[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Saiba como reduzir a umidade do ar e evitar doenças e alergias


Atividade: 3849 - Saiba como reduzir a umidade do ar e evitar doenças e alergias
Descrição:

Problemas de saúde

A baixa umidade relativa do ar causa dificuldades respiratórias porque diminui a produção do muco que serve de filtro de ar para nosso organismo. “A dinâmica respiratória fica bastante prejudicada com o ar seco. Com o muco reduzido, uma bactéria que seria eliminada com facilidade fica ali, aumentando o risco de uma infecção”, explica Paulo Olzon, médico infectologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


É ruim, mas não quer dizer que o inverso, a alta umidade no ar, seja um bom negócio. O ambiente mais úmido favorece a proliferação de mofo e de fungos. Com isso, as pessoas alérgicas sofrem com mais crises. “O inverno já tem menos luz. Se em cima disso há muita umidade, aumenta a quantidade de ácaros e a exposição a alérgenos”, afirma Maria Cláudia Stockler, do Hospital das Clínicas de São Paulo.


Além das alergias, a umidade pode favorecer também a transmissão do vírus da gripe comum. “De um modo geral, o vírus se dá muito melhor com o ambiente úmido. Ele sobrevive mais tempo”, explica Olzon.

No entanto, é bom deixar claro: não há ainda como afirmar que o vírus da nova gripe se comporta da mesma maneira. “Não temos nenhum estudo que mostre uma relação entre as duas coisas nesse novo vírus”, explica David Uip, infectologista e diretor do Hospital Emílio Ribas.


Fora os problemas de saúde, a umidade também pode estragar móveis, roupas e aparelhos eletrônicos. Para evitar tudo isso, o mais indicado é resistir à tentação do inverno de deixar a casa toda fechada. Quanto mais ventilado e iluminado estiver um cômodo, melhor.

Acessos: 10948
Fonte: http://g1.globo.com

saúde - 655 atividades encontradas