[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Quais são os tipos de energia limpa existentes?

Quais so os tipos de energia limpa existentes?

So cinco os principais tipos de energia limpa aquela que no libera (ou libera poucos) gases ou resduos que contribuem para o aquecimento global, em sua produo ou consumo

SOLAR

A energia luminosa do sol transformada em eletricidade por um dispositivo eletrnico, a clula fotovoltaica. J as placas solares usam o calor do sol para aquecer gua. Maiores produtores: Japo e EUA. PRS: fonte inesgotvel de energia; equipamentos de baixa manutenco; abastece locais aonde a rede eltrica comum no chega. CONTRAS: produco interrompida noite e diminuda em dias de chuva, neve ou em locais com poucas horas de sol.

ELICA

O vento gira as ps de um gigantesco catavento, que aciona um gerador, produzindo corrente eltrica. Maiores produtores: Alemanha, Espanha e EUA. PRS: fonte inesgotavel de energia; abastece locais aonde a rede eltrica comum no chega. CONTRAS: poluico visual (um parque elico pode ter centenas de cataventos) e, s vezes, sonora (alguns cataventos so muito barulhentos); morte de pssaros (que, muitas vezes, se chocam com as ps dos cataventos).

DAS MARS

As guas do mar movimentam uma tur bina que aciona um gerador de eletricidade, num processo similar ao da energia elica. No existe tecnologia para exploraco comercial. Franca, Inglaterra e Japo so os pioneiros na produco. PRS: fonte de energia abundante capaz de abastecer milhares de cidades costeiras. CONTRAS: a diferenca de nvel das mares ao longo do dia deve ser de ao menos 5 metros; produco irregular devido ao ciclo da mar, que dura 12h30.

BIOGS

Transformaco de excrementos animais e lixo orgnico, como restos de alimentos, em uma mistura gasosa, que substitui o gs de cozinha, derivado do petrleo. A matria-prima fermentada por bactrias num biodigestor, liberando gs e adubo. PRS: substitui diretamente o petrleo; d um fim ecolgico ao lixo orgnico; gera fertilizante; os produtores rurais podem produzir e at vender o gs, em vez de pagar por ele. CONTRA: o gs difcil de ser armazenado.

BIOCOMBUSTVEIS

Geraco de etanol e biodiesel para veculos automotores a partir de produtos agrcolas (como semente de ma mona e cana-de-accar) e cascas, galhos e folhas de rvores,que sofrem processos fsico-qumicos. O Brasil est entre os maiores produtores mundiais. PRS: substitui diretamente o petrleo; os vegetais usados na fabricaco absorvem CO2 em sua fase de crescimento. CONTRA: produco da matria-prima ocupa terras destinadas a plantio de alimentos.

Atividade: 5259 - Quais são os tipos de energia limpa existentes?
Descrição: São cinco os principais tipos de energia limpa – aquela que não libera (ou libera poucos) gases ou resíduos que contribuem para o aquecimento global, em sua produção ou consumo
Acessos: 10277
Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br

Meio Ambiente - 771 atividades encontradas