[Últimas postagens] [Acessadas agora] [+ acessadas] [Esquecidas]

Como funciona o reverso de um avião?


Atividade: 4523 - Como funciona o reverso de um avião?
Descrição: Infográfico sobre como funciona o reverso de um avião.
Aterrissar um avião de grande porte sem o uso do reverso (equipamento que inverte a pressão da turbina e ajuda a aeronave a frear) é possível. Mas a falta desse equipamento pode dificultar o pouso em situações não ideais da pista -como é o caso em Congonhas.

'É possível parar um avião de grande porte, como o Airbus, sem acionar o reverso. Mas numa pista curta, sem área de escape e considerada crítica, como Congonhas, o uso do reverso dá mais segurança na hora da aterrissagem', afirmou ao G1 o engenheiro aeronáutico João Zacharakis, que desde os anos 70 dá treinamento a pilotos em simuladores de vôo.

Segundo ele, frear um Airbus sem o uso do reverso requer mais espaço na pista do aeroporto para que o avião reduza sua velocidade. A própria fabricante do Airbus reconhece isso. Em seu manual, diz que são necessários mais 55 metros de pista para frear a aeronave sem o reverso em uma condição de 'pista contaminada' - isto é, em uma situação de chuva forte.

O que poderia aumentar o risco de um pouso sem reverso em Congonhas é o tamanho da pista principal -de 1.940 metros de extensão, considerada curta por especialistas, ainda mais para aviões grandes e pesados, como o Airbus A320. O fato de não haver uma área de escape no mais movimentado aeroporto do país também contribui para aumentar a dificuldade em realizar um pouso ou uma decolagem.

'Quanto mais restrições existem na hora do pouso, menos flexibilidade de opções o piloto e o avião têm', disse ao G1 Jorge Filipe Almeida, ex-piloto da FAB e hoje dono de uma empresa de treinamento de aviadores e de segurança em vôo.
Acessos: 13269
Fonte:

Tecnologias - 240 atividades encontradas