[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Guia da cadeirinha







Veja qual o tipo de cadeira de segurana mais adequado ao peso e idade da criana.

 

 

Beb conforto ou conversvel

Cadeira de segurana

Assento de elevao ou “booster”

Cinto de segurana de trs pontos
  bbconforto cadeirasegura booster cinto3pontos
Tipo de assento

Beb conforto
ou conversvel

Cadeira de segurana Assento de elevao ou “booster”

Cinto de segurana
de trs pontos

Peso e idade

Desde o nascimento at
9 ou 13 Kg, conforme recomendao
do fabricante, ou at 1 ano de idade.

De 9 a 18 Kg, aproximadamente de 1 a 4 anos de idade. De 18 at 36 Kg, aproximadamente de 4 a 10 anos de idade.

Acima de 36 Kg
e no mnimo 1,45m de altura - aproximadamente 10 anos de idade

Posio

Voltada para o vidro traseiro, com leve inclinao, conforme instrues do fabricante, de costas para o movimento, sempre no
banco de trs.

Voltada para frente, na posio vertical, no banco de trs. No banco traseiro com cinto de trs pontos. At 10 anos de idade, no banco traseiro do carro, com cinto de trs pontos.

 

Importante!

  • Adquira sempre produtos certificados conforme normas europias, americanas ou brasileiras (selo do INMETRO). Na hora de adquirir uma cadeira de segurana d preferncia as lojas que ofeream auxlio na instalao.
  • Antes de comprar a cadeirinha, experimente instal-la para ver se apropriada para o cinto e assento do seu carro e peso da criana.
  • No reutilize cadeiras de segurana que j estiveram em um acidente de carro

     

    Como identificar um dispositivo de reteno certificado

      inmetro

    1 COMO IDENTIFICAR UM DISPOSITIVO DE RETENO CERTIFICADO
    1.1 CERTIFICAO BRASILEIRA
    Segue a NBR 14400 (baseada na norma europia). A maioria s pode ser instalada em
    cinto de trs pontos.
    Devem constar no dispositivo de reteno para crianas, de maneira clara e indelvel, as
    seguintes informaes:

    a) selo de Identificao da Conformidade do INMETRO,
    contendo o n.. do OCP, colocado de forma clara e
    duradoura;
    b) ) razo social / nome fantasia do fabricante / importador;
    c) endereo do fabricante/importador;
    d) ms e ano de fabricao;
    e) grupos de massa do dispositivo de reteno para crianas;
    f) designao do modelo certificado;
    g) nmero e ano da norma tcnica;
    h) nmero da Autorizao para o uso da Identificao da Conformidade;
    i) os dizeres: “CASO ESTE PRODUTO TENHA SIDO SUBMETIDO A VIOLENTO
    ESFORO EM UM ACIDENTE, SUBSTITUA-O IMEDIATAMENTE”.




    Beb conforto ou conversvel
    Recomendaes
    As tiras da cadeirinha devem ficar abaixo dos ombros e ajustadas ao corpo da criana com um dedo de folga.
    Instalao
    Para garantir a segurana da criana, a cadeirinha deve estar corretamente instalada.O cinto de segurana do carro deve passar pelos locais indicados da cadeirinha e ela no deve se mover mais que 2cm para os lados, aps fixao da cadeirinha, necessrio a utilizao do clipe de segurana. Este acessrio trava o cinto de segurana do carro, evitando que ele fique solto. Leia atentamente as instrues da cadeirinha de segurana e o manual do carro.

    Dicas importantes

  • Bebs devem andar de costas para o movimento at completarem 1 ano ou pesarem at 9 Kgs em cadeiras do tipo beb conforto ou conversvel. Nesta posio, o beb est mais protegido de sofrer ferimentos na coluna cervical no momento do acidente.
  • As tiras da cadeirinha devem ficar abaixo do ombro.
  • Ajuste as tiras da cadeirinha para que fiquem confortveis e ajustadas ao corpo da criana com uma folga de, no mximo um dedo, e posicione o clipe peitoral (se houver) na altura das axilas.
  • Recline a cadeirinha de costas para o movimento o suficiente para que a cabea de seu filho possa descansar de forma plana na concha da cadeirinha. Voc pode posicionar em baixo da cadeirinha uma toalha enrolada de forma firme ou outro material suave poder ajud-lo a encontrar a inclinao adequada. Nunca recline a cadeirinha de segurana mais do que 45.
  • Nunca coloque nada entre a criana e a cadeira. Cuidado com roupas grossas ou acolchoados entre a criana e as tiras da cadeirinha. Estes materiais podem comprimir num acidente, provocando um afrouxamento e afetando a proteo da cadeirinha de segurana.
  • Nunca use uma cadeirinha de costas para o movimento em uma posio onde haja um air-bag frontal ou lateral ativado. A fora de um air-bag em formao pode resultar em ferimentos graves ou at a morte.
  • Se a cadeirinha de segurana de seu filho tiver uma ala, siga as instrues do fabricante. A maioria das cadeiras americanas pede que as alas devem ficar para baixo durante o transporte no carro.

