[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Competição a Vela












Histria

Embora as embarcaes estejam presentes na histria das civilizaes h milnios, o uso de barcos a vela para competies algo relativamente recente. A origem vem do sculo 17, quando surgiu, na Holanda, um tipo de embarcao chamado jaghtstchip. Esse novo barco rapidamente atendeu aos interesses comerciais holandeses e passou a ser adotado para pequenas viagens internas, no transporte de cargas entre cidades vizinhas e tambm para exercitar os jovens marinheiros.

Por ser uma embarcao prtica e de fcil conduo, o jaghtstchip atraiu a ateno do rei Carlos II, da Inglaterra, que, poca, encontrava-se exilado na Holanda. Quando finalmente pde retornar a seu reino, Carlos II, aps realizar melhorias no jaghtstchip, ajudou a elaborar outros tipos de barcos, tendo sido um dos grandes incentivadores do iatismo na Inglaterra, alm de promover as primeiras regatas em guas britnicas.

O primeiro clube de vela conhecido, porm, no ingls. O Royal Cork Yatch Club nasceu em 1720, na Irlanda. Em 1749, o clube realizou sua primeira grande regata, uma prova de Greenwich a Nore. Somente 50 anos depois que nasceu, em Londres, o Royal Thames Yatch Club. A primeira regata internacional foi disputada em 1851, prximo Ilha de Wight, e recebeu o nome de Hundred Guineas Cup.

A chegada da vela aos Estados Unidos e a fundao, em 1844, do New York Yatch Club impulsionaram o desenvolvimento da modalidade ao redor do mundo. Em 1907, nasceu a Unio Internacional de Corridas de Iates (IYUR), depois rebatizada de Federao Internacional de Vela (ISAF), que hoje administra o esporte em nvel mundial.CBVela/Divulgao

No Brasil, a vela desembarcou no fim do sculo 19, trazida por descendentes de europeus. Em 1906, foi fundado o Iate Clube Brasileiro, primeiro clube dedicado ao esporte, no Rio de Janeiro. A primeira prova nacional foi disputada em 1935 e recebeu o nome de Trofu Marclio Dias. Em 1941, foi fundada a Federao Brasileira de Vela e Motor (CBVM), que controlou o esporte em nvel nacional at 2007, quando, devido ao acmulo de dvidas, o Comit Olmpico Brasileiro (COB) interveio na entidade. Em 2013, foi criada a Confederao Brasileira de Vela (CBVela), nova administradora da modalidade no pas.

Na histria das Olimpadas, a vela registra sua primeira participao nos Jogos de Paris-1900. Depois disso, diversas categorias da vela saram e entraram na programao olmpica.

Curiosidades

Estreia adiada
A vela deveria ter sido um dos esportes disputados na primeira edio das Olimpadas, em 1896, em Atenas. Entretanto, condies meteorolgicas desfavorveis impediram a realizao das provas. Com isso, a modalidade s pde estrear na edio seguinte, em 1900, em Paris.

Star fica de fora
Uma das classes mais tradicionais da vela em Olimpadas, a Star no ser disputada em 2016, nos Jogos do Rio de Janeiro. Em 2011, o conselho da Federao Internacional de Vela (ISAF) decidiu tirar a classe das Olimpadas do Rio. O Brasil conquistou seis medalhas olmpicas na Star: duas de ouro, uma de prata de e trs de bronze.

Acompanhe uma apresentao especial sobre a histria e a evoluo da vela no mundo e no Brasil

Projeto Inteligncia Esportiva a vela
Universidade Federal do Paran (UFPR)/Ministrio do Esporte


Atividade: 7682 - Competição a Vela
Descrição: Conheça esse esporte e prepare-se para içar velas, mas para isso escolhe a classe certa Finn, 470 49er, Yngling, Tornado, RS:X, Star ou Laser... Se aventura?
Acessos: 10420
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas