[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

História da NATO ou OTAN

A Organizao do Tratado do Atlntico Norte, a Otan (que, em ingls, NATO: North Atlantic Treaty Organization), uma instituio militar criada durante o contexto inicial da Guerra Fria e que, basicamente, representava um tratado de defesa mtua entre os seus pases-membros. Em outras palavras, os pases que faziam parte do acordo que fossem atacados deveriam ser imediatamente defendidos pelos demais membros.


Quando a Otan foi criada, no ano de 1949, faziam parte desse tratado: Blgica, Canad, Dinamarca, Estados Unidos, Frana, Islndia, Itlia, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Reino Unido. Em 1952, ingressaram no acordo Grcia e Turquia; em 1955, a Alemanha Ocidental, que iniciava o seu rearmamento militar; em 1982, a Espanha e, em 1999, os primeiros pases do Leste Europeu: Polnia, Hungria e Repblica Tcheca.


Aps a criao da Otan, os pases que representavam o bloco socialista da bipolaridade mundial tambm se organizaram para consolidar uma organizao com fins de integrao militar, ao que se materializou no Pacto de Varsvia, no ano de 1955. Esse acordo tinha a mesma configurao de seu rival e tambm previa uma ao conjunta em casos de interveno militar sobre um de seus pases-membros.


No entanto, aps a queda do Muro de Berlim e o trmino da Guerra Fria, o Pacto de Varsvia deixou de existir, enquanto a Otan, por outro lado, continuou consolidada. Isso porque suas funes iam alm do sentido de proteo, funcionando tambm como uma ao expansionista operada pelas potncias capitalistas. Entre as aes mais recentes da Otan, registram-se a invaso do Afeganisto, em 2001; a Guerra do Iraque, em 2003; e a interveno na guerra civil da Lbia, em 2011.


No ano de 2002, a Rssia tambm aderiu organizao, mas apenas de maneira parcial. Era o chamado conselho Otan-Rssia, em que o Kremlin participava com algumas limitaes, incluindo somente a participao de acordos como o combate ao terrorismo e a proliferao de armas nucleares. De toda forma, essa adeso representou um importante avano da instituio que viu, em uma de suas principais rivais, o reconhecimento militar e diplomtico.


Mas isso no significa que h uma total harmonia entre Otan e Rssia ou entre EUA e Rssia. Isso porque os russos sempre demonstraram uma dinmica diplomtica oposicionista organizao militar. Em 2001, at houve um apoio do Kremlin sobre a ao da Otan no Afeganisto, fato que foi muito influenciado pelo apelo gerado durante os atentados de 11 de setembro. Mas, em 2003, a interveno no Iraque foi repudiada pela Rssia e vetada por esta no Conselho de Segurana da ONU. Isso porque os russos possuem alianas com inimigos histricos das potncias ocidentais, tais como Sria, Ir e Coreia do Norte.


Atualmente, podemos dizer que a Otan nada mais do que um brao militar dos Estados Unidos na Europa, garantindo o seu poder de influncia na regio. Alm disso, ela funciona como um meio de atender aos interesses das potncias militares em diversos lugares do mundo, tal qual ocorrera na Lbia, em que a ditadura de Muamar Kadafi no era conveniente aos interesses geopolticos dos Estados Unidos e seus aliados.


Atualmente, os 28 membros da Otan so: Albnia, Alemanha, Blgica, Bulgria, Canad, Crocia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Estnia, Eslovquia, Eslovnia, Frana, Grcia, Holanda, Hungria, Islndia, Itlia, Letnia, Litunia, Luxemburgo, Noruega, Polnia, Portugal, Reino Unido, Repblica Tcheca, Romnia e Turquia.


Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/otan.htm










Atividade: 7695 - História da NATO ou OTAN
Descrição: Conheça a história da evolução da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Acessos: 10692
Fonte:

História - 1103 atividades encontradas