     

    Cadeira de segurana

    cadeirasegura

    Modelo
    Cadeira de segurana.
    Recomendaes
    As tiras da cadeira devem estar acima dos ombros e ajustadas ao corpo da criana com um dedo de folga.
    Instalao
    Para garantir a segurana da criana, a cadeira deve estar corretamente instalada.O cinto de segurana do carro deve passar pelos locais indicados da cadeira e ela no deve se mover mais que 2cm para os lados, aps fixao da cadeira, necessrio a utilizao do clipe de segurana. Este acessrio trava o cinto de segurana do carro, evitando que ele fique solto. Leia atentamente as instrues da cadeira de segurana e o manual do carro.

    Dicas importantes

  • Use uma cadeira de segurana de frente para o movimento com sistema de reteno (cinto da cadeira) de 5 pontos, na posio vertical, de acordo com as instrues do fabricante.
  • Posicione as tiras de segurana da cadeira acima da altura dos ombros. Recomenda-se utilizar o espao de passagem da tira mais reforado, geralmente o que se localiza mais no topo da cadeira. Leia as instrues do fabricante.
  • Ajuste as tiras da cadeira para que fiquem confortveis e ajustadas ao corpo da criana com uma folga de, no mximo, um dedo. Posicione o clipe peitoral (se houver) na altura das axilas.
  • Nunca coloque nada entre a criana e a cadeira.
  • Cuidado com roupas grossas ou acolchoados entre a criana e as tiras da cadeira de segurana. Estes materiais podem comprimir em um acidente, provocando um afrouxamento e afetando a proteo da cadeira de segurana.

     

    Assento de elevao ou “booster”

    booster

    Modelo
    Assento de elevao ou “booster”.
    Recomendaes
    O assento de segurana faz com que o cinto de trs pontos do carro passe nos locais corretos do corpo da criana: pelo centro do ombro e peito e sobre os quadris.
    Instalao
    Leia atentamente as instrues da cadeirinha de segurana e o manual do carro.

    Dicas importantes

  • Os cintos de segurana dos carros so desenvolvidos para pessoas com no mnimo 1,45 metro de altura, portanto no servem corretamente para crianas nesta faixa etria.
  • Use um assento de segurana para que o cinto de trs pontos do carro passe confortavelmente pelo meio do ombro, centro do peito e sobre os quadris da criana.
  • Nunca permita que seu filho coloque o cinto peitoral embaixo do seu brao ou por trs das costas. Isto pode causar ferimentos srios.
  • A criana deve apoiar as costas no encosto do assento, seja do assento de segurana ou do prprio veculo.
  • O assento de segurana deve ser usado somente com cinto de 3 pontos.
  • O assento de segurana deve ser usado somente se houver encosto de cabea no carro. Caso o seu carro no tenha este equipamento procure uma concessionria autorizada para instalar.
  • Se seu filho pesar mais que 18 kg e seu carro tiver apenas um cinto sub-abdominal no banco de trs, voc pode informar-se em uma concessionria sobre instalao do cinto de trs pontos. Se a concessionria no estiver familiarizada com este procedimento, contate o fabricante diretamente.

     

    Cinto de segurana de trs pontos

    cinto3pontos  

    Modelo
    Cinto de segurana de trs pontos.
    Recomendaes
    A criana deve conseguir apoiar as costas inteiras no encosto do banco e dobrar os joelhos na borda do banco, sem escorregar o corpo para frente. O cinto deve passar pelo centro do ombro e sobre os quadris.
    Instalao
    Leia atentamente as instrues do manual do carro para saber como usar corretamente o sistema de cinto de segurana.

    Dicas importantes

  • O cinto de trs pontos do veculo geralmente serve em crianas que pesam mais do que 36 kg e tem 1,45m de altura. Use as seguintes orientaes para determinar se o cinto de segurana do carro serve corretamente para o seu filho.
  • Seu filho deve conseguir apoiar as costas inteiras no encosto do banco e os joelhos devem estar confortavelmente dobrados na borda do assento.
  • O cinto de trs pontos deve passar confortavelmente pelo meio do ombro, centro do peito e sobre os quadris. Nunca permita que seu filho coloque o cinto peitoral embaixo do seu brao ou por trs das costas. Isto pode causar ferimentos srios.
  • Se o seu filho no atender a estas orientaes, voc deve considerar a utilizao de um assento de segurana.

    Fonte: http://www.criancasegura.org.br








  • Atividade: 7817 - Guia da cadeirinha
    Descrição: Os veículos (incluindo os transportes escolares) que transportam crianças de até sete anos e meio precisam ter cadeirinhas. Saiba mais acessando a atividade.
    Acessos: 12412
    Fonte:

    Educação
    no Trânsito
    - 284 atividades encontradas