[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Judô










Histria

Ao contrrio de modalidades cuja histria no consegue apontar quem o inventor do esporte, o jud tem DNA indiscutvel: seu pai o japons Jigoro Kano.

Ento um jovem professor universitrio de 23 anos e aps estudar a fundo as tcnicas de jiu-jitsu, Kano tratou de selecionar, modificar e aprimorar vrios dos golpes da arte marcial, sempre com o cuidado de eliminar os mais perigosos. Assim, criou um novo estilo de luta, batizado de jud. Em 1882, ele fundou o Instituto Kodokan, que, desde o incio, pregou que a evoluo tcnica do praticante do jud estivesse ligada a um avano espiritual, com base nos ensinamentos orientais que determinam que muitas vezes preciso ceder para vencer.

Quatro anos depois da fundao do Instituto Kodokan, em 1886, foi organizada, em razo da escolha anual dos instrutores da Academia de Polcia Japonesa, uma disputa entre vrias escolas de lutas do Japo. O evento serviu para comprovar a eficincia e o valor da arte marcial criada por Jigoro Kano. Os atletas do Instituto Kodokan obtiveram inmeros triunfos, e o sucesso na competio serviu para ampliar rapidamente a fama do jud pelo pas e fazer com que a modalidade fosse aceita pelos japoneses.

Marcio Rodrigues/MPIXEm 1899, o jud chegou Inglaterra pelas mos do prprio Jigoro Kano em suas visitas e tambm pelo esforo pessoal dos mestres G. Koizumi e Yukio Tani. Em 1902, o esporte chegou aos Estados Unidos por meio de uma demonstrao ao presidente Frankling Roosevelt, que chegou a praticar a modalidade. Levado para a Frana em 1905, o jud rapidamente se espalhou pela Europa e, depois, popularizou-se ao redor do planeta.

O esporte chegou ao Brasil por volta de 1922, quando Eisei Maeda ou o Conde de Koma, como era chamado fez sua primeira apresentao no pas, em Porto Alegre, depois partindo para Rio de Janeiro e So Paulo. Apesar do esforo de Maeda e de outros mestres, foram necessrios vrios anos at que o jud se popularizasse no Brasil. O processo teve incio em 1938, quando um grupo de japoneses desembarcou no Brasil. Liderados pelo professor Riuzo Ogawa, eles fundaram a Academia Ogawa, que passou a ensinar a modalidade. A partir dali, o jud ganhou fora.

Em 18 de maro de 1969, foi fundada a Confederao Brasileira de Jud (CBJ). Em 1972, nas Olimpadas de Munique, o japons naturalizado brasileiro Chiaki Ishii subiu ao pdio para receber a medalha de bronze na categoria meio-pesado, escrevendo seu nome na histria como o primeiro judoca do pas a conquistar uma medalha olmpica. Ele inaugurou a srie de 19 medalhas olmpicas que o jud brasileiro faturou at hoje.

Curiosidades

Mulheres, s a partir de Barcelona
O jud estreou no programa olmpico nos Jogos de Tquio-1964, apenas como demonstrao, e passou a valer medalha a partir de Munique, em 1972. Somente 20 anos mais tarde, em Barcelona, as mulheres foram aceitas e comearam a competir.

Campeo sem nenhum ponto
As Olimpadas de Seul-1988 foram histricas para o jud brasileiro: o paulista Aurlio Miguel conquistou a primeira medalha de ouro do pas na modalidade, na categoria meio-pesado. O incrvel foi que o brasileiro se tornou campeo olmpico sem ter marcado sequer um ponto durante os Jogos de Seul, em todas as cinco lutas que disputou. Foram duas vitrias por deciso dos juzes e trs, incluindo a final, em que os rivais foram penalizados por excessiva passividade.

JUDO - PARAOLIMPADA

Histria

judo.jpg
Foto: CPB

nica arte marcial que compe o programa paraolmpico, o jud para atletas cegos praticado desde a dcada de 70, tendo estreado no masculino nos Jogos em Seul-1988, e no feminino, em Atenas-2004.

Desde o incio, o Brasil revelou ter grande fora na modalidade. Logo na estria, trs atletas conquistaram a medalha de bronze: Jaime de Oliveira (at 60 kg), Jlio Silva (at 65 kg) e Leonel Cunha (acima de 95 kg). Mas a primeira vez do pas no topo do pdio foi em Atlanta-1996, quando Antnio Tenrio faturou o ouro na categoria at 86 kg. O judoca ainda repetiu o feito em Sydney-2000 (at 90 kg), Atenas-2004 (at 100 kg) e Pequim-2008 (100 kg). Em Londres-2012, Tenrio ficou com o bronze. No total, o pas acumula 18 medalhas nos Jogos, sendo quatro de ouro, cinco de prata e nove de bronze.

Classificao

Alm das categorias por peso, os atletas so classificados de acordo com o grau da deficincia visual. No entanto, judocas de diferentes classes podem competir juntos.

B1
Cegos totais ou com percepo de luz, mas sem reconhecer o formato de uma mo a qualquer distncia

B2
Atletas com percepo de vultos

B3
Atletas que conseguem definir imagens

As provas

Masculino e feminino, com subdivises de categorias segundo o peso.

Curiosidades

Pegada constante
H poucas adaptaes no jud paraolmpico em relao ao convencional. Os atletas comeam a luta j segurando o quimono do adversrio, posicionados assim pelo rbitro central, que conduz a luta para que o contato seja permanente. Ao aplicar uma punio, o rbitro tambm avisa a qual judoca est se referindo. Os atletas no so punidos por sair da rea de luta.

medalhas

OuroPrataBronzeTotal
4
5
9
18

Praticada por atletas com deficincia visual, o jud perde apenas para o atletismo e a natao entre as modalidades que mais renderam medalhas ao Brasil em Jogos Paraolmpicos. Ao todo, so 18, sendo quatro de ouro, cinco de prata e nove de bronze. As primeiras conquistas ocorreram em Seul-1988, quando o pas levou trs bronzes. O Brasil est presente no pdio paraolmpico de jud em todas as edies desde Atlanta-1996.


Atividade: 7668 - Judô
Descrição: Conheça esse esporte que exige uma troca entre mente e corpo.
Acessos: 14548
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas