Atividades Educativas: Aprende e use para o bem, para Jesus Cristo
           
Pesquisar no site:
Fale conosco
Direitos autorais
Ajuda


Ser alfabetizado, saber ler, escrever e as quatro operações matemáticas, já se sabe há muito tempo, é requisito para a plena inserção do cidadão na sociedade. Mas, na medida em que a sociedade se organiza cada vez mais em torno da internet, criando a "Sociedade da Informação", outra alfabetização além desta é necessária: a alfabetização digital. Assim como não aprendemos automaticamente a escrever quando ganhamos uma caneta ou um lápis, também não aprendemos a usar todas as potencialidades do computador e da internet sem um treinamento adequado.

Quais são as habilidades chaves desta nova alfabetização? A aprendizagem de ferramentas de comunicação digital e a existência de redes para acessar, manipular, criar e avaliar informação, segundo a Comissão Européia para a promoção da alfabetização digital. Ou, como define o educador Celso Niskier: "aprender a colaborar, aprender a usar a informação, aprender a resolver problemas e aprender a aprender".

Estar incluído digitalmente

Em primeiro lugar, é preciso estar "incluído". Isso significa ter acesso a um computador e à internet. A construção de telecentros em bairros periféricos, por exemplo, tanto pela iniciativa pública quanto privada é altamente necessária neste contexto. O uso de softwares livres, os programas de computador que podem ser baixados livremente na internet sem a necessidade de pagar por eles, também é outro ponto importante, pois baixa drasticamente o custo de instalação de programas no computador.

Para medir a inclusão digital num país, não basta quantificar o número de computadores por casa. Este método é bastante usado, mas não é um indicador preciso. Outras medidas importam, como o tempo que o indivíduo tem para acessar a rede, a qualidade do acesso e a constante atualização de hardware, a parte física dos computadores, e de softwares, os programas que usamos. Além disso, o potencial de aproveitamento da inclusão digital dependerá diretamente da capacidade de leitura e interpretação da informação pelo usuário. Assim, combater a exclusão escolar é também combater a exclusão digital. A alfabetização básica é o início da oportunidade de condições para o uso do computador e da internet.

Dominar a tecnologia: conhecimento do hardware e de diversos softwares

Depois de ter acesso, aprender o funcionamento básico do hardware, ou como funciona a parte física do computador, é o primeiro passo para se ter domínio sobre com salvar e transportar informação para outros computadores. Saber que existe uma memória rígida na máquina, onde gravamos o conteúdo que nos interessa, por exemplo, e depois quais são e como usar os dispositivos móveis de memória, como o CD-ROM, o disco removível (pen drive), possibilita uma primeira apropriação do computador. Em paralelo a este conhecimento, é preciso desenvolver o aprendizado dos softwares, os programas que se usa para diversas funções. Para elaborar um currículo é necessário aprender a manipular um "processador de texto". O mais conhecido deles é o "Word", programa da empresa Microsoft. O Word está dentro de um conjunto de aplicativos para computador chamado "Office", que reúne outros programas muito usados no mercado atual de trabalho: o Excel, para desenvolver planilhas de cálculos e organizar diversos dados e o Power Point, muito usado para a apresentação de resultados ou projetos em empresas e cursos. Depois, para mandar o currículo elaborado, é preciso saber usar um navegador na internet, usado para a visualização das páginas, como o Firefox e o Internet Explorer.

Outra alternativa é usar o pacote "Open Office", conjunto de softwares gratuitos, possíveis de serem acessados através da internet. Este treinamento básico geralmente é oferecido em cursos para iniciantes, tanto em escolas pagas, como em iniciativas gratuitas nos Telecentros, por exemplo.

Adquirir conhecimentos e habilidades para buscar, selecionar, analisar, compreender e recriar informações acessíveis digitalmente

Se você retira um livro na biblioteca, identifica rapidamente quem é o autor, quais os outros livros ele escreveu, lê a orelha da capa e já sabe o que esperar do conteúdo. Na internet, em um ambiente com milhares de páginas de conteúdo que aparecem de forma fragmentada, contextualizar a informação que se acessa através de buscadores como o Google não é tarefa das mais fáceis. Por isso, conhecer as principais formas de busca de informação na internet, ter critérios para selecionar e reconhecer qual é o volume de informações necessário para resolver determinado problema, analisá-las e compreendê-las de forma crítica, assim como não acreditar piamente em tudo que está escrito antes de interpretar o contexto é fundamental para aproveitar com qualidade o grande banco de dados que é a rede.

Usar de forma eficaz a informação encontrada em função de um objetivo previamente determinado é um parâmetro para identificar um bom desenvolvimento nestas competências. Às vezes, achamos um site e acreditamos que ele é a única fonte daquelas informações. Mas é preciso tomar cuidado, pois muitas vezes o que está ali pode ter sido copiado de qualquer outro lugar, até de um livro, e não apresentar a referência correta. Saber identificar isso é fundamental para o uso da internet como fonte de pesquisas escolares, e é necessário "alfabetizar" os jovens neste uso.

Na sala de aula, uma forma de incentivar o desenvolvimento destas habilidades é fazer com que o aluno construa um pequeno banco de dados de informações sobre um determinado tema, selecionando o que é importante e o que não.

Usar a tecnologia no cotidiano, não só como entretenimento e consumo, mas também como meios de expressão e comunicação com a comunidade

Aprender a partilhar informação em redes sociais, fóruns de discussão, e-mails, blogs e sites é outra função importante da alfabetização digital. Em uma pesquisa sobre exclusão digital feita pelos pesquisadores Bernardo Sorj e Luís Eduardo Guedes, as pessoas que acessavam a internet pela primeira vezes nas favelas do Rio de Janeiro tinham dificuldade em mandar e-mail, pois suas redes de relações sociais não estavam incluídos digitalmente. Então como partilhar informações com a comunidade se ela não está online?

Cada rede social e ferramenta de publicação na internet é direcionada para um determinado tipo de experiência, apesar das pessoas poderem fazer o uso que quiserem destas ferramentas. Um blog pode ser um diário online, um caderno de receitas aberto, ter textos de ficção ou jornalísticos, e pode ser também usado para fins educativos. O Orkut pode ser usado para conhecer pessoas e conhecê-las no mundo real, ou não. A amizade pode ser virtual e trazer novas informações para os envolvidos. Já um site serve como um arquivo de textos, informações, fotos, enfim, tudo o que o autor quiser disponibilizar para seu público leitor.

A mais nova ferramenta que mistura mensagem instântanea, como uma mensagem de texto no celular, blog e rede social é o Twitter. É só acessar e criar um cadastro gratuito. Depois disso, é possível importar contatos que estão nos e-mails pessoais e começar a "seguir" seus amigos, que serão a sua rede social. Você poderá ver todo o conteúdo digitado pelas pessoas seguidas, e vice-versa: quem segue você pode ver o que você escreve.

Links:

Para entrar em redes Sociais
http://www.orkut.com
http://www.facebook.com
http://www.myspace.com
http://www.twitter.com

Para fazer Blogs
http://blogspot.com
http://wordpress.com

Para fazer sites
http://br.geocities.yahoo.com/
http://www.freewebs.com/



Atividade: 4966 - 4 passos da alfabetização digital

Descrição: Para ser incluído na Sociedade da Informação, é preciso falar a língua da tecnologia.
Por Daniela Ramos
Ser alfabetizado, saber ler, escrever e as quatro operações matemáticas, já se sabe há muito tempo, é requisito para a plena inserção do cidadão na sociedade.
Mas, na medida em que a sociedade se organiza cada vez mais em torno da internet, criando a 'Sociedade da Informação', outra alfabetização além desta é necessária: a alfabetização digital. Assim como não aprendemos automaticamente a escrever quando ganhamos uma caneta ou um lápis, também não aprendemos a usar todas as potencialidades do computador e da internet sem um treinamento adequado.
Quais são as habilidades chaves desta nova alfabetização? A aprendizagem de ferramentas de comunicação digital e a existência de redes para acessar, manipular, criar e avaliar informação, segundo a Comissão Européia para a promoção da alfabetização digital. Ou, como define o educador Celso Niskier: 'aprender a colaborar, aprender a usar a informação, aprender a resolver problemas e aprender a aprender'.

Disponível nas áreas de: tecnologia pedagogia

Fonte (Acessa para saber mais): educarparacrescer.abril.com.br


Postado em: 19/03/2010
Último acesso em: 2017-05-27 22:39:59
Total de acessos: 7715

SUGESTÕES, CRÍTICAS, ELOGIOS,
LINKS QUEBRADOS, PROBLEMAS NA PÁGINA
Por favor, Clique aqui e preencha nosso formulário.4966

Atividades


Aprendendo a ler

Clique e arraste o objeto a letra correspondente

Roda a Roda do Sílvio Santos - Roda a Roda Jequiti

Quanto será que você é capaz de ganhar jogando o jogo Roda a Roda do programa de TV Silvio Santos.

Jogo das Vogais

Acerte nas vogais, faça 1000 pontos e ganhe o jogo.

Alfabeto Animal

Observe a imagem do animal, a letra que falta para completar o nome e depois clique na letra corresp...

Feche a Caixa

Jogue os dados, de acordo com os números que saem você escolhe os números que deseja baixar. Jogo n...

Old Times - Velhos tempos - Roupas de antigamente

Vista a garota com roupas de antigamente.

Folclore brasileiro

Caça palavras com alguns personagens do folclore brasileiro.

Pinte o palhaço

Pinte o desenho com suas cores preferidas.

Teste de QI (Atravessar o rio)

Veja se consegue atravessar todos os integrantes para o outro lado do rio. Parece fácil, mas não e t...

Shrek 2

Pinte Shrek, Fiona, o burro e o gato de botas em diversos cenários!

Colorir animais

Pinte vários animais com suas cores preferidas

Nome dos Animais II

Identifique corretamente o nome dos animais. 3 fases.

Festa Junina

Vestir o menino ou a menina com a melhor roupa para ir a festa junina.

Árvore de Natal

Monte a árvore arrastando os objetos.

Qual é a sílaba

Complete o nome dos brinquedos com as sílabas que estão faltando. Atividade em PowerPoint, faça o do...

Easter Coloring - Colorindo a Páscoa

Pinte vários desenhos sobre a Páscoa.

Bolhas de Sabão

Seu desafio será levar a bolha de sabão em segurança até o final do labirinto sem deixar ela estoura...

Jogo das Vogais

Observe a imagem e complete a palavra, clicando nas vogais correspondentes.

Rampa

Faça o carro pular sobre os obstáculos, para isso faça os cálculos corretos de velocidade e ângulo.

Personagens do folclore brasileiro

Conheça alguns personagens do folclore brasileiro.

Atravessando o rio

Ajude a turminha a chegar ao outro lado do rio.

Formando Palavras - frutas

Escolha as sílabas corretas para formar o nome das frutas. Atividade em PowerPoint, faça o download ...

Toca do Coelho - Alimentando os coelhos

Os coelhos estão famintos. Alimente-os.

Inglês da fazenda

Clique com o mouse na imagem correspondente a palavra em Inglês.

As formas

Encaixe cada objeto no lugar correto.

Montar Blocos

Monte o desenho sugerido com os blocos disponíveis.

Pintar o ovo da Páscoa

Pinte os enfeites do ovo de páscoa com as cores que desejar.

Festa junina

Prepare-se para a festa, arraste os desenhos para enfeitar a galera e a cena, depois é só deixer tud...

Vamos comprar: Material escolar

Ajude o Pakids a fazer as compras do material escolar.

Bombeira Fran

Auxilia a Fran a vestir o uniforme de bombeiro, para isso clique nas peças certas.

Ligar Letras do Alfabeto

Ligue as letras do alfabeto e descubra a imagem oculta.

Sílabas

Formes palavras com as sílabas B ou V. Observe a imagem e clique na sílaba que completa o seu nome.

Download: Hagáquê - Criador de Histórias em Quadrinhos

O HagáQuê é um editor de histórias em quadrinhos a fim de auxiliar nas mais diversas disciplinas do ...

Hello Kitty Roller Race

Patine com Hello Kitty e seus amiguinhos nesta corrida de patins.

Labirinto do Tatu

Ajude o tatu-bola a chegar até as frutas. Basta escolher um caminho e clicar.

Forca dos Devotos Mirins

Você conhece Jesus Cristo ou a história de Nossa Senhora Aparecida? Faça essa atividade e não seja e...

Observatório

Olhe para o céu e descubra o nome dos astros.

Jogo da água

Aprenda brincanco como economizar água em 8 situações do dia-a-dia.

Valentino

Temos que vestir este rapaz com as roupas da moda, do designer Valentino. Depois vai ter o seu êxito...

Como será meu bebê?

Selecione as características dos pais e veja como será o bebê.

Alunos ao caminho da escola

Pinte o desenho das crianças indo á escola.

Raio X

Ajude os cientistas a colocarem em ordem as chapas de raio-X para montar o esqueleto.

Forca da cidadania

Forca do Leãozinho do Imposto de Renda com palavras sobre cidadania.

Mapa do Brasil

Será que você sabe a localização dos Estados Brasileiras e arraste cada estado para sua posição no m...

Enfeitar a árvore de Natal

Arraste os enfeites para a árvore de natal

Alfabeto de Libras III

Exercite, fixe, aprenda o alfabeto de Libras.

Rebelde Roupas

Escolha seu personagem preferido e divirta-se com ele.

Fórmula mágica

Veja se consegue enganar o computador.