[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Quiz sobre religiões da matriz africada


Atividade: 15017 - Quiz sobre religiões da matriz africada
Descrição: O que você sabe sobre religiões de matriz africana? Faça o teste.

Maioria chegou ao país com os negros escravizados em meados do século 16. Seguidores sofrem com intolerância e desinformação. Teste seus conhecimentos sobre rituais, origens e história

No mesmo mês de novembro em que se comemora a Consciência Negra, no dia 20, celebra-se, cinco dias antes, o Dia Nacional da Umbanda — uma das mais importantes religiões africanas no país, junto com o candomblé.

As matrizes africanas originaram diversas formas de manifestações sagradas — no Brasil, além do candomblé e umbanda, existem adeptos de tradições como jarê, terecô e xangô de Pernambuco, que se diferenciam quanto a rituais e história, ainda que compartilhem influências e filosofias vindas da África.

A maioria dessas tradições chegou ao país com os negros escravizados em meados do século 16. Ao mesmo tempo em que se incorporaram à cultura brasileira, estiveram na mira constante do racismo e discriminação. O Brasil pouco aprendeu sobre sua fé, e ainda hoje seus seguidores são alvos de intolerância e desinformação frequentes.

A liberdade de crença é “inviolável”, de acordo com artigo 5º da Constituição Federal. Ainda segundo o documento, é assegurado a todos os brasileiros o “livre exercício de cultos religiosos e tendo garantida a proteção aos seus locais de culto e às suas liturgias”.

Neste quiz elaborado pelo Nexo faz dez perguntas sobre a história, a cultura e alguns dos principais conceitos relacionados às religiões de matriz africana. As questões foram elaboradas com a ajuda do sacerdote e cientista da religião Alexandre Cumino, autor de 12 livros sobre a umbanda. Quanto você sabe sobre o tema?
Acessos: 17818
Fonte: https://www.nexojornal.com.br

Religião - 706 atividades encontradas