Dia 19 de abril Dia do ndio. Nada mais justo do que utilizar esta data para relembrar alguns aspectos relacionados com a cultura indgena, a relao com os europeus e a situao dos ndios no decorrer de nossa histria. Assim, conhea curiosidades sobre os ndios brasileiros.

Clique aqui para acessar o matria original.

Pintura que mostra os ndios presenciando a chegada dos portugueses ao Brasil

- Os povos que habitavam as Amricas foram chamados pelos europeus de ndios. O termo uma inveno europeia e provm de um erro histrico. Ao chegar s Amricas, os europeus achavam que tinham chegado nas ndias. Assim, os povos que habitavam o continente americano foram chamados de ndios.

- Quando o Brasil foi conquistado, em 1500, os historiadores calculam que existiam aqui entre 3 milhes e 5 milhes de ndios, divididos em 1.400 tribos. Havia trs grandes reas de concentrao: litoral, bacia do Paraguai e bacia Amaznica.

- No Brasil, muitos ndios foram capturados e escravizados. Os colonos diziam que os ndios no eram gente, mas animais. Quando os padres jesutas chegaram ao Brasil, comearam a reverter esse quadro. Em 1537, a bula Veritas Ipsa, editada pelo papa Paulo III, declarou que os ndios eram “verdadeiros seres humanos”.

- As doenas trazidas pelos europeus causou a morte de vrios habitantes da terra. Os indgenas no resistiam ao sarampo, varola e gripe. Entre 1562 e 1563, cerca de 60 mil ndios morreram por causa de duas epidemias de “peste de bexiga” (tipo de varola).

- Atualmente, calcula-se que 400 mil ndios ocupam o territrio brasileiro, divididos em 200 etnias e 170 lnguas. Vale ressaltar que este clculo considera apenas os indgenas que vivem em aldeias. H estimativas de que, alm destes, h entre 100 e 190 mil vivendo fora das terras indgenas.

Indgenas Brasileiros

- O gro de guaran lembra muito a figura de um olho humano. Isso deu margem a uma lenda espalhada pelos ndios sater-mau. A ndia Unai teria tido um filho concebido por uma serpente e morto pelas flechadas de um macaco. No local em que ele foi enterrado, teriam nascido as primeiras plantas de guaran.

- Os ndios Xerente realizam um ritual para batizar suas crianas, chamado Uak. Nele, a molecada participa de uma dana em crculo enquanto recebe seus nomes, que depois so anunciados de porta em porta.

- Em 2004, foram realizados os Jogos Indgenas do Par. 500 ndios de 14 tribos participaram do evento, que teve competies de arco-e-flecha, cabo-de-guerra, arremesso de lana, lutas corporais, natao, canoagem, corrida de toras, maratona e atletismo.

- O Parque Nacional do Xingu uma das maiores reas indgenas da Amrica Latina, com 26 mil quilmetros quadrados (quase o tamanho do Estado de Alagoas). Criado em 1961 para garantir melhores condies de vida e a posse da terra populao indgena local, abriga hoje 4 mil ndios de 15 grupos diferentes.

- Os ndios brasileiros adoram carne de macaco, considerada um prato muito especial. Quanto mais novo o macaco for abatido, mais macia a carne. Os miolos so retirados e misturados a um molho ou po. Os crebros so ricos em gordura e protena.

ndios na floresta

- O tupi era uma das 1.200 lnguas indgenas identificadas no Brasil no ano de 1500. At meados do sculo 18, tratava-se do idioma mais falado no territrio brasileiro. Cerca de 20 mil palavras do atual vocabulrio, como amendoim, caipira, moqueca, taturana e pipoca, derivaram dele.

- Quando Cabral chegou ao Brasil, a lngua era falada numa faixa de 4 mil quilmetros, do norte do Cear ao sul de So Paulo. O que predominava era o dialeto tupinamb, um dos cinco grandes grupos tupis. Os outros eram: tupiniquins, caets, potiguaras e tamoios.

- Os bandeirantes se comunicavam em tupi. por isso que tantos estados, municpios e rios tm nomes de origem indgena. Neste sentido, Paran “mar”; Par “rio”; Piau “rio de piaus” (um tipo de peixe); Sergipe “no rio do siri”; Curitiba “muito pinho”; Pernambuco “mar com fendas”, entre outros.

- Hoje restam 177 lnguas indgenas. O antigo tupi foi uma das que desapareceram completamente. Em 1758, o marqus de Pombal, interessado em acabar com o poder da Companhia de Jesus no Brasil e em aumentar o domnio da metrpole portuguesa sobre a colnia, proibiu o ensino e o uso do tupi.

- Em 1955, o presidente Caf Filho obrigou todas as faculdades de letras a incluir um curso de tupi no currculo.

ndios praticando rituais em aldeia

- Em 1910, o Marechal Rondon criou o SPI (Servio de Proteo ao ndio). Os indgenas passaram a ter direito posse da terra e seus costumes eram respeitados. A entidade foi substituda pela Funai (Fundao Nacional do ndio). O rgo federal que cuida hoje das naes indgenas foi criado em 5 de dezembro de 1967.

- Existem aproximadamente 200 grupos indgenas identificados. Mas os dez mais numerosos representam 43% de todo o contingente indgena brasileiro, que rene 325.652 indivduos. A maior parte (89.529) mora na Amaznia.

- A Funai calcula que, alm das tribos j conhecidas, h em torno de 55 grupos totalmente isolados, todos em reas remotas da Amaznia. Em junho de 1998, na divisa do Brasil com o Peru, uma equipe da Funai vislumbrou entre a copa das rvores doze malocas de uma tribo indgena at ento completamente desconhecida.

- A Amaznia a ltima regio do planeta onde ainda vivem grupos humanos desconhecidos. Vivem em estgio bastante primitivo, caando, pescando e, em alguns casos, cultivando pequenas roas. Essas tribos recebem da Funai a vaga denominao de “ndios isolados”.

- Pelo Cdigo Civil, o ndio no tem direito propriedade da terra das reservas. Ele tem a posse e o direito de usar o que nela existir (gua, flora, fauna e minrios).

ndios praticando a antropofagia ritual

- Canibalismo ou antropofagia consiste no ato de comer a carne de seres da mesma espcie. O termo vem da lngua arawan, falada por uma tribo indgena da Amrica do Sul. A prtica, conforme afirmam estudiosos e arquelogos, era comum em comunidades primitivas ao redor do mundo.

- Na poca em que os portugueses chegaram ao Brasil, havia no pas diversas tribos de ndios canibais. Entre elas estavam os tupinamb, os potiguares, os caets, os aimors, os goitacs e os tamoios. Eles devoravam seus inimigos por vingana e acreditavam que, comendo seu corpo, adquiriam seu poder.

- O ritual de “degustao” humana inclua um perodo de engorda, em que a vtima era bem tratada e alimentada. Antes de sua morte, ela recebia o privilgio de passar uma noite de amor com uma das mulheres da tribo. Depois de morto, o corpo era dividido entre homens e mulheres.

- Relatos contam tambm que os tupis realizavam impressionantes cerimnias antropfagas coletivas. Homens, mulheres e crianas bebiam cauim e devoravam, animadamente, o inimigo assado em grelhas de varas. At 2 mil ndios celebravam o ritual comendo pequenos pedaos do corpo do prisioneiro.

- Os tamoios, por sua vez, tinham por costume permitir que o preso vingasse sua morte antes da execuo. Ele recebia pedras para jogar contra os convidados, que vinham de longe para as festas. O carrasco colocava um manto de penas e matava a vtima com um golpe de borduna na nuca.