[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Boxe









Histria

H registros longnquos da existncia do boxe j no ano 3.000 a.C., no Egito. Mas foi na Grcia Antiga, no sculo 7 a.C., que a modalidade comeou a tomar cara de esporte. A histria do boxe, no entanto, cheia de altos e baixos. Embora tenha feito parte das Olimpadas da Grcia Antiga, quando os lutadores apenas protegiam as mos com pedaos de couro, o boxe chegou a morrer.

Durante o Imprio Romano, houve alteraes no mnimo controversas na modalidade. O boxe passou a ser protagonizado pelos gladiadores, que lutavam com luvas recheadas de metal. Algo propcio para o objetivo dos combates, j que na maioria das vezes a disputa terminava com a morte de um dos lutadores.

Com o fim do imprio, o boxe hibernou por um bom tempo. Foi reaparecer no sculo 17, na Inglaterra. Em 1880, passaram a ser organizadas competies amadoras da modalidade nas categorias Galo (at 54kg), Pena (at 57kg), Leve (at 63,5kg), Mdio (at 73kg) e Pesado (qualquer peso).

O boxe entrou nas Olimpadas em 1904, em St. Louis. Desde ento, passou por algumas mudanas importantes, como a obrigatoriedade do uso do capacete, determinada a partir dos Jogos de Los Angeles-1984; a adeso ao sistema eletrnico de pontuao, em Barcelona-1992; e a uniformidade da pontuao das lutas, em Pequim-2008. Outra mudana significativa ocorreu na ltima edio dos Jogos, em Londres-2012: a introduo do boxe feminino em trs categorias (Mosca, at 51kg; Leve, at 60kg; e Meio-pesado, at 75kg).

Para as Olimpadas do Rio de Janeiro, a Federao Internacional de Boxe (AIBA, sigla em ingls) criou um novo sistema para permitir que lutadores profissionais participem dos Jogos pela primeira vez. Mas isso no significa que nomes como Floyd Mayweather vo estar no Rio, j que preciso atender a alguns critrios e participar ativamente da APB (AIBA Pro Boxing), liga profissional da federao. Alm disso, outras regras sero alteradas, como a obrigatoriedade do uso do capacete e de camiseta.

CBBoxeAs categorias

O boxe olmpico passou a ter 10 categorias no masculino e trs categorias no feminino na ltima edio dos Jogos, em Londres-2012.

Masculino
Mosca-ligeiro (at 49kg)
Mosca (at 52kg)
Galo (at 56kg)
Leve (at 60kg)
Mdio-ligeiro (at 64kg)
Meio-mdio (at 69kg)
Mdio (at 75kg)
Meio-pesado (at 81kg)
Pesado (at 91kg)
Superpesado (acima de 91kg)

Feminino
Mosca (at 51kg)
Leve (at 60kg)
Meio-pesado (at 81kg)

Curiosidades

Antes da fama
Com apenas 18 anos, um jovem norte-americano destinado grandeza chegou aos Jogos de Roma-1968 com um sonho: ganhar a medalha de ouro entre os meio-pesados. Seu nome era Cassius Marcellus Clay. Mais tarde, Clay mudou o nome para Muhammad Ali e se tornou o maior boxeador da histria.

Naquele ano, na Itlia, Clay ainda era um ilustre desconhecido do esporte. Mas j mostrava o talento que o elevaria ao patamar de lenda. Para chegar ao ouro, passou pelo belga Yan Becaus campeo olmpico em 1956 , pelo sovitico Gennady Shatkov, pelo australiano Anthony Madigan e pelo polons Zbigniew Pietrzykowski.
Trinta e seis anos depois da conquista, j conhecido mundialmente como Ali, ele foi o responsvel por acender a pira olmpica em Atlanta-1996 e recebeu do COI uma medalha de ouro, simbolizando sua conquista de 1968.

Vitria inesperada
As Olimpadas de Seul-1988 renderam ao boxe uma das histrias mais curiosas e uma mudana na pontuao das lutas. Tudo por causa da atitude de trs rbitros que quiseram evitar uma derrota embaraosa de um lutador sul-coreano e acabaram dando a ele a medalha de ouro.

A final entre Park Si Hun e o norte-americano Roy Jones Jr., na categoria Mdio-ligeiro, foi um verdadeiro atropelamento. A superioridade de Jones Jr. no combate foi to grande que trs dos cinco rbitros tiveram a mesma ideia: dar a vitria para o sul-coreano a fim de evitar um embaraoso placar de 5 a 0 contra o atleta da casa. Resultado: medalha de ouro para Park e prata para o norte-americano.

Aps a divulgao do resultado, o prprio sul-coreano, envergonhado, levantou a mo de Jones Jr. em sinal de reconhecimento da vitria. O curioso episdio forou a Federao Internacional de Boxe (AIBA, em ingls) a rever o sistema de pontuao, que a partir de 1989, passou a ser registrada automaticamente durante o combate, assim que os golpes so desferidos.


Atividade: 7660 - Boxe
Descrição: Conheça esse esporte que é considerado nobre.
Acessos: 14731
Fonte:

Educação Física - 548 atividades encontradas