[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Sistema cardiovascular






Sistema Cardiovascular

O sistema cardiovascular ou sistema circulatrio humano responsvel pela circulao do sangue, de modo a transportar os nutrientes e o oxignio por todo o corpo. O Sistema Cardiovascular formado pelos vasos sanguneos e o corao.

Sistema Cardiovascular

Veja mais detalhes sobre o sistema circulatrio humano e de outros animais.

Vasos Sanguneos

Os vasos sanguneos constituem uma ampla rede de tubos por onde circula o sangue, distribudos por todo o corpo. Existem trs tipos de vasos sanguneos: as artrias, as veias e os vasos capilares.

Artrias

As artrias so vasos do sistema cardiovascular, por onde passa o sangue que sai do corao sendo transportado para as outras partes do corpo. A musculatura das artrias espessa, formada de tecido muscular bastante elstico, permitindo, dessa maneira, que as paredes se contraiam e relaxem a cada batimento cardaco. As artrias se ramificam pelo corpo e vo se tornando mais finas, constituindo as arterolas, que por sua vez se ramificam ainda mais formando os capilares.

Veias

As veias so vasos do sistema cardiovascular que transportam o sangue das diversas partes do corpo de volta para o corao. Sua parede mais fina que a das artrias e, portanto, o transporte do sangue mais lento. Assim, a presso do sangue no interior das veias baixa, o que dificulta o seu retorno ao corao. A existncia de vlvulas nesses vasos, faz com que o sangue se desloque sempre em direo ao corao.

Importante destacar que a maior parte das veias (jugular, safena, cerebral e diversas outras) transporta o sangue venoso, ou seja, rico em gs carbnico enquanto as veias pulmonares transportam o sangue arterial, oxigenado, dos pulmes para o corao.

Leia tambm o artigo sobre as veias e os pulmes.

Vasos Capilares

Os vasos capilares so ramificaes microscpicas de artrias e veias que integram o sistema cardiovascular formando uma rede de comunicao entre as artrias e as veias. Suas paredes so constitudas por uma camada finssima de clulas, o que permite a troca de substncias (nutrientes, oxignio, gs carbnico, etc.) do sangue para as clulas e das clulas para o sangue.

Se quiser ler mais sobre o sangue, veja o artigo.

Corao

O corao um rgo do sistema cardiovascular, que se localiza na caixa torcica, entre os pulmes e possui a funo de bombear o sangue atravs dos vasos sanguneos para todo o corpo.

O corao um rgo oco e musculoso, envolvido por uma membrana denominada pericrdio, e internamente as cavidades cardacas so revestidas pela membrana chamada endocrdio. Suas paredes so constitudas por um msculo, o miocrdio, sendo o responsvel pelas contraes do corao.

O miocrdio apresenta internamente quatro cavidades: duas superiores, denominadas trios (direito e esquerdo), e duas inferiores, denominadas ventrculos (direito e esquerdo) que possuem paredes mais grossas que os trios. Com isso, o trio direito comunica-se com o ventrculo direito e o trio esquerdo comunica-se com o ventrculo esquerdo sendo que no h comunicao entre os dois trios nem entre os dois ventrculos.

Sistema Cardiovascular

Para impedir o refluxo do sangue dos ventrculos para os trios existe uma vlvula, tanto entre o trio direito e o ventrculo direito, que a vlvula tricspide, como tambm entre o trio esquerdo e o ventrculo esquerdo, que a mitral ou bicspide.

O corao possui dois tipos de movimentos: a sstole, movimento de contrao, em que o sangue bombeado para o corpo; e a distole, movimento de relaxamento, em que o corao se enche de sangue.

Se quiser ainda mais detalhes sobre o corao, leia o artigo.

Pulsao

A pulsao do sistema cardiovascular observada a cada vez que os ventrculos se contraem, ou a cada batida do corao, eles impulsionam o sangue para as artrias. Por esse movimento de pulsao, tambm chamado de pulso arterial, possvel verificar a frequncia dos batimentos cardacos.

Importante destacar que o corao um rgo que funciona em ritmo constante e as irregularidades no seu ritmo, indicam o mau funcionamento do corao, caracterizadas pelas arritmias cardacas, que podem se manifestar com palpitaes, dificuldades respiratrias, dor no peito, tonturas e desmaios.

Fonte: http://www.todamateria.com.br w

Atividade: 9417 - Sistema cardiovascular
Descrição: Quiz sobre o sistema cardiovascular.
Acessos: 46611
Fonte:

saúde - 655 atividades encontradas