[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Dicas de comportamento à mesa


Atividade: 5752 - Dicas de comportamento à mesa
Descrição: Consultores ensinam a evitar 'micos' em restaurantes. Infográfico mostra erros, como beber a água para lavar mãos.

A curiosidade de visitar um lugar da moda, frequentado por chiques e famosos, muitas vezes é tão grande quanto uma desconfortável dúvida que ronda a mente de vários frequentadores de primeira viagem: será que vou me comportar corretamente? Para a consultora de imagem Mônica Zaher, não há com o que se preocupar. 

- O segredo da elegância está na simplicidade. Quanto mais despreocupado você estiver, mais agradável será a experiência. Se ainda assim você estiver inseguro em relação ao seu comportamento, dê uma olhada em como estão agindo as pessoas sentadas nas mesas ao lado. 

Além da naturalidade, a consultora de etiqueta Ligia Marques defende a honestidade dos novos “comensais” (como são chamados os apreciadores da alta gastronomia). Para ela, não há problema algum no fato de a pessoa desconhecer um prato que esteja no cardápio. 

- Não finja que sabe. Na dúvida, pergunte. Explique ao garçom que é a primeira vez que você está naquele local, que está muito feliz de estar ali, e peça orientações. Aproveite esta oportunidade para aprender. 

O idealizador e presidente do Restaurant Week, Emerson Silveira, concorda com Ligia e vai além. Ele lembra que orientar o cliente faz parte do trabalho do garçom. Mas para evitar um choque muito grande de realidades, Silveira recomenda aos iniciantes da alta gastronomia que deem um passo de cada vez. 

- O mundo da gastronomia é de experiências. Minha sugestão é começar por restaurantes mais simples, como os de massas. À medida que você for se habituando a esse novo padrão de culinária, se sentirá mais confiante para partir para outras alternativas e viver novas experiências gastronômicas. 

Ainda assim, ninguém está livre de cometer uma gafe. Para diminuir as chances de alguém provocar uma congestão nos clientes da mesa ao lado por conta de um comportamento fora do padrão, o R7 elencou os “7 pecados capitais” mais comuns aos novos frequentadores de restaurantes chiques. Para não deixar ninguém na mão, os consultores ouvidos pelo R7 explicam como driblá-los para fazer bonito em qualquer salão. E bom apetite!
Acessos: 11396
Fonte: http://noticias.r7.com

saúde - 655 atividades encontradas