[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Triatlo










Histria

Apesar de muitos afirmarem que o triatlo surgiu no Hava (onde nasceu, na verdade, a prova chamada de Iron Man), foi na cidade californiana de San Diego que o esporte foi idealizado, em 1974, em um clube de atletismo. No local, era hbito passar planilhas de treinamentos aos atletas antes do perodo de frias, com exerccios, em geral, de natao e de ciclismo para eles manterem a forma sem ter que, obrigatoriamente, praticar exerccios de atletismo.

Quando os atletas retornavam das frias, os instrutores promoviam testes com a turma para avaliar quem, de fato, tinha se exercitado no perodo longe dos treinos. Esses testes consistiam em uma combinao de 500 metros de natao, seguido por 12 quilmetros de ciclismo e, finalmente, cinco quilmetros de corrida. Os atletas adoraram a tarefa e requisitaram que, no ano seguinte, o teste fosse promovido novamente, desta vez de forma mais organizada e contando com a presena dos salva-vidas de San Diego, que tinham fama de bons esportistas. A disputa reuniu 55 participantes, e os atletas oficiais levaram a melhor.

Para 1976, os salva-vidas propuseram modificaes: cerca de 700 metros de natao no mar, 15 quilmetros de ciclismo na avenida da praia e arredores e corrida cross country de 4,5 quilmetros. Para essa disputa, 95 pessoas se inscreveram, e ela foi realizada nesse formato outras trs vezes. A partir dali, o triatlo passou por vrias modificaes, ganhou fora e atraiu adeptos ao redor do mundo, at que, em 2000, fez sua estreia em Olimpadas, em Sydney.

Hoje, o triatlo olmpico consiste em uma disputa de 1.500 metros de natao, 40 quilmetros de ciclismo e 10 quilmetros de corrida. Existe uma variante, com distncias bem mais longas e que tambm se tornou tradicional. Trata-se do Iron Man, disputado no Hava, que tem distncias de 3,8km de natao, 180km de ciclismo e 42km de corrida.

A International Triathlon Union (ITU), entidade que administra o esporte em nvel mundial, foi fundada em maro de 1989, na cidade francesa de Avignon. No Brasil, a modalidade passou a ser praticada em 1981, e a primeira competio oficial foi realizada no Rio de Janeiro, em 1983. A Confederao Brasileira de Triathlon (CBTri) nasceu em 1991.

Curiosidades

Vcuo liberado
Para ser aceito como esporte olmpico, o triatlo teve que passar por vrias modificaes. Uma das principais se deu nas regras, que passaram a aceitar o uso do vcuo no ciclismo o ciclista que segue logo atrs de um adversrio consegue manter velocidade sugando a energia do que est sua frente.


Atividade: 7681 - Triatlo
Descrição: Que tal conhecer esse esporte que é um teste supremo de resistência
Acessos: 10846
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas