Atividades Educativas: Aprende e use para o bem, para Jesus Cristo
           
Pesquisar no site:
Fale conosco
Direitos autorais
Ajuda


Get Adobe Flash player


Atividade: 5959 - Casa segura para idosos

Descrição: Adaptações em casa ajudam a garantir velhice saudável. Veja no infográfico as pequenas mudanças que podem evitar acidentes na terceira idade.

O segredo da juventude eterna não é fingir que a velhice nunca chega. Chega para nós, para nossos familiares e para quem mais tiver sorte. Fazer vista cansada para a última e cada vez mais longa fase da vida pode fazer com que ela não seja aproveitada em sua plenitude. Da mesma forma que a desinformação e a falta de cuidado atrapalham na infância, adolescência e vida adulta, também podem prejudicar os idosos. Mas muitas vezes a simples aceitação da necessidade de adaptações cotidianas pode ser dolorosa para toda a família. “Ajuda precisamos todos, sempre, em qualquer fase da vida. Então, não é uma coisa estranha que alguém precise de alguma colaboração em alguma coisa”, lembra a psicanalista Délia Goldfarb, diretora da organização Ger-Ações. Não é estranho, mas reconhecer e aceitar as novas necessidades costuma ser difícil.

Perceber que adaptações simples, como ver que o tapetinho da sala pode estar se tornando uma ameaça à segurança de um familiar – ou à sua própria – é um processo doloroso, que mexe com a dinâmica dos relacionamentos. Mas é o primeiro e importante passo para realizar adaptações para evitar acidentes e promover qualidade de vida. A mortalidade de idosos com 60 anos ou mais por quedas, no Estado de São Paulo, aumentou quatro vezes nesta década, segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde. O índice passou de 7,6 óbitos por 100 mil idosos em 2000, para 28,4 mil em 2008. As quedas, por definição, são causas evitáveis. E a maior parte delas acontece em casa.

Mesmo as quedas mais leves podem ter consequências. “Quem cai fica com medo e vergonha de cair de novo. Isso leva a um círculo vicioso, porque a pessoa começa a se restringir em termos de atividades. A inatividade gera imobilidade, que por sua vez diminui a força, a massa e o tônus, e aí, vai cair de novo”, diz Sérgio Paschoal, coordenador do programa de prevenção de quedas do Hospital das Clínicas, em São Paulo. “Aí a família superprotege, começa a só deixar sair acompanhado. Além de tudo leva a isolamento social, depressão e até institucionalização”.

Banheiro “O banheiro é um local em que se cai muito. As pessoas molham o piso e vira um verdadeiro sabão. Às vezes não tem como trocar o piso, mas há alguns tapetes de borracha que grudam no chão – não pode ser qualquer um, porque se for um que escorregue é pior", explica Sérgio Paschoal, coordenador do Programa de Prevenção de Queda. "Mesmo se o piso for antiderrapante, você tem que ter barras de apoio sólidas. No mínimo, a velocidade e a energia da queda serão menores”, completa. Segundo ele, as barras são importantes também para evitar que as pessoas usem alternativas de apoio, como a torneira, que podem agravar a queda. “Existem adaptações muito legais, que são cadeiras pregadas na parede, cujo assento é dobrável para a parede. A pessoa desdobra, senta e toma banho mais tranqüilo”, diz.

Ainda no banheiro, é fundamental que o vaso sanitário seja elevado e tenha barras laterais ou apoio para os braços. “Se a pessoa não tiver força no quadríceps, ela desaba, pode até quebrar o vaso e se machucar mais ainda”, diz Sérgio. As antigas adaptações de alvenaria para elevar o vaso sanitário causavam má-impressão e era evitadas em muitos casos em que eram necessárias. Hoje, é possível encontrar assentos removíveis em casas de materiais cirúrgicos: causam menos impacto visual e permitem que o banheiro seja usado também por quem dispensa a adaptação. Mesmo que haja uma resistência inicial a essas adaptações, o coordenador do Programa de Prevenção de Quedas explica que, em sua experiência, elas acabam sendo aprovadas pelos idosos, porque permitem que eles dispensem ajuda.

Corredor

Um dos lugares mais perigosos de uma casa, segundo Sérgio Paschoal, é o caminho do quarto para o banheiro. E isso tem muito a ver com a iluminação. Ao mesmo tempo em que é melhor evitar superfícies e lâmpadas muito brilhantes porque os olhos já não se adaptam com tanta rapidez à claridade, é fundamental que exista uma iluminação acessível. “Tem que ter iluminação fácil. Ou se deixa uma luz permanentemente acesa ou algo que não é preciso procurar muito, como os abajures que acendem com um toque. Não adianta ter uma luminária em que é preciso procurar o interruptor. Esse problema de sair do escuro para o claro é muito sério”, explica.

