[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Estresse Profissional




— Muitas vezes as pessoas se sentem frustradas com sua escolha profissional ou ainda consideram que não são suficientemente reconhecidas no trabalho. Estas zonas de desconforto podem gerar o estresse e minar as relações interpessoais da pessoa — explica.

Conforme Ana Maria, o que se busca atualmente, em relação a saúde mental, no mercado de trabalho é um "nível ótimo" de estresse.

— O estresse é o tempero da vida. Sem ele, não há motivação ou prazer pelo que se faz. Mas o que se observa, em grande medida, é que ele tem se tornado um problema para os trabalhadores pois está cada vez mais elevado, prejudicando, inclusive, a saúde física dessas pessoas — alerta.

Para a especialista, é fundamental que usemos nossa inteligência emocional a nosso favor para não transformarmos o trabalho em um "fardo difícil de carregar".

— O principal é ter objetivos claros e bem específicos com o trabalho. Além disso, é fundamental que a pessoa se comunique bem com os colegas e superiores, resolvendo todas as diferenças de forma que não ofenda ninguém e ainda se sinta compreendida — diz.

Além disso, é importante que, ao deixar o trabalho a pessoa se envolva apenas com sua vida pessoal. Buscar um hobby ou fazer um exercício físico para desopilar é tão essencial quanto ter uma "boa rede de apoio".

— É imprescindível que a pessoa conviva e valorize seus familiares e amigos. São eles quem nos proporcionam as pequenas alegrias do dia a dia e fazem a diferença na nossa motivação — aconselha.

Confira as dicas de Ana Maria para evitar a deterioração das relações no trabalho

:: tenha objetivos claros e específicos. Seu local de trabalho é um lugar para realizar e resolver suas atividades profissionais;

:: é fundamental que você fale com seus colegas e superiores. Comunique seus desconfortos e resolva suas diferenças;

:: seja cortês. Abordar as pessoas com agressividade pode fazê-las revidar, gerando desavenças;

:: procure cumprir sua carga horária e não ficar além dela;

:: fora do trabalho ocupe-se da sua vida particular. Deixe o trabalho para resolver em uma hora adequada;

:: organize sua rotina de trabalho. Assim você terá mais controle sobre suas coisas;

: procure ter boas noites de descanso, elas influem diretamente no seu humor;

:: atividades físicas são boas para a saúde, mas, especialmente, para descarregar as tensões e a adrenalina;

:: não abuse da cafeína. Ela pode influenciar negativamente no seu desempenho;

:: procure ter consciência da sua postura profissional. Não seja tímido em excesso nem extrovertido demais;

:: conserve uma boa rede de apoio fora do trabalho. Valorize e conviva com seus familiares e amigos. Eles são as melhores fontes de pequenas alegrias do dia a dia, o que faz muita diferença na sua motivação;

:: lembre-se de que buscar reconhecimento por seu desempenho é legítimo e pode fazer a diferença em como você encara seu trabalho.


Atividade: 6384 - Estresse Profissional
Descrição: Quiz para você avaliar seu nivel de estresse profissional
Acessos: 10711
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br

saúde - 655 atividades encontradas