[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Entenda as diferenças entre os tipos de ciclones e sua formação


Foto: Arte/G1

H quem pense que as diferentes nomenclaturas dadas aos ciclones se referem a sua intensidade. Mas, na verdade, o fato de um ciclone ser chamado de extra ou subtropical depende, unicamente, do local em que ele se origina. Se um ciclone se forma entre os trpicos de Cncer e de Capricrnio, ele chamado de subtropical. Se ele se forma sobre os trpicos ou em torno deles, ele chamado de tropical. J se o fenmeno ocorre fora da rea delimitada pelos trpicos, ele chamado de extratropical.

O ciclone pode mudar de nomenclatura durante sua trajetria, a exemplo do que aconteceu com esse fenmeno que seguiu do Esprito Santo para o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, diz ao G1 Luiz Cavalcanti, chefe do Centro de Anlise e Previso de Tempo do Inmet.

A necessidade de um alerta, segundo Cavalcanti, est relacionada intensidade do ciclone. preciso emitir o alerta quando h risco para a produo ou para a vida humana. Neste caso, quando os ventos ficam entre 60km/h e 100 km/h, condies que fazem o ciclone ser considerado bastante intenso, afirma.

No Sul, os ventos nesta ltima semana chegaram a 80 km/h. Para se ter uma ideia dos prejuzos que podem ser causados por ventos com essa velocidade, um furaco que consiste em um ciclone muito forte caracterizado por ventos acima de 118 km/h. Vale destacar que um tufo e um furaco, segundo Cavalcanti, so a mesma coisa. Na Austrlia e na sia, por exemplo, usada a nomenclatura de tufo. Aqui no Ocidente usamos o termo furaco, diz.

Anlises do Inmet mostram que o ciclone no Sul est se afastando da costa, o que preocupa marinheiros e pescadores, mas reduz o risco de prejuzos no continente. O ciclone est se enfraquecendo e se distanciando do continente. Vai se dissipar, diz.

Formao dos ciclones

Os ciclones se formam em reas, do continente ou do oceano, em que h baixa presso atmosfrica. Se uma rea estiver bastante quente, o vapor comea a subir e as correntes se tornam ascendentes, exercendo menor presso sobre a atmosfera. Essa condio de baixa presso atmosfrica propcia para a formao de ciclones, afirma Cavalcanti.

Segundo o especialista, a evaporao contnua forma grandes nuvens, e isso pode causar os ciclones, mesmo que de pequena intensidade. Para que sejam formados furaces, por exemplo, o fenmeno precisa, necessariamente, se formar no oceano, onde h grande quantidade de umidade e calor. Para a formao de um furaco, as guas no oceano chegam a 28C, diz.


Atividade: 5398 - Entenda as diferenças entre os tipos de ciclones e sua formação
Descrição: Denominação de ciclone depende do local em que ele se origina. Necessidade de alerta está relacionada à intensidade do fenômeno.
Acessos: 10292
Fonte: http://g1.globo.com

Meio Ambiente - 771 atividades encontradas