[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Biodiversidade em números

Governos concordam em dobrar fundos para biodiversidade em pases pobres

Deciso foi tomada em cpula da ONU na ndia. Investimento deve ser feito at 2015, com o objetivo de reverter perda de recursos naturais

Reunidos em uma cpula da ONU em Hyderabad, ndia, os governos concordaram em dobrar o financiamento at 2015 para que pases pobres revertam a perda crescente de recursos naturais. O acordo foi concludo aps longas noites de duras negociaes sobre a extenso e o prazo da nova ajuda, na mesma semana em que 400 plantas e animais foram adicionados "lista vermelha" de espcies em risco de extino .

Os governos expressaram preocupao em um documento publicado no encerramento da reunio da Conveno sobre Diversidade Biolgica (CDB) de que "a falta de recursos financeiros suficientes" esteja comprometendo os esforos para conter o declnio das riquezas naturais de que os seres humanos dependem para se alimentar, abrigar e manter seus estilos de vida.

Eles instaram uns aos outros "a considerar todas as fontes e meios possveis que possam ajudar a alcanar o nvel de recursos necessrios".

Em uma conferncia realizada em Nagoia, no Japo, h dois anos, os pases da ONU adotaram um plano de 20 pontos para reverter a perda da biodiversidade at 2020.

As chamadas Metas de Aichi para a Biodiversidade incluem reduzir metade a perda de hbitat, expandir reas terrestres e aquticas em conservao, evitar a extino das espcies na lista de wameaadas e restaurar ao menos 15% dos ecossistemas degradados.

Mas o plano tem encontrado barreiras na falta de financiamento para conservao, principalmente em pases pobres que lutam contra a inflao, a pobreza e o desemprego em um momento de crise financeira internacional.

Ministros e vice-ministros de 77 pases negociaram a essncia do financiamento em Hyderabad, sul da ndia, entre quarta e sexta-feira, no encerramento da conferncia de duas semanas.

Nas metrpoles: Expanso urbana pode deixar cidades mais verdes at 2030, diz ONU

Eles acabaram concordando em dobrar os recursos vinculados biodiversidade para pases em desenvolvimento at 2015, tendo como base uma mdia anual de financiamento no perodo 2006-2010 - e manter este nvel at 2020. O nmero tomado como base no foi revelado.

Em contrapartida, os pases em desenvolvimento devero apresentar garantias sobre a utilizao dos fundos e implementar estratgias nacionais, proporcionando os meios para preservar a biodiversidade.

" a primeira vez na histria que h um acordo que fixa um objetivo financeiro internacional em favor da biodiversidade", comemorou a ministra francesa da Ecologia, Delphine Batho.

Julia Marton-Lefvre, diretora geral da Unio Internacional para a Conservao da Natureza (UICN), tambm saudou "progressos positivos para alcanar objetivos adotados h dois anos". "Esses esforos precisam agora de ser ampliados com urgncia com financiamentos adequados de todas as fontes possveis", ressaltou ela em um comunicado.

Para o WWF, por outro lado, o componente financeiro "decepcionante, porque no o suficiente para atingir os alvos ambiciosos" adotados em Nagoia.

Durante a assembleia plenria de encerramento, o Canad destacou que no concordava com este compromisso, mas sem bloquear o processo.

Alguns meses depois da cpula Rio+20, decepcionante para a proteo dos oceanos, a conferncia permitiu progressos para a proteo das espcies marinhas em alto-mar, cada vez mais expostas aos pescadores e s companhias de petrleo.

Cerca de cinquenta zonas consideradas sensveis no Pacfico, no Caribe e no Mediterrneo foram definidas. Elas devem servir de base para a formao de eventuais reas marinhas protegidas.

A prxima conferncia ser realizada em 2014, na Coreia do Sul.

Biodiversidade


Atividade: 11366 - Biodiversidade em números
Descrição: Infográfico mostra os números da biodiversidade no mundo
Acessos: 10652
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/

Meio Ambiente - 771 atividades encontradas