[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Padrões sociais: Viver em grupo


Atividade: 14034 - Padrões sociais: Viver em grupo
Descrição: Aprenda um pouco sobre a forma com que vivem os animais e em seguida teste seus conhecimentos.

Muitos animais vivem e caçam sozinhos. A esses animais dá-se o nome de animais solitários. As chitas, os tigres, os leopardos, as cobras e as aranhas são exemplos de animais solitários.

Alguns animais, como os insetos, vivem em colónias ajudando, assim, a cuidar uns dos outros. Uns recolhem os alimentos, outros tomam conta dos mais novos, outros acasalam e outros põem ovos.

Alguns animais de maior porte também vivem em grupo por ser mais seguro. Desta forma, protegem-se dos ataques dos predadores. Um pequeno grupo fica a vigiar a aproximação dos predadores, enquanto os restantes cuidam das crias e procuram o alimento.

Os herbívoros vivem em manadas para terem mais olhos, orelhas e narizes e, assim, melhor farejarem a presença de predadores. Os predadores caçam em grupo para mais facilmente conseguirem capturar presas maiores.

Viver em grupo ajuda a manter os animais saudáveis. Os macacos e os babuínos catam-se uns aos outros procurando e removendo carrapatos e pulgas uns dos outros.

Alguns animais vivem em grupo, para se ajudarem mutuamente.

Os animais vivem em grupo por várias razões. Por exemplo, para se protegerem, para se catarem, para formarem pares e para caçarem.
Acessos: 10585
Fonte: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br

Ciências - 2879 atividades encontradas