Uma regra que vale para a casa toda é especialmente importante neste trajeto: o caminho tem que estar sempre completamente livre. “O tapetinho é o grande vilão. Mas também tacos soltos, carpetes com sobras e dobras, fio de telefone, brinquedos, móveis baixos e com pontas, animais de estimação pequenos, tudo isso é um prato cheio para quem tem um andar mais arrastado sofrer um acidente.”

Escada

As escadas completam o trio crítico de áreas da casa no que diz respeito a quedas. O pior tipo é a escada tradicional de sobrado, com janela no topo e iluminação frontal. “A luz bate de frente e quem olha para baixo não vê o degrau”, explica Sérgio. O ideal é que os carpetes sejam evitados. Se houver, devem ser sem estampas – que enganam o olhar – e perfeitamente lisos e esticados. Além disso, é bom que exista uma sinalização de cor contrastante na ponta do degrau. O corrimão deve ser firme, ficar dos dois lados, começar antes da escada e terminar um pouco depois. A altura do degrau também não pode variar. “Não pode ter altura de degrau variada. Seu corpo se acostuma com aquela altura e não precisa nem ser idoso para tropeçar.”

O melhor ponto de partida é diferenciar autonomia e independência. Depender de apoio para realizar atividades diárias, como fazer a própria higiene e se vestir tira um pouco da independência, mas não nos tira a autonomia de decidir sobre a própria vida. Falta de autonomia é quando já não se pode decidir sobre coisas essenciais de sua vida. À medida que o tempo passa, vamos perdendo primeiro essa independência relativa, e depois a autonomia. Não conseguir fazer as atividades da vida diária não significa que a pessoa está doente, significa uma fragilidade.

Chegando lá

A parte prática das adaptações pode ser muito mais simples do que a conversa familiar necessária para chegar lá. “À medida que o tempo passar, você vai precisando de mais recursos para fazer as coisas com segurança. A questão é se você tem ou não consciência desses recursos. Se a pessoa é consciente e com bom senso, vai construindo essas adaptações. E se existe um bom diálogo familiar, vai construindo essas adaptações com a família”, explica Délia. “Agora, se é uma família altamente conflitiva – porque um pouco todas são –, onde nunca houve diálogo sobre as necessidades de qualquer um de seus membros, e as necessidades não foram respeitadas, aí o diálogo vai ser mais difícil e o processo de criar adaptações também.” Se a conversa em casa estiver muito complicada, a saída é procurar a ajuda de profissionais. “Se a família sozinha não consegue produzir essa mudança ou a produz com um custo emocional alto demais, se alguém está sofrendo muito por isso, existem profissionais que orientam, que ajudam, que apóiam. Hoje em dia na gerontologia tem muitos profissionais que se dedicam exatamente a essas intervenções familiares de acompanhar essa mudança, que vão construindo caminhos para esse diálogo que falta”, orienta Délia.

Disponível nas áreas de: saúde diversos cidadania

Fonte (Acessa para saber mais): delas.ig.com.br


Postado em: 11/08/2010
Último acesso em: 2017-08-19 19:00:06
Total de acessos: 7986

SUGESTÕES, CRÍTICAS, ELOGIOS,
LINKS QUEBRADOS, PROBLEMAS NA PÁGINA
Por favor, Clique aqui e preencha nosso formulário.5959

Atividades


Brincando de ditado: Palavras com V e F

Obs.: Requer som. Digite a palavra que você ouviu no quadrado laranja. Aperte o botão OK. Se a graf...

Associando palavras e Imagens

Escolha uma das seções disponíveis (alimentos, animais, equipamentos eletrônicas, halloween, instrum...

Alfabeto em ordem

Coloque as letras na ordem correta do alfabeto.

Formando palavras

Forme uma palavras com as letras apresentadas.

Papelzinho

Conheça a história do homenzinho de papel que nasceu dentro de um biblioteca.

Completando o alfabeto

Complete o quadro com as letras do alfabeto, para isso observe as que já estão colocadas nele.

Brincando com as letrinhas

Pinte os quadradinhos que representam a quantidade de letras de cada palavra. Depois, clique nos nú...

Sudoku com elementos Químicos - Chemical Sudoku

Clique no elemento e arraste até a posição desejada. As regras são as mesmas do sudoku origina...

