respostas foram dadas pelo especialista em gesto do capital humano, Roberto Recinella, e pela diretora comercial da Right Management, Mrcia Palmeira.

Independente da personalidade do chefe, tambm h determinados comportamentos padres que ajudam a evitar deslizes, puxes de orelha e desentendimentos no ambiente de trabalho. Entre eles est discordar com embasamento e saber engolir alguns sapos de vez em quando.

Ao conversar com o gestor, preciso saber que ele no nem seu pai nem um amigo. So dois profissionais em uma relao de trabalho, afirma Lizete Arajo, vice-presidente de planejamento da Associao Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).

Segundo Lizete, por trs de cada chefe e funcionrio, h uma pessoa com diferentes valores. As atitudes geram consequncias positivas e negativas. Um pai no vai mandar o filho embora por conta de uma discusso, j um gestor, talvez, disse.

Confira abaixo as respostas dos especialistas Roberto Recinella e Mrcia Palmeira sobre como se relacionar com o chefe em situaes comuns no ambiente de trabalho.

Como discordar do chefe?
Com cautela e, se possvel, em particular. Evite exp-lo a uma discusso pblica, mesmo que voc esteja com a razo. Tenha sempre dados e informaes que respaldem sua opinio. (Roberto Recinella)

Tenha sempre argumentos slidos e coerentes. (Mrcia Palmeira)

Quando falar e quando se calar?
Use o bom senso e observe o comportamento das pessoas ao redor. As reunies, geralmente, so controladas pelo chefe. Se ele der o sinal para parar, faa-o imediatamente. Se voc achar que a situao ficou mal resolvida, agende um momento para esclarecer a situao particularmente. (Roberto Recinella)

Devo ficar calado ou me defender dos meus erros?
Depende da abertura do chefe. Mas, sempre que possvel, defenda-se com justificativas condizentes e, claro, nunca repita o erro de novo. (Roberto Recinella)

Quando voc tem certeza do erro que cometeu, o melhor ficar calado. No tente se justificar ou se defender, pois fica muito pior. (Mrcia Palmeira)

Como agir aps um desentendimento? Devo engolir sapos?
Espere os nimos esfriarem. Depois, seja humilde e pea desculpas. Justifique a sua atitude e, se possvel, no repita o comportamento. Na maioria das vezes, preciso engolir sapos. Uma competncia importante saber digerir os sapos que engolimos. (Roberto Recinella)

Espere sair do clima de tenso e, a sim, retome a conversa sem emoes. No momento de tenso, todos perdem a razo. O melhor no chegar ao ponto do desentendimento, que sempre traz sequelas. (Mrcia Palmeira)

Preciso ir a todos os happy-hours?
No. Se no for, justifique a sua ausncia e agradea o convite. Se possvel, comparea a alguns encontros, nem que seja para sair mais cedo, para no ficar rotulado como anti-social. Happy-hours so uma tima oportunidade de networking e favorecem os laos fora do trabalho. Cuidado, porm, com o comportamento. (Roberto Recinella)

recomendvel ir a alguns, o que favorece as relaes interpessoais e, conseqentemente, facilita a troca de informaes. S v a todos se for prazeroso para voc. Nada que se faz apenas por obrigao d bons resultados. (Mrcia Palmeira)

Preciso ser amigo do chefe?
No. O que voc no dever ser inimigo dele. Voc precisa ser competente no que faz. (Roberto Recinella)

No necessariamente. Respeito e admirao entre as partes, porm, fundamental. Ter proximidade com o chefe sempre facilita o tratamento com os assuntos mais complexos do dia-a-dia. (Mrcia Palmeira)

Preciso puxar o saco do chefe?
No. Voc deve mostrar resultados. O chefe sabe diferenciar puxa sacos das pessoas competentes. (Roberto Recinella)

Puxar saco pode trazer algum benefcio em curto prazo, mas no sustvel, pois os elogios so superficiais. (Mrcia Palmeira)

Devo fazer o que o chefe quer ou o que eu quero?
Os dois. Se tudo estiver correndo bem na empresa, raramente isso acontecer, pois as metas esto na mesma direo. Seus esforos devem estar na sinergia. (Roberto Recinella)

Devo dar minhas opinies em assuntos que no me dizem respeito?
No. A no ser que algum envolvido lhe pea e, mesmo assim, mea as suas palavras. (Roberto Recinella)


As sugestes de todos devem sempre ser bem vindas. Dependendo da sugesto, o melhor dirigi-la ao responsvel pela rea, de uma forma humilde e com verdadeira inteno de ajudar, e no de criticar. (Mrcia Palmeira)

Como sugerir novas ideias?
Marque uma conversa e, de modo claro e transparente, exponha as idias coerentemente. Esteja munido de dados consistentes. Se o chefe no aceitar, pea para que justifique o motivo. (Roberto Recinella)

Se no existir um frum especfico, sugiro que seja feito em um conversa com a chefia direta. (Mrcia Palmeira)

Devo mudar meu jeito de ser por causa do trabalho?
No. As pessoas mudam conforme suas experincias de vida. Mas isso no significa que voc deva ser diferente por causa do trabalho. Caso isso esteja acontecendo, significa que os valores da empresa e os seus so diferentes. Sendo assim, est na hora de pensar em mudar de empresa. (Roberto Recinella)

Nem todas as atitudes que temos em nossa vida privada so adequadas para o trabalho. Se o trabalho exigir uma mudana muito radical, voc no vai conseguir se adequar. Ento, o melhor um emprego que seja mais compatvel com sua forma de ser a agir. (Mrcia Palmeira)

O que fazer se no concordo com as exigncias do emprego?
Tente justificar sua insatisfao e, caso no haja um consenso, o que o mais provvel, mude de emprego. (Roberto Recinella)

Procure outro emprego. Esse no lhe serve. Trar infelicidade e voc no ser produtivo. (Mrcia Palmeira)

Como pedir um aumento?
Agende uma reunio com seu chefe e seja profissional. Exclua qualquer referncia de natureza pessoal como o aumento da prestao da casa ou do colgio das crianas. Se restrinja a apresentar suas contribuies, se elas existirem. (Roberto Recinella)

Liste as novas atribuies que voc pode ter recebido recentemente, o resultado que voc apresentou e a importncia da sua atuao. Porm, certifique-se que tudo verdadeiro. Ache o momento adequado, pea uma conversa reservada com o chefe e use as armas escolhidas. (Mrcia Palmeira)

Como agir quando no sou reconhecido?
Respire fundo e mude de estratgia. Tente mostrar mais os resultados do seu trabalho. Repense seu marketing pessoal. (Roberto Recinella)

No podemos obrigar ningum a nos reconhecer. Porm, h duas alternativas. Uma delas alimentar sua prpria auto-estima, acreditando que est fazendo o seu melhor. Voc tambm pode solicitar feedbacks do trabalho. No ltimo caso, prepare-se para ouvir o que no espera. (Mrcia Palmeira)


Atividade: 4051 - Saiba como ter um bom relacionamento com o seu chefe.
Descrição: A maneira de agir com o gestor exige uma percepção de como ele é. Veja dicas de como lidar com cada perfil, do calado ao agressivo.
Acessos: 12487
Fonte: http://g1.globo.com

Marketing Pessoal - 69 atividades encontradas