[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Volei de praia










Histria

Variao natural do vlei, a modalidade praticada na areia foi inventada em 1895, nos Estados Unidos. Dispostos a praticar o esporte na praia, nas areias da Califrnia, os pioneiros comearam a dar seus saques e cortadas em 1920. Aos poucos, a idia foi ganhando adeptos dentro e fora dos Estados Unidos, at que, em 1947, foi realizado o primeiro torneio oficial de vlei de praia. Trs anos depois, veio o primeiro circuito, composto por etapas jogadas em cinco praias da Califrnia.

O sucesso da iniciativa motivou a fundao, em 1960, da California Beach Volleyball Association (CBVA), que impulsionou a prtica, consolidando a modalidade mundialmente na dcada de 1980. Arrebatando diversos jogadores de quadra consagrados, o esporte ganhou, na Austrlia, o primeiro circuito profissional. Em 1996, nos Jogos de Atlanta, a modalidade tornou-se oficialmente um esporte olmpico.

No Brasil, a modalidade passou a ser praticada na dcada de 1930, de forma amadora, nas praias de Copacabana e de Ipanema, no Rio de Janeiro. Durante as dcadas seguintes, o vlei de praia ganhou milhares de adeptos no pas, mas era encarado como mera brincadeira de fim de semana. Isso mudou a partir de 1986, quando se realizou o Hollywood Volley, em Copacabana e em Santos (SP), com a participao de atletas brasileiros e internacionais. Oficializado pela Federao Internacional de Vlei (FIVB) aps o Hollywood Volley, o vlei de praia teve o seu primeiro Campeonato Mundial disputado nas areias de Ipanema, em 1987. A dupla Sinjin Smith/Randy Stoklos, dos Estados Unidos, conquistou o ttulo, enquanto dois astros da Gerao de Prata do vlei de quadra brasileiro, Renan e Montanaro, foram os brasileiros ma is bem colocados, terminando em terceiro lugar. Estava aberta a porta para a evoluo de uma modalidade que hoje ocupa posio de destaque no cenrio esportivo brasileiro.

Curiosidades

Difcil adaptao
No so poucas as estrelas do vlei de quadra que migram para o vlei de praia. Entretanto, a adaptao nova modalidade nem sempre fcil. At hoje, s um atleta campeo olmpico na quadra conseguiu a faanha de conquistar a medalha dourada tambm nas areias. Trata-se da lenda norte-americana Charles Frederick Kiraly, mais conhecido como Karch Kiraly. Campeo com a Seleo dos Estados Unidos nas Olimpadas de Los Angeles-1984 e Seul-1988, ele arrebatou o ouro nos Jogos de Atlanta-1996, ao lado do parceiro Kent Steffes. Kiraly considerado por muitos o maior jogador de vlei de todos os tempos.

Praia de nudismo
Na Frana, o vlei de praia chegou de forma inusitada, pelas mos de um empresrio francs que se encantou com o esporte durante uma viagem Califrnia. Em 1927, ele tratou de levar a novidade para a praia de nudismo que frequentava, em Francoville.


Atividade: 7683 - Volei de praia
Descrição: Conheça esse esporte e divirta-se na praia.
Acessos: 14144
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas