[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Macaco guigó

SALVE GUIG





macacos sau... lindos solto na natureza... Jundiai-SP





Macaco-guig

(Callicebus coimbrai)
Espécie vive em fragmentos de florestas úmidas (Foto: Eduardo Lacerda / TG)
Espécie vive em fragmentos de florestas úmidas (Foto: Eduardo Lacerda / TG)

CONFIRA GALERIA DE FOTOS

Nome Científico:
Callicebus coimbrai
Família:  Pitheciidae
Ordem:  Primates
Distribuição: Mata Atlântica do Sergipe e Norte da Bahia.
Alimentação: Alimenta-se basicamente de frutos, mas completa a sua dieta com folhas e insetos. Gasta, em média, 75% do seu tempo com a alimentação.
Reprodução: Os casais geram apenas um filhote a cada ano. A gestação dura, em média, quatro meses.

 

Este pequeno primata, que pesa entre um e dois quilos na fase adulta, foi descoberto por pesquisadores em 1999, também é conhecido por guigó-de-coimbra-filho. Apesar da recente identificação, seu estado de conservação, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é crítico. Dos 125 fragmentos de mata em que foi registrado, em 14 já é considerado extinto.

O guigó é uma espécie endêmica da Mata Atlântica sergipana e do norte da Bahia. Em outras palavras, vive apenas em fragmentos de florestas úmidas destas regiões.

Formam pequenos grupos, com dois a seis indivíduos. Geralmente eles são compostos por um casal monogâmico e sua prole imatura. Quando os filhotes atingem a maturidade sexual, que ocorre entre o segundo e quarto ano de vida, deixam seus grupos natais e muitas vezes emigram para novas áreas. Cada casal é fortemente unido, além de ser territorialista. Os hábitos são diurnos e arborícolas. Ou seja, raramente descem ao solo.

A vocalização potente é uma das características marcantes desta espécie. Os “gritos” são emitidos pelo casal dominante do grupo, geralmente logo ao amanhecer. Os sons têm a função de demarcar o território. Quem “fala” mais alto ganha. A intenção é evitar os confrontos físicos, que ficam como último recurso na disputa pelo espaço. Vale lembrar que os cantos dos guigós, por vezes, são confundidos com o das aves.

Considerado de porte médio, este primata alcança até 39 centímetros e a cauda chega a um terço do comprimento. A coloração da testa e orelhas é preta. Já o corpo é bege acinzentado e a cauda alaranjada.

Pelo fato de ser pequeno e “com pouca carne”, a caça deste animal é considerada rara. Além disso, não são registrados casos de criações ilegais do guigó como animal de estimação, pois são atribuídas à espécie hábitos de “estripulias”, como em demais espécies de macacos. Por este motivo, a destruição das matas é mesmo a principal ameaça ao guigó.

 

Saiba mais:
Lista de Espécies Ameaçadas – Guigó (Callicebus coimbrai), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e Revista Terra da Gente.

Fonte:http://g1.globo.com

Atividade: 10993 - Macaco guigó
Descrição: Este foi o último primata descoberto na Mata Atlântica. A população é pequena e a espécie corre risco de desaparecer. Conheça um pouco mais sobre esse primata.
Acessos: 10946
Fonte:

Meio Ambiente - 771 atividades encontradas