Get Adobe Flash player

Para segurança é necessário autorizar o plugin do Flash
Para baixar ou ativar o plugin Flash, basta clicar aqui




Get Adobe Flash player

Para segurança é necessário autorizar o plugin do Flash
Para baixar ou ativar o plugin Flash, basta clicar aqui












Oceanografia

É a ciência que investiga as características de oceanos, mares, rios, lagos e zonas costeiras sob todos os aspectos, de sua descrição física até a interpretação dos fenômenos que neles se verificam, além de sua interação com os continentes e com a atmosfera. O oceanógrafo pesquisa animais e vegetais, o ambiente e os processos marinhos. Coleta, analisa e interpreta informações sobre as condições físicas, químicas, biológicas e geológicas dos ambientes aquáticos. Analisa a composição da água de rios, lagunas e estuários e atua em projetos de saneamento de áreas costeiras. desenvolve técnicas de exploração dos recursos naturais e minerais dos mares e avalia os efeitos das atividades humanas sobre o ecossistema. Também supervisiona o cultivo de organismos aquáticos em cativeiro. Pode atuar tanto no setor público quanto no privado e em ONGs que trabalhem diretamente com a questão da preservação ambiental.

Prepare-se para muita matemática, física e química, além de biologia e geologia. As características físicas, químicas, biológicas e geológicas dos oceanos são vistas em disciplinas como manejo dos recursos vivos, poluição marinha e tecnologia de pesca. No fim do curso, navegar é preciso, e você deve ter noção de meteorologia e cartografia. Em algumas escolas, o estágio é obrigatório.

Se no passado a oceanografia era focada em pesquisa, hoje os profissionais se direcionam também para outras áreas. Há boas oportunidades especialmente no litoral nordestino, onde crescem os grandes empreendimentos de turismo. Isso porque toda atividade humana em ambientes marinhos demanda estudos de impacto ambiental, com levantamentos oceanográficos. A prestação de serviços às companhias do setor do petróleo, em prospecção na camada do pré-sal, também gera demanda pelo graduado. Outra atividade cada vez mais valorizada é a modelagem da circulação dos oceanos - a criação de modelos que explicam o movimento das correntes, para monitorar, por exemplo, o lançamento de poluentes. Em Santa Catarina, o setor pesqueiro oferece oportunidades. Outras duas áreas merecem destaque como boas empregadoras: a biotecnologia, na extração de produtos de organismos marinhos para as indústrias cosmética, alimentícia e farmacêutica, e a maricultura (criação de animais marinhos), atividade predominante no Sul e no Nordeste. Os estados que mais requisitam este profissional são Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, além do Nordeste.

Principais áreas de atuação:

- Oceanografia física
- Oceanografia química
- Oceanografia biológica
- Oceanografia geológica
- Preservação ambiental em órgãos do setor público
- Gestão de projetos ambientais no setor privado
- Educação ambiental