[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Conheça os dez maiores mitos dos exercícios físicos

Conhea os dez maiores mitos dos exerccios fsicos

Muita gente acha que malhar com agasalhos emagrece mais, mas especialistas discordam
No calado, na areia, nas academias. Haja ginstica para fazer bonito no vero. Mas ser que o povo est malhando certo? O Fantstico convidou o professor de educao fsica Joo Pedro Werneck, especialista em fisiologia do exerccio, para desvendar os dez maiores mitos que confundem as pessoas na hora de malhar.

Mito 1: abdominal faz perder barriga


um mito em que toda mulher cai, Joo Pedro Werneck, que coordenador do Laboratrio de Fisiologia do Exerccio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na hora em que voc est fazendo, questiona se verdade. Como no custa nada, fazemos mais um pouquinho. Na dvida, acho que pecamos pelo excesso, diz a comerciria Regina Bastos.

Pecamos mesmo. E a explicao simples. A perda de gordura no acontece de forma local e sim no corpo inteiro, diz Joo Pedro Werneck.

Quer dizer: o abdominal fortalece a musculatura, mas, sozinho, no queima a gordura localizada especificamente na barriga, aquela que todo mundo quer perder.

"A melhor estratgia seria combinar os abdominais com exerccios de corrida ou bicicleta, em que temos um gasto energtico maior", ensina Joo Pedro Werneck.

Mito 2: quanto maior o suor, maior o emagrecimento


"Suar muito durante a atividade fsica significa que estamos perdendo muitas calorias?", pergunta a administradora Cssia de Oliveira.

"No necessariamente. O emagrecimento que acontece com o suor representa apenas perda de gua e no realmente de gordura", responde Joo Pedro Werneck.

Mito 3: malhar de roupa preta, com agasalhos ou debaixo de sol forte emagrece mais


Vemos muito por a o pessoal todo encasacado, achando que assim vai emagrecer mais rpido. E isso no verdade, aponta a professora Marcela Cardoso.

J ouvi dizer que correr no sol bom, diz o economista Antnio Coelho.

Isso um mito. Correr em ambientes com temperaturas muito altas pode diminuir o seu desempenho fsico. Consequentemente, voc vai gastar at menos caloria para fazer uma atividade fsica, explica Joo Pedro Werneck.

Mito 4: suor libera toxinas do organismo


Dizem por a que o fato de suar durante a atividade fsica ajudaria a eliminar toxinas do seu organismo. Na verdade, isso um mito. O suor , basicamente, gua e alguns sais minerais, desmistifica Joo Pedro Werneck.

Mito 5: o exerccio s funciona quando sentimos dor no dia seguinte


Antigamente eu achava que malhar tinha que arder muito. Tinha que pegar muito pesado, conta a artes Maria Tereza San Martin.

muito comum as pessoas ingressarem em um programa de exerccio fsico, comearem a sentir algumas dores musculares ao longo das primeiras semanas e quando passam a no sentir mais essa dor acharem que o exerccio j est ineficaz. Parar de sentir dor normal. uma adaptao do msculo ao exerccio que voc comeou a fazer, afirma Joo Pedro Werneck.

Mito 6: o exerccio s comea a funcionar depois de meia hora


So programados exerccios com mais de 20 a 30 minutos porque menos do que isso, em intensidades moderadas, o gasto energtico em uma sesso de exerccios muito pequeno, comenta Joo Pedro Werneck. pequeno, mas existe. Quem acha que a partir do 30 minuto que comea a ter uma queima de gordura e acha que os minutos anteriores foram inteis deve perder essa ideia, porque esses 30 minutos iniciais foram fundamentais e induziram ao gasto energtico, completa Joo Pedro Werneck.

Mito 7: melhor no fazer nada do que ser atleta de final de semana


No verdade. Voc deve introduzir atividade fsica na sua vida mesmo que isso seja pelo menos de final de semana. A nica coisa que recomendamos que isso no seja feito em excesso. O problema so 'outros' atletas de finais de semana que querem compensar a semana inteira fazendo at quatro horas de atividade fsica em um ou dois dias, alerta Joo Pedro Werneck.

Mito 8: subir escadas suficiente para queimar gordura localizada


Me disseram um dia que subir escada ajudava a emagrecer. Eu tomei isso como uma verdade universal, diz a produtora cultural Llian Sapucahy.

As pessoas acham que s o fato de abandonar o elevador e subir dois, trs lances de escada, eventualmente, duas, trs vezes por semana, vai levar ao emagrecimento, diz Joo Pedro Werneck.

No bem assim. Subir escada vale como complemento a outras atividades fsicas, feitas de maneira regular.

Mito 9: no se deve beber gua durante o exerccio


O que acontece o contrrio. A desidratao durante a atividade fsica pode fazer o desempenho diminuir, comenta Joo Pedro Werneck.

Sempre que eu quiser, posso beber gua?, questiona a enfermeira Renata Ribeiro.

Sempre quando sentir sede. A sede um bom parmetro para voc se hidratar durante a atividade, aconselha Joo Pedro Werneck.

Mito 10: malhar em jejum emagrece


Eu no como nada. Acho que eu estou errada, diz a empresria Maria do Nascimento.
E est mesmo.

As pessoas acham que malhar em jejum aumenta o emagrecimento. Na verdade, o jejum perigoso. A baixa de glicose no sangue pode fazer voc at desmaiar, alerta Joo Pedro Werneck.

Ento, nada de fazer exerccio de barriga vazia e prefira alimentos leves.

Falando nisso, no nosso site, voc encontra um especial sobre nutrio e atividade fsica.

O que interessa mesmo para o emagrecimento um balano entre o que voc come e o que voc gasta de energia, diz Joo Pedro Werneck.

Entre em forma com mais sade!

Atividade: 4624 - Conheça os dez maiores mitos dos exercícios físicos
Descrição: Matéria exibida no Fantástico em 10/01/10. Muita gente acha que malhar com agasalhos ajuda a emagrecer, mas especialistas discordam.
Acessos: 14908
Fonte: http://gazetaweb.globo.com

saúde - 655 atividades encontradas