Trívia da Páscoa

A Páscoa é a principal data do Cristianismo. Responda esse quiz e teste seu conhecimento sobre essa ...

Kusco's Quest For Gold - Kuzco's Atletismo

Kuzco quer conquistar o troféu de ouro da maratona, mas para isso precisa vencer todos os desafios. ...

O dilúvio

Deus disse a Noé para coletar os pássaros, animais e repteis para colocar na arca. Ajude Noé a encon...

Subida Matemática

Desafie seu colega ou o computador em um corrida matemática. Quem chegará ao topo primeiro? Só quem ...

Brincadeiras com bola

Jogo da forca em que você irá descobrir quais são os jogos com bola mais comuns do mundo.

Coordenação Motora

Aperte as setas da esquerda e direita no teclado para remover os blocos com setas, quando aparecer b...

De quem é a letra

Arraste cada uma das letras do alfabeto a imagem correspondente.

Match -A- Brain

Jogo de memória sobre as partes do cérebro humano.

Escreva o nome

Escolha um dos temas disponíveis (Moradia, Corpo humano, Cores, Formas geométricas, Animais ou Fruta...

Match -A- Muscle

Jogo de memória sobre os músculos do corpo humano.

Tarzan Maths Test

Mostre para o Tarzan que você é fera em matemática dizendo para ele se as contas estão certas (True)...

Match -A- Body System

Jogo de memória sobre os sistemas do corpo humano.

Match -A- Bone

Jogo de memória sobre os ossos do corpo humano.

The Heart Matching Game - Jogo de memória do coração

Clássico jogo de memória onde o desafio é encontrar e/ou rotular imagens do coração humano?

Na festa junina tem...

Arraste as imagens até as palavras correspondentes.

Na Festa Junina tem...

Complete a cruzadinha de acordo com a figura.

Alfabeto Junino

Arrastar a figura ao lado da letra que inicia a palavra correspondente a figura.

Wild Animal

Monte esse quebra-cabeça com imagens de animais selvagens.

Across the Ages

"Across the Ages" é um jogo de memória. As imagens mostram diferentes períodos da história do mundo....

Conjuntos Numéricos

Você sabe o que são conjuntos numéricos? Quando chegar ao final deste jogo conhecerá muito bem esses...

Type Fast

Treine seu inglês e melhore sua digitação no computador digitando corretamente as palavras que surge...

Jogo de completar palavras: Animais

Diversas atividades com o nome de animais.

Puzzle Story

Use sua habilidade de raciocínio para completar as fileiras de caixas da mesma cor, fique atento par...

Twin Image - Imagem gêmea

Jogo de memória no qual você deve encontrar as imagens iguais.

Jogo das sombras: Percepção

Observe que há figuras misturadas e fora do cenário, arraste cada uma para o lugar correspondente.

Memória: Letras e números

Jogo de memória em que você deve encontrar as letras e números iguais

Dietômetro

Conheça os alimentos que favorecem uma alimentação saudável e os que atrapalham a dieta.

Advérbios e Orações Adverbiais

Encontre as classificações dos advérbios e/ou orações subordinadas adverbiais.

Spelling Master - Mestre de ortografia de Inglês

Mostre que você manda bem em inglês e escolha entre as duas palavras qual está escrita corretamente.

30 Sec Alphabet

Quantas letras você consegue digitar em 30 segundos?

Lugares Famosos e Seus Países

Combine o lugar famoso com a bandeira de seu respectivo país

Stained Glass - Vitral quebrado

Monte corretamente o vitral, para isso junte as peças combinando as cores.Coloque os azulejos no qua...

Quick Mathematics

Arraste cada operações matemática para a tigela com o respectivo resultado.

Taxi Car

Que tal construir seu próprio táxi para andar pela cidade toda? Para isso efetue as contas de adição...

Memória: Cores

Encontre as cores iguais neste jogo de memória.

Twisted Fairytales Goldilokcs

Encontre as diferenças para avançar a história. Mais diferenças são mostradas do que você precisa e...

Math Hurdles

Para chegar até ao final da corrida você tem que mandar muito bem em matemática.

Dino Paint

Ajude o pintor pré-histórico a desenhar o dinossauro e veja qual a sua nota. Desenha e corra...

Flower Glade Coloring - Happy Mother's Day

Alice desenhou um lindo cartão para o dia das mães e precisa de sua ajuda para colori-lo antes que e...

Tool Shed Tidy Up

Ajude o Bob a arrumar as ferramentas no galpão.