[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Tiro com arco
















Histria

Na classificao das grandes invenes da humanidade, o arco e flecha ocupa posio de destaque. Com registros que remontam Pr-Histria, essa ferramenta permitiu ao homem ampliar a capacidade de caa e, posteriormente, mudou a forma dos combates nas guerras, passando a ser utilizada como uma das principais armas durante sculos.

Com a descoberta da plvora e o desenvolvimento de armas mais poderosas, o arqueirismo se transformou em esporte e passou a ser praticado em vrios pases. Em 1828, foi fundada, nos Estados Unidos, a Associao Nacional de Arquerismo, que, em 1879, organizou o primeiro Campeonato Americano da modalidade. Em 1884, realizou-se o 1 Campeonato Ingls de Tiro com Arco.

Em 1930, foi fundada a Federao Internacional de Tiro com Arco (FITA), que agiu rpido e organizou no ano seguinte o primeiro Campeonato Mundial, na Polnia.

Na trajetria dos Jogos Olmpicos, o arco e flecha foi includo na disputa muito antes da fundao da FITA. Na edio de Paris, em 1900, houve competio da modalidade pela primeira vez, tendo se repetido nos Jogos de St. Louis-1904, Londres-1908, e Anturpia-1920. Entre os anos de 1924 e 1968, o tiro com arco deixou de fazer parte do programa olmpico, tendo retornado apenas em 1972, em Munique, de forma permanente at os dias de hoje.

O tiro com arco chegou ao Brasil na dcada de 1950, pelas mos de Adolpho Porta, um comissrio de vo da Panair do Brasil. poca, ele estava baseado em Lisboa, onde se encantou pelo esporte. Em 1955, quando retornou ao Brasil, desembarcou no Rio de Janeiro trazendo na bagagem alvos, arcos e flechas, alm de um regulamento da Federao Internacional.

shutterstock

Em 19 de novembro de 1958, foi fundada a Federao Metropolitana de Arco e Flecha, no Rio de Janeiro. Em 1991, nasceu a Federao Brasileira de Tiro com Arco, mas a primeira participao do Brasil em Olimpadas ocorreu bem antes disso, em 1980, nos Jogos de Moscou.

A disputa

O campo de competio deve ser plano e sem obstculos para os arqueiros. Somente esse tipo de categoria (outdoor) e o arco recurvo ou olmpico fazem parte dos Jogos Olmpicos e Pan-Americanos. Nas Olimpadas, ocorrem disputas apenas na prova FITA Olympic Round 70m individual e por equipes, no masculino e no feminino.

Curiosidades

Robin Hood
O lendrio heri da Idade Mdia empresta seu nome a uma das jogadas mais raras do tiro com arco: aquela em que o atleta consegue acertar a parte de trs de uma flecha que j est fincada no alvo e, assim, partir a flecha em questo. Quando isso ocorre, a jogada chamada de Robin Hood e o atleta pode levar a flecha para casa para guard-la como trofu de seu feito.

Recorde de medalhas
O belga Hubert Van Innis detm o recorde de medalhas conquistadas no tiro com arco em Olimpadas. Nos Jogos de Paris-1900, ele faturou duas medalhas de ouro e uma da prata. Vinte anos depois, nas Olimpadas da Anturpia, em 1920, conquistou quatro medalhas de ouro e duas de prata.

Domnio coreano
Os atletas da Coreia do Sul dominam o tiro com arco no cenrio internacional. Das quatro medalhas de ouro em disputa nas Olimpadas de Londres-2012 (FITA Olympic Round 70m individual e por equipe, masculino e feminino), os coreanos faturaram trs.


Atividade: 7678 - Tiro com arco
Descrição: Conheça esse esporte que surgiu da caça e da guerra.
Acessos: 10780
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas