[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Pimenta para qualquer paladar


Atividade: 8293 - Pimenta para qualquer paladar
Descrição: Das mais ardidas às mais suaves, as pimentas conquistam paladares – e olhares. Saborosas e lindas, elas dão um gosto especial às receitas e ainda decoram os pratos com suas cores vivas. Conheça um pouco da origem e algumas das variedades desse tempero picante.

DESDE AS GRANDES NAVEGAÇÕES

A relação da pimenta com a civilização vem da Idade Média, quando os árabes a teriam introduzido no mundo europeu. No entanto, o caminho para trazê-la da Índia, seu local de origem, à Europa era longo e complicado e, por isso, o produto chegava a seu destino final com um custo muito alto. No século 15, foram financiadas as grandes navegações, que tinham como objetivo a busca de especiarias na Ásia. Foi então que as embarcações chegaram à América pela primeira vez. Nesse momento os europeus tiveram acesso ao gênero das capsicum, originário da bacia Amazônica. Relatos de europeus indicam que, no Brasil, a pimenta era tão valorizada pelos índios que eles chegavam a utilizá-la como moeda de troca.



Pimenta para qualquer paladar


Elas só se tornaram conhecidas do mundo civilizado no século 15, no período das grandes navegações. No entanto, estudos arqueológicos realizados no México indicam que as pimentas já eram utilizadas na América – não na culinária, mas em rituais sagrados – desde 7000 a.C. A forte relação do homem com a pimenta vem, portanto, de longa data. Democrática, a iguaria está presente tanto nas receitas mais simples como nos pratos mais elaborados de chefs internacionais consagrados. Como explicar tamanho fascínio?



De acordo com Nelusko Linguanotto Neto, proprietário da Bombay Food Services e autor do livro Pimentas com suas receitas, a pimenta é quase um vício. Na obra, ele explica que o ardor causa uma sensação que se assemelha à de uma queimadura. O cérebro, então, para compensar a “dor”, libera endorfinas, responsáveis por um intenso bem-estar. Convidado por Casa e Jardim, o especialista, apelidado de Nelo, desvenda aqui os mistérios da pimenta.



Para começar, é importante saber que as pimentas são divididas em duas famílias: “Temos o grupo capsicum, originário da bacia Amazônica, que inclui a malagueta, a dedo-de-moça e a tabasco, por exemplo, e as piperáceas, vindas da Ásia, das quais a espécie mais famosa é a pimenta-do-reino”, explica Nelo.



Ao todo, são centenas de espécies de pimenta. Demos a Nelo a difícil missão de destacar apenas 15 das variedades mais importantes. Aqui, a ficha completa de cada uma, com curiosidades, uso culinário indicado e grau de ardor – algumas, como a biquinho, são consideradas com picância zero e agradam até a quem tem um paladar mais sensível. Clique em cada imagem e desfrute do infográfico.
Acessos: 10489
Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com

Diversos - 1288 atividades encontradas